Observatório Alviverde

13/09/2020

MAS EU NÃO DISSE QUE LUXA CORRE O RISCO DE MORRER ABRAÇADO COM LUCAS LIMA?

Que mistério é esse, no Palmeiras, em que há um rodízio constante dos times que começam os jogos, mas que nunca passa por Lucas Lima, sempre titularíssimo?

Por que razão esse jogador, sem capacidade para exercer funções de marcações fortes e que do ponto de vista da criatividade não passa de um mediano, só sai mesmo do time como última alternativa?

Reconheço, até, que, sob Luxa, ele melhorou de produção, foi bem no "derby", muito bem contra o Bragantino e cumpriu um primeiro tempo aceitável ontem contra o Sport, embora nada que nos desse a sensação de firmeza e de que o time a partir daí estaria bem servido em sua posição. 

A grande carência do Palmeiras (faz tempo) continua sendo um meia clássico e pensador do jogo, o que Lucas Lima nunca foi e jamais será!

A conclusão a que se chega, após quase quatro anos de tentativas infrutíferas com esse atleta que tem muito mais nome do que bola, é a de que lhe faltam credenciais para ser o dono da posição ou um jogador que decida os jogos para o Palmeiras.

Há quase quatro anos que fico torcendo infrutiferamente para que ele me desminta, mas até agora, nada!  

Da mesma forma, sempre na expectativa de que alguém recupere Lucas Lima, o Palmeiras acaba sempre evitando ou desistindo de adquirir alguém para a posição.

Ontem, aos 15 minutos do 2º tempo, quando o time perdeu Zé Rafael por um erro crasso da arbitragem (teria sido proposital?) e viu-se reduzido a dez jogadores, a primeira providência que Luxemburgo deveria ter tomado seria a de substituir Lucas Lima.

Com Lucas Lima, "tava mais na cara do que suíças", o time, do ponto de vista prático, passava a jogar com nove, mas ele só foi substituído quase aos 30 minutos, quando o Sport, com muito mais vigor físico e disposição já empatara, dominava o jogo e mostrava que estava mais próximo da vitória!

Prevaleceu, mais uma vez, aquele algo misterioso, esotérico, aquela química inexplicável segundo a qual Lucas Lima, por pior que esteja jogando  Luxemburgo não se rende às evidências e não o retira do time nem por um decreto do rei. É coisa de louco, meus amigos, para não dizer de "babaca"! 

Para mim Luxa insiste "narcisisticamente" com Lucas Lima simplesmente para se exibir, para fazer média com o presidente e para bater no peito e dizer bem alto: "eu recuperei esse alto investimento do club,  tirando-o do prejuízo"!

Interessante que Luxa fala em tudo e de tudo, mas nunca fala em sacar seu mais limitado jogador-parceiro. Vejam a que ponto chegou a situação:

Sabedor que Lucas Lima não aguenta o repuxo físico decorrente de um jogo, até posição para que ele corra pouco Luxa conseguiu, transformando (jamais tinha visto isso) um meia de ligação e aproximação em mero assistente de lateral direito. 

Infelizmente, Lucas Lima, por sua lentidão e pelo seu jogo de toques laterais contraria a própria tendência de velocidade e verticalidade, marcas registradas desse novo time palmeirense, provido de tantos jovens.

Luxa está vendo Lucas por um olhar diferente daquele que deveria ver, isto é, considerando apenas algumas coisas boas que ele faz em campo, mas sem considerar o que ele deixa de fazer e que outro atleta, ainda que menos hábil, porém mais forte fisicamente e de um futebol mais prático e pragmático fatalmente faria no lugar dele.

Dizem que ele cruza bem, mas, se mal pergunto me perdoem, ele cruza melhor do que Marcos Rocha? Viram como o time melhorou com a entrada desse imenso lateral?

Alegam que Luca bate faltas magnificamente bem, mas, se mal pergunto me perdoem, quantos gols já fez pelo Palmeiras após ter cobrado tantas faltas?

Quantas assistências já prestou em todos esses jogos dos quais participou? Reconheço que algumas, que não dão para ser contadas pelos dedos de u'a mão. 

Seriam suficientes  em número e qualidade para que ele entrasse no time não por méritos próprios como deveria acontecer mas por vontade, teimosia e imposição de Luxa?

Não, não estou culpabilizando ou penalizando Lucas Lima que, ao menos ultimamente, tem se esforçado e jogado com interesse, vontade e aplicação... 

Na realidade critico o treinador que, pela vaidade de recuperar um jogador que não deu certo, perde tempo e insiste demasiadamente com ele a ponto de estourar os limites da razão.

Há quase quatro anos o Palmeiras, através de todos os técnicos que passaram pelo clube,  tenta recuperar de Lucas Lima, porém sem sucesso! 

No caso específico de Luxa reconhecemos que ele se esforça à exaustão e o faz com tal empenho.dedicaçã  e carinho, como se estivesse recuperando um Alex, um Rivaldo, um Valdívia ou um Ademir da Guia. 

