Observatório Alviverde

31/03/2016

PALMEIRAS X RIO CLARO, JOGO TEORICAMENTE FÁCIL E PRATICAMENTE DECISIVO!


Resultado de imagem para palmeiras x rio claro

Ora, ganhar do lanterna é obrigação dirão muitos, a propósito do Palmeiras x Rio Claro desta noite no Pacaembu.

De minha parte espero, sinceramente, que o Palmeiras cumpra o seu dever, pois, em caso contrário pode mergulhar irreversivelmente em um processo traumático simultâneo de eliminação das finais do Paulistão, e, concomitantemente, de descenso.

A esta altura a preocupação maior da torcida é a de que o time consiga se livrar do rebaixamento. Depois, se possível, a classificação ainda que tardia, através de u'a modesta segunda vaga no Grupo B.

Aos derrotistas de plantão tanto e quanto aos adeptos do quanto pior melhor, sinto muito por comunicá-los que as duas hipóteses, embora teoricamente existentes, de um ponto de vista prático estão bem longe da rota do Verdão.

Uma simples vitória esta noite sobre o Rio Claro, mera obrigação, ascende o Palmeiras aos 18 pontos e faz com que não seja mais possível que a equipe seja mais alcançada pelo Rio Claro, 9 pontos e Capivariano, com 10. 

Sob essa probabilíssima hipótese, o Palmeiras passaria a lutar pela sobrevivência na Série A com apenas mais quatro equipes, porém em um universo atual de sete ou oito em pior situação que o Verdão e que, a depender dos resultados desta noite, poderá até se ampliar. 

Hoje, às 17 H jogarão São Bernardo e Mogi. Em caso de empate ou de derrota do Mogi (considerando-se sempre a vitória do Palmeiras) o time interiorano será o terceiro que não poderá mais alcançar o Verdão. 

Mas se o Palmeiras quiser se classificar para as finais tem de torcer, no mínimo, por um empate, e, no máximo, por derrota do São Bernardo que também faz parte do Grupo B contra o mesmo Mogi e concorre diretamente com o Verdão em termos de classificação.

O São Bernardo, com um ponto a mais que o Palmeiras, continuaria à frente do Verdão em caso de vitória, mas ficaria atrás em caso de empate ou derrota.

O Palmeiras terá de torcer, também, por um triunfo do Santos sobre a Ferroviária, atualmente com 16 pontos. Um empate já serviria parar proporcionar ao Palmeiras a condição de ultrapassar o time de Araraquara desde que, vamos repetir para ficar bem claro, derrote o Rio Claro esta noite no Pacaembu.

Em relação ao Red Bull x Novorizontino melhor que vença o Red Bull tanto em termos de descenso quanto em termos de classificação para as finais.

Vou deixar para fazer um levantamento mais preciso a partir dos resultados da rodada de hoje, mas, apesar do jogo contra o Curica eu só não vou dizer que acredito na classificação porque, neste momento, o Palmeiras não depende só de si para chegar. 

Após a rodada de hoje é possível que a nova acomodação dos clubes em torno da tabela possa permitir ao Palmeiras depender só de si para se classificar...

Em matéria de descenso eu só vou considerar a perspectiva no caso de uma improvável derrota do Palmeiras esta noite contra o Rio Claro!   

FICHA
PALMEIRAS X RIO CLARO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
Data: 31/03/2016, quinta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Patrick André Bardauil
PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Matheus Sales, Arouca e Robinho; Gabriel Jesus e Barrios
Técnico: Cuca
RIO CLARO: Rafael Alemão; Luís Felipe, Léo Coelho (João Gabriel), Alex Silva e Thiago Cristian; Elsinho, Maurício, Chico e Léo Costa; Lucas Xavier e Romarinho
Técnico: Sérgio Guedes

COMENTE COMENTE COMENTE