Observatório Alviverde

04/11/2012

O MANIFESTO DA ANAF INSINUA O ÓDIO DOS ÁRBITROS AO PALMEIRAS! OAV RESPONDE NOVAMENTE ÀO BLOG DO PAULINHO!




Minha vida profissional, como empresário e funcionário, ensinou-me que os piores, entre todas as profissões, estão sempre aboletados nos sindicatos e nas associações de classe.

Em razão disso, não me causa nenhuma espécie o manifesto da ANALF, digo, da ANAF, cujo teor divulgamos e comentamos, agora, ítem por ítem:
 

Disse o presidente da ANAF

Quem quiser ler, leia, mas, se pular, não faz diferença, pos vou responder ao comunicado integralmente.

A ANAF está ao lado da equipe de arbitragem do jogo entre Inter e Palmeiras, disputado no último sábado, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 33ª rodada do Brasileirão. A versão do árbitro Francisco Carlos Nascimento é de que a orientação para a anulação de um gol ilegal da equipe visitante veio do quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima.

Infelizmente, grande parte da imprensa critica os fatos relacionados à marcação do árbitro, que anulou corretamente um gol ilegal do atacante Barcos, do Palmeiras. Toda polêmica gerada decorre de uma atitude acertada do árbitro. Isto é uma hipocrisia. Na verdade, Francisco Carlos Nascimento teria errado caso houvesse validado o gol da equipe visitante.

. Qual o fato mais importante? O árbitro errou ou acertou marcando a falta do atacante palmeirense? É consenso que ele acertou. Barcos usou a mão para tocar na bola. Isto sim deveria ser enfatizado.


Por fim, a ANAF manifesta a solidariedade ao árbitro Francisco Carlos Nascimento e ao quarto árbitro Jean Pierre Lima Gonçalves, uma vez que eles possuem uma carreira pautada na atuação em conformidade com o livro de regras e de acordo com os princípios e normas da função".

Marco Antonio Martins Presidente da ANAF

====================================================================

Respondo à ANAF ítem por ítem, embora ciente de quem deveria responder seria a nossa diretoria:

ANAF 1:  "A ANAF está ao lado da equipe de arbitragem do jogo entre Inter e Palmeiras, disputado no último sábado, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 33ª rodada do Brasileirão".

RESPOSTASe a ANAF é uma associação de classe, se recebe contribuições financeiras da classe, se foi fundada, é mantida e só existe em função da classe, por quê haveria de ficar ao lado de um clube, principalmente se esse clube é a S.E. Palmeiras, odiado por dez em cada dez árbitros?
----------------------------------------------------------------------


ANAF 2: "A versão do árbitro Francisco Carlos Nascimento é de que a orientação para a anulação de um gol ilegal da equipe visitante veio do quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima.

RESPOSTA: Essa é a VERSÃO do árbitro! O FATO é  outro!
A turma da TV informou o representante e este comunicou ao árbitro, contrariando, frontalmente, as determinações da FIFA. 
DETALHE: Ainda não foi adotada ou incorporada qualquer tecnologia eletrônica às arbitragens como ocorre, por exemplo, no futebol americano, aquele jogado com as mãos. 

O que a ANAF deveria fazer, se houvesse disposição séria dessa ação entre amigos, digo, dessa associação entre árbitros amigos, em avaliar com correção a realidade dos fatos, em apurar erros e cobrar responsabilidades, doesse em quem doesse, era averiguar a fundo os eventos ocorridos em Poro Alegre e submetê-los a uma análise séria e isenta de um colegiado externo e independente de ex-árbitros de notório saber e carreira sem laivos ou comprometimentos.

a partir daí tomaria a decisão de emitir comunicados de solidariedade a associados que nem sempre merecem ser amparados ou afagados.


No caso em apígrafe deveria punir o árbitro alagoano pois, por insegurança ou incompetência, era reincidente específico nesse comportamento, ilegalíssimo, de esperar ajuda externa, ao arrepío da lei, para definir as suas tíbias marcações. 

Em um jogo da série B a que, por coincidência, assisti, voltou atrás acintosamente, ilegalmente, na marcação de um pênalti favorável ao Joinvile contra o Atlético PR quando o atleta joinvilense já se preparava para a cobrança do tiro de rigor. 

