Observatório Alviverde

04/11/2015

REFLEXÕES REAIS SOBRE O TÍTULO DO CURICA!


  Resultado de imagem para REFLETIR
 O Palmeiras precisa reaprender a jogar o jogo dos bastidores!



Está difícil assistir aos programas esportivos de TV, qualquer que seja a rede ou o canal. Já desliguei, desisto!

De oitenta a noventa por cento do tempo, vejo imbecis discorrendo  sobre o Curica, como se fosse esse clube o único provido de torcida e de importância entre todos do país. É de lascar!

Pelo que depreendo, a finalidade da massiva exposição é, simplesmente , a de justificar o título curicano e, ao mesmo tempo, fazer o público acreditar que a curicada ganhou o Brasileirão/2015 de maneira límpida e cristalina, com folga, com um pé nas costas e sem atropelos, o que, convenhamos,  não é verdade.

Os jornalistas televisivos, ao menos os que tenho visto, viciados em Curica, estão mais alegres do que pinto no lixo

É impressionante disposição deles em fazer média com aquela que chamam, impropriamente, de "a maior torcida do Brasil" (HAHAHAHA)! 

Aliás, quando o assunto é o Curica, até os cronistas sóbrios, mesmo os sabida e assumidamente torcedores de outros clubes dirigem "olhares 171" às câmeras aparentando inefáveis alegria e entusiasmo.

Repararam que a maioria absoluta deles, ao mesmo tempo em que faz caras e bocas, tece loas, merecidas ou imerecidas ao time, pois o objetivo de quase todos, como eles próprios gostam de dizer é "estar bem com a massa"! 

Eu, diferentemente, quando cronista, optei, sempre, por estar em bem, apenas comigo mesmo e com a minha consciência.

Ontem, na Fox, tive o desprazer de assistir ao paroxismo da subserviência em vários programas, pois entronizaram Tite como "o rei dos técnicos"

É muita cara-de-pau, completa falta de conhecimentos da história do futebol brasileiro, e, principalmente, falta de ter o que fazer!

Não satisfeitos com o honorífico título concedido ao gaúcho , exageram, extrapolam, enchem a boca, arregalam os olhos e o colocam, com a maior desfaçatez, como o melhor técnico brasileiro de todos os tempos. É de doer!
  
Quero deixa consignado e registrado que gosto do trabalho de Tite e em se tratando do momento em que vivemos, considero a honraria, até, merecida. O que não dá para aceitar e perdoar é o exagero. 

O que não vejo é esses pseudo jornalistas colaboracionistas fazerem uma autocrítica, reconhecendo a parcela contributiva considerável que concederam à curicada na conquista do título do Brasileirão/2015 (há anos é assim), admitindo e justificando, publicamente, todos os vergonhosos erros de arbitragem que ajudaram o abominável time. 

Reparem que nenhum jornalista toca no assunto e nem menciona uma única e minúscula frase acerca dos 15 pontos (escrevo em arábico para realçar o ocorrido e para que todos tomem consciência da gravidade da situação) entregues de bandeja pelos árbitros ao Curica, fundamental para proporcionar-lhes força, motivação, e, sobretudo, tranquilidade para jogar.

Hoje eles têm 73 pontos, mas se fossem subtraídos (no mínimo e no barato) os 15 que ganharam gratuitamente através dos favorecimentos arbitrais, estariam com 58 pontos, isto é, em  3º lugar, atrás de Galo, 62 e de Grêmio, com 59, perdendo a condição de supertime que a mídia tenta a todo custo lhes atribuir.   

Quem não se lembra (este blog registrou à época) das tantas partidas do primeiro turno em que eles, com o time em formação e na iminência de empatar ou perder os jogos, os árbitros concediam-lhes pênaltis mandrakes, tanto e quanto deixavam de marcar pênaltis reais contra ele e a favor os adversários.

Era só o jogo ficar tenso, nervoso ou se qualquer time ameaçasse-lhes a vitória, que os juízes, incontinente, arrumavam-lhes um pênalti. Foi o cúmulo da safadeza!

Interessante que a mídia, que adora apresentar números e estatísticas jamais divulgou nenhumum levantamento dos pênaltis marcados para o Curíntia e contra o Curintia?  Alguém sabe dizer por quê? Ora, bolas, mas quem não sabe!

Alguém sabe dizer quantos cartões foram aplicados ao time deles e, principalmente, a Gil, zagueiro que parece ter licença para provocar os adversários, fazer faltas e, enfim, bater impunemente

Por que a omissão explícita da maioria dos árbitros na marcação de faltas e na apresentação de cartões ao time mais faltoso do campeonato brasileiro?

