Observatório Alviverde

10/05/2019

PALMEIRAS X REDE GLOBO. AGORA É UMA QUESTÃO MORAL!


A propósito do desacreditado instituto de pesquisa denominado IBOPE eu, há anos, pelo rádio, questionei fortemente o IBOPE a propósito da audiência de minha emissora.

Entre outros argumentos perguntei por que em todas as praças nas quais a Rede Globo tinha emissoras de rádio que transmitiam futebol, coincidentemente, era sempre líder de audiência?
Detalhe: até hoje é assim, embora a realidade (muitas vezes) seja outra.

Como a minha audiência era brutal, sobretudo a audiência dentro do estádio, nos tempos dos radinhos de pilha, questionei a pseudo liderança da concorrente global e fui à sede do IBOPE no Rio de Janeiro registrar o meu protesto.

Àquela época o Instituto era dirigido por dois senhores que se chamavam Montenegro e Perigaut (pronunciava-se Perigô).

Receberam-me muito bem, trataram-me com fidalguia mas, apesar da consistência de meus argumentos e da veracidade dos fatos, continuaram a atribuir à minha emissora números irrelevantes.

Consequência: Minha emissora não conseguia anúncios nas duas maiores praças do país, mal informadas pelo IBOPE, Rio de Janeiro e São Paulo.

Tudo só melhorou muito tempo depois pelo uso de um estratagema que, infelizmente, não posso revelar publicamente.

Nesse interregno o diretor da emissora em que eu trabalhava, um general, ainda vivo e lúcido do alto de seus 102 anos, recebeu muitas visitas supostamente para tratar do assunto por gente que me ameaçava de processo.

Eu, simplesmente, denunciei à época, a propósito da eterna e imutável liderança global que, "fosse qual fosse o evento transmitido por outras emissoras, ainda que com exclusividade, a rede bandida ganhava TODAS as pesquisas de audiência". 

Vejam que, recentemente, nem com a Record transmitindo o PAN com absoluta exclusividade o IBOPE reconheceu a maior audiência dessa rede em relação à Globo, imaginando que o Brasil é um país constituído só de otários. 

Com desenho animado na hora dos eventos mais importantes da competição os doidivanas do Ibope garantiam que a Globo estava sendo mais vista e ouvida. Pode?

Ah, antes que eu esqueça. o IBOPE também não dizia que a disputa entre Haddad e Bolsonaro era apertada e que a diferença de votos entre ambos era muito pequena?

O Datafalha também não disse o mesmo?


Voltando ao meu caso, a frase que eu criei e que provocou tanta indignação dos envolvidos foi esta:

"É o truste da informação (IBOPE) sustentando o truste da comunicação (GLOBO) ".

Para quem desconhece esse termo -TRUSTE- que fui buscar no "economês", trago uma definição de dicionário.

  1. TRUSTE (Significado)
    "estrutura empresarial em que várias empresas, que já detêm a maior parte de um mercado, se ajustam ou se fundem para assegurar o controle, estabelecendo preços altos para obter maior margem de lucro"
Apesar de proibida em muitos países, a fiscalização (PROPOSITADAMENTE) deficiente não conseguiu ainda coibir essa subterrânea manobra -muito frequente no Brasil- que tantos danos causa à economia de um país e aos próprios interesses do povo.

A situação, vivida por mim na longínqua década de 70 do século passado, jamais pensei que viesse a se repetir quase 50 anos depois, envolvendo o meu time de coração, numa prova inconteste de que tudo neste mundo é cíclico e que os fatos se repetem quer queiramos ou não, admitamos ou não!  

Tenho lido e ouvido que o Palmeiras não tem proporcionado audiência que justifique investimentos maiores da Globo do que aqueles que a perversa rede de comunicação já despende com o Verdão.

Disse o IBOPE (via Folha, o jornaleco que quando não serve como leitura de otários é papel-higiênico de mendigo ou privada de cachorro) que o Palmeiras proporcionou 21 pontos na pesquisa do jogo contra o San Lorenzo, tachando-o como "a pior audiência da Globo na Libertadores 2019".

O que as turmas tricolores da FALHA e as alvi e rubro-negras do IBOPE deixaram de registrar (não divulgaram uma única linha sobre o tema) é que a torcida palmeirense em peso optou por boicotar a Globo e assistir ao jogo via Fox Sports.

Bem parecido com a comparação que esse "triste truste" de empresas semi-falidas financeiramente e falidas moralmente, divulgou em jogo recente do Flamengo, realizado em horário nobre com o jogo do Palmeiras contra o Melgar do Peru que foi ao ar após as 23 horas.

A esses eternos despeitados e invejosos algozes do Palmeiras, após as mentiras e infâmias de suas publicações dirigidas eu respondo simplesmente isto:

"com açucar, meu amigo, até jiló fica doce".

O Palmeiras tem de continuar "peitando" e enfrentando a Rede Globo porque a situação gerada pelo impasse do acerto da "grana" das transmissões criou uma crise de ordem moral. 

Se o Palmeiras "deixar barato, afinar e sucumbir" à Globo, estará passando um atestado público de fraqueza e vulnerabilidade.

Sei, perfeitamente, que a paralisação decorrente da desmotivada Copa América, que terá um amontoado de jogadores brasileiros que jogam no exterior e mais alguns curicanos que Tite vai tentar valorizar, impedirão o Palmeiras de faturar por algum tempo e a chamada verba televisiva poderá fazer falta nesse período.

Mas com tudo e por tudo, justamente ao contrário dos conselhos de Roberto Frizzo, o Palmeiras não pode arrefecer os ânimos, apagar o pito e desistir de encarar os globais com a mesma virulência com que vem sendo desrespeitado, atacado, condenado e desprestigiado pela súcia global.

Trata-se de questão moral!

COMENTE COMENTE COMENTE