Repetiu-se em Porto Alegre o que ocorrera naquele jogo da série B
O jogo ficou parado cerca de cinco minutos, até que a bandeirinha do jogo informar que ela "havia visto" a falta fora da área. 

Por que não disse logo, de cara, no reflexo da jogada, instantaneamente? 

Só trouxas acreditam que ela não foi informada pela tchurma da Grobo, que transmitia, com exclusividade, o evento.

Como se nota, no Inter x Palmeiras, Manoel Francisco repetiu a utilização do recurso eletrônico, vetado pelas leis da FIFA.  

Em vez de adverti-lo ou de puni-lo logo após o erro do jogo em Joinvile eis que a ANAF o premia em segunda instância de erro, com infâme e vergonhosa solidariedade, altamente, exclusivamente, completamente, absolutamente corporativista.

Estaria a ANAF atropelando as leis vigentes e desobedecendo  à FIFA, recomendando, orientando, incentivando, ordenando e instando os árbitros a esperar a reprise na televisão para decidir os lances capitais? 

Não sem motivo, suspeito disto!
 ---------------------------------------------------------------------------

ANAF 3: Infelizmente, grande parte da imprensa critica os fatos relacionados à marcação do árbitro, que anulou corretamente um gol ilegal do atacante Barcos, do Palmeiras. 

RESPOSTA: O pessoal da ANAF deve estar assistindo às Tvs e  rádios de outros países e lendo jornais de outros planetas, pois o apoio à série de erros do incompetente árbitro é consistente, massivo e envolve 90%, isto é, a quase unanimidade da mídia brasileira, sendo, em razão disto,  motivo de reação por parte da mídia palestrina.

Adendo importantíssimo
A Globo está anunciando para o Esporte Espetacular deste domingo, uma matéria que, pelo título da chamada, é dirigida aos juizes do tribunal para que o Inter x Palmeiras não seja anulado. 

A desavergonhada organização televisiva, de forma explícita, indisfarçavel e escancarada trabalha, agora, abertamente, pelo rebaixamento do Palmeiras.

Como possível causadora indireta de todos os problemas ocorridos no Inter x Palmeiras, a "vênus descarada" objetiva desviar a atenção do público.

Primeiro deseja salvar a banda de seus indiscretos repórteres em relação às acusações de conduta desleal e de "deduragem".

Ao mesmo tempo, procura, maquiavelicamente,  "fazer a cabeça" dos juizes que vão decidir a demanda, para que, definitivamente, não anulem o jogo. 

Trata-se, porém, de trabalho inútil aos quais se chama de "chover no molhado".

Só burros ou inocentes imaginam, sonham ou crêem que o Palmeiras vai vencer no tribunal e que a partida será anulada.  

Quem não sabe que o Palmeiras vai perder pelo inflexível placar de zeronúmero de juízes designados para a oitiva?

Ainda assim, por precaução a "Rede (pra) Bobo" está soltando a seguinte manchete anunciando o programa de amanhã: 

"Vale a pena anular um jogo por um simples gol de mão?" 

Pergunta estúpida dirigida a incautos e a desavisados, já induzindo o telespectador à resposta, exatamente àquela que vem ao encontro dos interesses globais.

Trata-se, como a Globo sempre gostou de fazer,  de manipulação grosseira da opínião da massa ignara, mudando, completamente, o foco da demanda palmeirense, colocando o clube contra o povo.

Os diretores esportivos da Globo, perderam, desta vez, completamente, a sensatez, o equilíbrio, a lucidez e a estribeira em suas insanas, vingativas e obsessivas disposições de rebaixar o Palmeiras.

O Sr. sabe disso? Faz parte disso, Sr Ali Kamel?

Por seu "estatus profissional e competência, não acredito!

Não se esqueça, porém, que quem cala não apenas consente como se torna cúmplice.

Controle a sua trupe, Sr. Kamel.
==============================

VOLTANDO À NOTA OFICIAL DA ANAF  


ANAF4: Toda polêmica gerada decorre de uma atitude acertada do árbitro. Isto é uma hipocrisia.