A mídia, agora, discursa a respeito dos números baixos de cartões e de faltas cometidas por eles, mas nunca divulga ou reconhece de que existem duas interpretações bem distintas para qualquer lance ou situação de jogo: uma, relacionada à participação dos jogadores do curica, absolutamente diferenciada e particular, e outra destinada aos jogadores dos demais clubes. 

Bola na mão e mão na bola, intenção ou não de cometer a infração e força suficiente ou não para derrubar o adversário, isto é, os chamados lances interpretativos são, invariavelmente, favoráveis a eles e sempre desfavoráveis aos seus adversários. 

É importante que se diga, tudo isso com o rotineiro endosso da maior parte dos jornalistas, para os quais a interpretação ou marcação legal e correta de qualquer lance é sempre aquela que favoreça o Curica. 

Quando não existe a chance de interpretar ou de desmentir as imagens, dizem timidamente, rapidamente e en-passant que o árbitro errou, sem jamais voltar mais ao assunto naquela transmissão, nem nos comentários finais. Um deboche aos cidadãos de bem que não torcem por aquele time.

Mas se for algum lance que possa ser interpretado como ajuda ao Palmeiras ou a outros times, repetem trocentas vezes e citam a situação o resto do jogo. Uma vergonha!

Os favorecimentos aos curicanos não se restringiram, exclusivamente, aos chamados lances importantes ou aos lances capitais de alguns jogos como em temporadas anteriores, mas ocorreram até nos chamados lances de menor importância como laterais e faltas sem consequências.

Da mesma forma, a vergonhosa ajuda ao "futuro campeão" durante todo o Basileiro não se limitou, exclusivamente, aos jogos dos quais eles participavam.

Conforme este OAV também denunciou oportunamente tantas vezes, todos os times que brigavam pela liderança, principalmente Galo e Grêmio, justamente nas rodadas em que poderiam diminuir a diferença, alcançar ou ultrapassar o Curica, eram covardemente operados e prejudicados pelas arbitragens em seus jogos contra outros times e, assim, nunca conseguiam chegar.

Os fatos foram tão graves que culminaram com a crítica contundente de Levir Culpi, profissional sério e correto, a quem conheço pessoalmente há muitos anos, que, revoltado, afirmou em rede nacional, ainda no primeiro turno, que o Brasileirão 2015 (em face dos vergonhosos favorecimentos, diretos e indiretos ao Curica) já estava manchado.

Para encerrar:

Em vez de apontar e denunciar os dois pesos e duas medidas adotados pelos subservientíssimos e convenientes sopradores de apito em relação à interpretação de lances idênticos dos jogos do Curica e de seus adversários, a mídia prefere elogia-los e hipervalorizá-los.

Assim Tite e os jogadores são superdimensionados e colocados na condição de super-heróis por uma conquista que só alcançam em face da tolerância, permissividade e da concessão especial daqueles que, em campo, deveriam ter a chamada "postura de magistrado".

Às futuras gerações será entregue o legado da mentira e da impostura através de estatísticas falsas e que não correspondem, de forma nenhuma e de modo algum, à veracidade dos fatos. 

COMENTE COMENTE COMENTE 

DESTAQUES:

1) O Galo, que já classificado para a Liberta/16, anunciou através de Levir Culpi que vai manter mais de 90% do elenco para o ano que vem. O Palmeiras, que ainda não se classificou e ainda tem pela frente a dureza de um resto de Brasileiro e a Copa do Brasil para tentar a vaga, já começa a falar abertamente  em contratações. Isso é profissionalismo?

2) Com Arouca, Thiago Santos, Andrei Girotto, Amaral e Gabriel, todos contratados em 2015, mais os garotos da base Julen, Matheus Sales e Daniel a prioridade do Palmeiras seria um volante?
A lógica diz que não, mas Mattos se não confirma, também não desmente a notícia de que o Palmeiras já teria contratado Fernando Bob, da Ponte. Bom que venha Bob, (aprecio-lhe o bom futebol) mas para que ele viesse seria preciso reestruturar o setor e esta não é a hora mais adequada para se tratar desse assunto. Isso é profissionalismo?

3) E o meia armador de que o Palmeiras tanto necessita? Este não é o momento adequado para anunciar, mas para tratar interna e ocultamente da contratação. Precisa ser um craque. Chega de meias-bocas! Profissionalismo já!

4) Buscar Diego Souza, 30 anos, no Sport, por que e para que? Sei que se trata de um bom jogador mas um time que deseja ser campeão tem de ter no elenco jogadores mais decisivos. Diego Souza, saiu revoltado do Palmeiras, após brigar com parte da torcida. Não sei se haveria ambiente para um retorno e, convenhamos, merecemos jogadores mais jovens e  melhores. Profissionalismo já!

5) Para encerrar. O Palmeiras precisa ter no time titular ao menos quatro canhotos. Ou o exemplo do Santos não serve como modelo? A falta de canhotos torna o Palmeiras um time bem previsível! (AD)