Observatório Alviverde

18/02/2019

EM ARARAQUARA, PALMEIRAS ESBARRA NA FERRINHA COM UM TIME QUE TEM TUDO PARA SER O PRINCIPAL!



Muitos dizem que a utilização de dois times diferentes e de múltiplos jogadores em um mesmo torneio ou campeonato, poupa um grupo e aumenta as chances de título em uma temporada, mas o dia a dia e a experiência comprovam que isto não é verdade.

Ter um elenco farto com peças de sobejo em todas as posições é positivo e ajuda em qualquer campanha, mas jogar com equipes díspares um mesmo campeonato é dar muita sopa ao azar.

Futebol, como o próprio nome o designa, é "association", isto é associativo, unido e, em uma palavra, gregário pois exige dos atletas um elevado senso social e em determinadas vezes,  a própria supressão do ego.. 

Em razão disso sou contra (sempre fui) ao procedimento denominado "dividir para reinar" utilizado por Felipão no Palmeiras quando da temporada passada, desculpável porque ele só conheceu o elenco com os campeonatos em andamento.

Quando um técnico joga um mesmo campeonato revezando seu time principal com um time de menor força, expressão, capacidade ou intensidade, corre muito mais riscos de perder.

Como se tudo não bastasse, rouba a perspectiva de mais horas rodadas ao time principal, limitando ou diminuindo-lhe o entrosamento e o sentido de conjunto.

Ao mesmo tempo, desfoca os considerados titulares de seus objetivos e desmotiva muitos deles, sobretudo aqueles de personalidade mais débil que passam a se sentir inseguros por saber que podem ou não vir a jogar, em consonância com a veneta do técnico que os comanda.

Em razão de tudo isso que me voltei contra e combati o propalado rodízio de Felipão. O fiz do meu modo e à minha maneira, isto é, através de críticas e observações ditadas pela militância de mais de 50 anos no mundo do futebol.

Fiquei satisfeito quando Scolari declarou, semana passada, que não irá promover nenhum rodízio este ano, a não ser até a sétima ou oitava rodada do Paulistão, (estamos chegando nelas).

A partir delas, Scolari garantiu que terá o time principal delineado, após o que proporá, exclusivamente, as substituições das peças cansadas e desgastadas do contexto. É assim que deve ser! É isto que o bom-senso e a prudência recomendam.

Ontem, em Araraquara, ficou provado que o propalado rodízio de Felipão já apresenta ares não de tranquilidade, mas de preocupação para muitos jogadores do elenco que ainda procuram a titularidade.

O time que entrou em campo ontem em Araraquara certamente é o mais provável , mas não é -ainda- o titular confirmado e sacramentado, embora já se constitua em um encaminhamento para a escolha dos melhores que cumprirão os principais jogos deste início de ano.

RESUMINDO: 
Como o admitiu o próprio Felipão, o time do Palmeiras esteve apático, lento e deixou a desejar. Sábias palavras! Definiram tudo! 

FICHA TÉCNICA de FERROVIÁRIA 0 x 0 PALMEIRAS

Data: 17 de fevereiro de 2019, domingo Local: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)

Árbitro: 
Douglas Marques das Flores (NOTA 7)
Assistentes: 
Marco Antonio de Andrade Motta Junior (NOTA 7)
Bruno Salgado Rizo (NOTA 7)
Cartão Amarelo: Anderson Uchoa (FER);
FERROVIÁRIA: Tadeu; Diogo Mateus, Rayan, Rodrigão e Julinho (Alisson); Anderson Uchoa (Higor Meritão), Tony e Felipe Matheus; Felipe Ferreira (Diego), Maurinho e Lúcio Flavio
Técnico: Vinícius Munhoz

PALMEIRAS: 
Jailson - Pouco exigido mas muito bem quando chamado a intervir. NOTA 7.
Mayke - Temporada fraca até agora.. Tem de melhorar. Muitíssimo. NOTA 5.
Luan - Briga pela titularidade mas está sem confiança. Fez o básico. NOTA 6.
Gustavo Gomez - Jogou, exclusivamente, para o gasto. Esteve bem. NOTA 6.
Diogo Barbosa - Cumpriu ordens defensivas e não quase não apoiou.NOTA 5.
Bruno Henrique -Tem mais bola que a pequenina que mostrou hoje..NOTA 5.
(Moisés) - Entrou com pompa e circunstância mas não rendeu nada. NOTA 5.
Lucas Lima - Conclusão: um jogador comum com salários de craque.NOTA 5.
Carlos Eduardo - Ainda não está acreditando que joga no Palmeiras. NOTA 4.
(Felipe Pires) - Jogou menos de 10' e deixou o campo contundido. SEM NOTA.
Dudu - Pareceu-me desmotivado e sem a pujança de jogos anteriores. NOTA 6,5.
Borja - Com alguém como Goulart servindo pode voltar à artilharia. NOTA 5.

A PERSONAGEM DO JOGO
(Ricardo Goulart) - 
Pela argúcia e inteligência demonstradas em alguns lances eu o coloco como a personagem do jogo e a julgar pela própria amostra de um jogador recém saído de cirurgia, faço questão de acrescentar que Ricardo Goulart é candidato à craque. NOTA 7.

O CRAQUE DO PALMEIRAS
Felipe Melo
Outra vez o representante de Felipão em campo e o grande comandante da equipe. Outra vez,  mais uma vez, jogou um bolão e o coloco na condição de craque do jogo. NOTA 7,5

Técnico: Luiz Felipe Scolari
Precisando fazer como o "Capitão Claudio Coutinho" fez na Seleção em 74. Definir os titulares e trabalhar os eleitos. As competições importantes estão chegando e quem não se preparar pode colocar tudo a perder.  Foi sincero e honesto ao criticar o time. NOTA 6.

COMENTE COMENTE COMENTE