Não há como deixar de reconhecer a inegável melhora de Lucas Lima, mas daí a considerá-lo um jogador desequilibrante cujo talento é muito acima da média, a distância é quilométrica. 

Já chega de ligar a Lucas Lima uma importância que ele jamais terá.

Vamos apoiá-lo, sim, quando entrar no time, incentivá-lo, sim, e torcer por ele, sim, mas quando não render satisfatoriamente ou deixar de ser útil em um jogo, que seja, imediatamente substituído e não preservado, como tem feito Luxemburgo, em detrimento de todo o time!

Distraído e concentrado nessa estupidez, Luxa nem percebe que o tempo passa e ele está colocando em xeque e risco todo o seu trabalho. Ontem aconteceu de novo em relação a esse atleta que, inexplicavelmente, ele tenta proteger. 

Há que se destacar também a outra estupidez que Luxa, tradicionalmente, pratica, justamente aquela de não colocar a garotada da base para entrar de imediato e se tornar dona da posição. 

Ele procedeu exatamente assim sabem com quem? Com Neymar no Santos! Demorou uma eternidade para colocá-lo como titular. Acompanhei bem esse processo!

Neymar acabava com o jogo e Luxa dizia nas entrevistas que "o filé de borboleta" (ele chamava assim o jogador) ainda não estava amadurecido e que tinha de esperar mais. 

Está fazendo o mesmo com Veron que ontem não produziu absolutamente nada, passando-me a impressão de que jogava assustado e com medo de errar.

Outra velha mania de Luxemburgo é aquela de "poupar" jogadores e, como todos que leem este OAV sabem perfeitamente, somos contra. 

Quando, na hora do jogo, soube que ele iria "poupar" Patrick de Paula, pensei cá com meus botões: "vamos ter dificuldades e irá diminuir muito o percentual de vitória do Verdão esta noite contra o Sport". Não deu outra!

COMENTE COMENTE COMENTE 

DESTAQUE FINAL                                                                                                            Tudo o que dissemos a respeito de Luxemburgo com ênfase e força, não significa, absolutamente, que estejamos reivindicando a sua dispensa, mas, somente criticando-o construtivamente!

SPORT ENFRENTA O PALMEIRAS CREDENCIADO PELA VITÓRIA QUE OBTEVE SOBRE O GRÊMIO EM PORTO ALEGRE!

 

Ninguém imagine que o Sport de Recife é um leão de papel, papelão ou de teclado e que será facilmente batido esta noite no Allianz Parque pelo Verdão.

Apesar da situação apenas mediana que ostenta na tabela, (12º lugar com 3 vitórias, 1 empate e 5 derrotas) o time pernambucano entrará em campo com tudo e disposto a subir na tabela. 

Tentará manter o número de gols tomados, 11 (onze), aumentar a artilharia, atualmente com 8 (oito gols) e liquidar com o déficit de 3 (três) gols que ostenta até agora.

Campanha diametralmente oposta tem o Palmeiras, (4º colocado, com 4 (quatro) vitórias e 4 (quatro) empates, com 16 (dezesseis) pontos, um jogo a menos, 8 (oito) até agora, 67,7% de aproveitamento e o único invicto do Brasileirão/2020!

A principal credencial do time pernambucano para o jogo de hoje, é a vitória que conseguiu fora de casa, em Porto Alegre, quando derrotou o Grêmio por 2 x 1.

O grande desfalque do Palmeiras para esta noite é Luis Adriano, contundido, que possivelmente será substituído por Willian.

Outro que deve ser poupado visando a Libertadores é o paraguaio Gomez que deverá ficar no banco de reservas pronto para possíveis eventualidades.

Já o volante Patrick, atingido deslealmente pelo corinthiano Avelar, também deve ficar fora do jogo e se ele não jogar será substituído por Bruno Henrique.

Marcos Rocha e Felipe Melo também não jogam e sequer ficam no banco pois continuam em tratamento.

FICHA TÉCNICA PROVÁVEL:
PALMEIRAS X SPORT
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data e Horário: 13/09/2020, às 19H45 (de Brasília)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Oberto da Silva Santos (PB)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez (Vitor Hugo) e Viña; Patrick de Paula (Bruno Henrique), Gabriel Menino (Ramires) e Zé Rafael; Lucas Lima, Wesley (Gabriel Veron) e Willian. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SPORT: Luan Polli; Patric, Igor Maidana, Adryelson, Luciano Juba (Sander); Ronaldo Henrique, Marcão Silva (João Igor), Ricardinho; Marquinhos, Leandro Barcia (Jonatan Gomez) e Élton. Técnico: Jair Ventura. 

TRANSMISSÃO: No Première.

Você escalaria Willian de centro-avante ou adotaria outra opção?

Pouparia Patrick de Paula e outros jogadores para estar com o time completo na quarta-feira que vem para o jogo contra o Bolivar, na Bolívia? 

O que, enfim, você espera do jogo de hoje contra o Sport de Recife?

COMENTE COMENTE COMENTE