Observatório Alviverde

07/01/2014

QUEM FALA MAL DE NOBRE, DAS DUAS, UMA: É MAU PALMEIRENSE OU QUER O LUGAR DELE!

 
 Mesmo sem concordar com tudo o que a diretoria do Palmeiras idealiza, projeta e realiza, faço questão, absoluta, de reconhecer que o trabalho está sendo bom e conduzido muito bem.

A contenção de despesas é pertinente, em um ano atípico, no qual, muita gente não consegue perceber, os grandes anunciantes estão com o marketing voltado para a Copa que será realizada em nosso país.

Esse aspecto explica e, de certo modo, justifica a ausência, ao menos até agora, de nosso patrocinador master, que, ao final de tudo deverá, efetivamente, ser a CEF.

Aliás, não só o Palmeiras mas a quase totalidade dos clubes brasileiros vêm passando pela mesma situação de não conseguir o patrocinio master, verba importante, repito, que garante maiores investimentos no futebol profissional.

O Palmeiras tem de preparar a sua contabilidade e providenciar, de imediato, a indispensável e necessária certidão negativa de débitos. 


Em caso contrário, poderá amargar muitos meses sem essa receita importante, potencialmente muito elevada e vital para o clube nestes tempos de vacas pouco ou nada obesas.

No que respeita a contratações, martelo batido e com as últimas ações perpetradas, a diretoria palmeirense já ultrapassou os investimentos de todos adversários até o momento.

Se não, como exigem os idiotas e os vaidosos, do ponto de vista financeiro, decerto do ponto de vista quantitativo, pois, de fato, nenhum clube contratou, até agora, tanto quanto a SE Palmeiras.

Os detratores de Nobre e da diretoria -a mídia, os incautos e aqueles que compõem a facção da eterna política contrária a quem esteja no poder- já estão bostejando que o Palmeiras só está contratando o rebotalho do mercado. Mas, longe disso,  não é, exatamente, assim.

Como se contestar Lúcio em que pese a veteranice se há bem pouco tempo ele era titular na Europa e voltou ao Brasil como  titular nos bambis?

Como reclamar da contratação do jovem, porém experiente, Bruno César, atacante que é cria do Palmeiras, canhoto, liso, driblador, ousado, dono de potente chute, com idade e bola para arrebentar a boca do balão? 


Foi uma contratação de grande impacto e importância, sem qualquer dúvida!

Falar o que contra a vinda do jovem e categorizado lateral William Matheus, 23 anos, que brilhou e fez parte do excelente time do Goiás em 2013, após ter jogado no Figueira, no Bahia e no Vasco da Gama?

Como ficar contrariado com a aquisição de Diogo, ex Portuguesa, bom de bola, com experiência internacional, alvo de investidas de bambis, gambás e sereias?


Essa contratão merece reproches? Carece de representatividade? Se você acha que sim, com todo o respeito, "vakatakokinhu!"

França, 22 anos, volante revelado em Bauru pelo Norusca, palmeirense confesso, jogou pouco tempo no Brasil, tendo defendido o Coritiba em 2010, o Criciúma em 2011 e o Hannover da Alemanha.

Acabou não dando certo no time alemão porque. além de não se adaptar ao clima e portador do bacilo de koch, foi recebido pelo friamente pelo técnico Mirko Slomka, que se irritou com a contratação do brasileiro, pois havia pedido um volante alto, com 1,90m de altura, e se assustou com estatura do brasileiro, : 1,81m e não o escalou.

Nenhum jogador é negociado para o exterior se não for, realmente, bom de bola, principalmente para um time alemão tradicionalíssimo como o Hannover. França sabe jogar, mas é bom frisar que não deu certo na Alemanha!

Como contestar o lateral Moreira, do Libertad do Paraguai, clube com o qual o Palmeiras negocia em termos finais?

Se não der certo com Moreira, o Palmeiras tem uma lista enorme de jogadores à disposição: Edilson (Botafogo), Sueliton (Criciúma), Stefan Medina (Atlético Nacional) e Fágner (Vasco)

Quem vai se atrever a dizer que esta relação só tem cabeças-de-bagre como querem parte da mídia, parte da torcida e a oposição que já pensa em suceder Nobre?.
 

Nomes fortes é o que pouco importa. O que importa é o cara saber jogar bola! Todos esses jogadores já mostraram que sabem jogar e não precisam provar nada a ninguém!

Uma perspectiva de erro de Nobre, mas, ressalto, apenas uma perspectiva minha, um exercício de futurologia à luz do presente, que torço para ser contrariado:


Vitorino, zagueiro uruguaio, está prestes a vir para o Palmeiras em negociação por Luan que considero estúpida. 

Qualquer jovem atacante da base do Cruzeiro -existem muitos- seria melhor do que Vitorino, há quase dois anos sem jogar.

Em todo o caso, se ele vier, será uma contratação de risco, com alguma chance de dar certo, porquanto Vitorino, decerto, planeja retornar ao futebol uruguaio e servir o seu país na Copa de 2014, a ser realizada no meio do ano aqui no Brasil

Mas as coisas não param por aí.

O Palmeiras está recebendo de volta ao elenco dois jovens
que estavam no futebol japonês por empréstimo, ambos canhotos, espetaculares, que têm tudo para a titularidade: Mazinho e Patrik Vieira.

Eu, particularmente, sou muito otimista em relação a esses dois jovens jogadores pois os considero bastante acima da média.

Se forem prestigiados, têm tudo para fazer a torcida esquecer o garoto Leandro que, deslumbrado, pede um caminhão de dinheiro para renovar com o Palmeiras e deve retornar ao ostracismo no Grêmio.

Na verdade, o Verdão pode armar muitos esquemas de jogo e até dar-se ao luxo de atuar sem um camisa nove fixo, dada a versatilidade de tantos jogadores de ataque que compõem o atual elenco.

Como um enfeite desse monumental bolo do centenário que começa a ser produzido, o Palmeiras negocia com Ronaldinho Gaúcho já em estágio avançado de tratativas.

Enquanto isso, aqui em BH o presidente do Galo cancelou, ontem, um encontro com Assis, irmão e empresário de Ronaldinho e tive a informação de que ele se irritou e não gostou da presepada.

Assim, Ronaldinho pode ser a próxima atração do Palmeiras! 


Ronaldinho, apesar da idade um pouco mais provecta em relação à média do atual elenco palmeirense é um jogador no qual eu confio, plenamente,!

Primeiro por sua excepcional qualidade técnica e, depois,  por ter mostrado no Galo Mineiro tudo aquilo que se espera de um grande jogador: classe, categoria, bola parada preciosa, técnica apurada , empenho nos treinamentos e, principalmente l-i-d-e-r-a-n-ç-a  em campo. 

Sem nenhum exagero, ouso afirmar: se Ronaldinho, que desfrutava de, apenas 70% de suas condições físicas decorrentes de seu estado pós operatório estivesse 100% o Galo Mineiro teria sido campeão mundial no Marrocos.

Mas sou capaz de apostar que se o Palmeiras contratar Ronaldinho Gaúcho, dificilmente ficará com Valdívia.
 

A grande pergunta, neste momento em que, no papel, o Palmeiras já tem o melhor elenco do futebol paulista é esta:

O inexperiente Kleina vai segurar a onda, dará conta do recado e conseguirá controlar e domar todas essas feras lutando por uma posição no time titular?


COMENTE COMENTE COMENTE