Resposta: Se há alguma hipocrisia embutida no caso é da conta do representante da CBF que interveio ilegalmente no jogo e do árbitro auxiliar que inventou o factóide para salvar a banda do CUMPANHERO afirmando(após pensar cerca de cinco minutos), que, efetivamente, viu o lance.,

Mas a maior hipocrisia referente ao caso é da própria ANAF que escamoteia a verdade considerando apenas o que é de seu interesse, por um tradicional e exclusivo "esprit de corps" do qual deveria se envergonhar
=================================

ANAF 5: Qual o fato mais importante? O árbitro errou ou acertou marcando a falta do atacante palmeirense? É consenso que ele acertou. Barcos usou a mão para tocar na bola. Isto sim deveria ser enfatizado.
Deveríamos condenar a falta de espirito esportivo do atleta, que tentou ludibriar a arbitragem. Lembramos o recente episódio de fair play do jogador alemão Klose, que reconheceu ao árbitro que havia assinalado um gol com a mão


RESPOSTA: Marco Antonio Martins, que assina pela ANAF, se não for homônimo, seria aquele bandeira de Minas, o  preferido pelo ex-soprador de apito Márcio Rezende, que ganhou um emprego na Grobo mesmo após falhar feio e mudar a história de algumas finais de campeonatos?  

O fato mais importante que a ANAF, convenientemente, nem cogita em admitir, não foi o gol de mão de Barcos, mas o pênalti de Indio em Barcos a um átimo do toque de mão.

O Sr. Martins, a ANAF e a mídia sequer tocam nesse assunto, porque falar sobre isso não interessa, definitivamente, aos CUMPANHEROS.

Como pode ter acertado um árbitro que não marca um pênalti tão claro e escandaloso quanto o de Indio em Barcos

Não há desculpas para o erro gritante, enorme, colossal, descomunal. É imperdoável!

A ANAF e a mídia comprometida têm as imagens para consultar e comprovar mas não o fazem e sequer se referem ao lance.

Se o fizeram esconderam, e, depois, se omitiram porque não lhes interessava ou interessa..

Francisco Nascimento estava muito perto do lance, com ampla visão do cenário em que se desenvolvia a jogada.

A primeira falha de "Chico" gerou as posteriores irregularidades verificadas mas isto a ANAF nem cogita em admitir.

Houvesse bom-senso, seriedade e ausência de corporativismo na alise da associação, o alagoano não seria premiado com a mínima manifestação de solidariedade classista,  nem com elogios indevidos, que ele não fez por merecer.

O árbitro conseguiu em seis minutos cometer as seguintes infrações:

a) Não marcou o pênalti claríssimo de Indio sobre Barcos.
b) Validou o gol irregularíssimo de Barcos, uma vergonha!.
c) Anulou o gol que houvera validado, por ilegal e indevida interferência externa de irresponsáveis da mídia e do representante da CBF, após seis minutos de discussão e espera.
d) Omitiu que recebeu informação do representante, com a cumplicidade do árbitro auxiliar que assumiu indevidamente o "imbroglio". Por que ele não se manifestou incontinenti,  concomitantemente à validação do gol?

QUEREM MAIS?
Nascimento concedeu 5 minutos de acréscimo, um a menos que, apenas,  o tempo subtraído do jogo na situação do gol anulado, sem considerar mais dois ou três que deveria acrescentar, decorrentes de outras paralizações em outras situações do jogo, deixando o Palmeiras no prejuízo Não vi ninguém falar nisso! Por que a ANAF tão preocupada com o "fair-play não abordou ou  considerou o fato?

Depois, na súmula, teve o desplante de citar que tudo correra e ocorrera nomalmente na partida; Um absurdo!

Só por essa omisssão absolutamente irresponsável. ele deveria ser punido exemplarmente, mas essa omissão também foi omitida e indultada pelo Sr. Martins e por toda a alta cópula, digo, cúpula da arbitragem brasileira..

O último fato, simplesmente, mostra, expõe, explica, ratifica, confirma, evidencia  e escancara que a ANAF é uma associação desprovida da mais mínima autocrítica.

O que lhe falta em autocrítica sobra em nepotismo, filhotismo, protecionismo e corporativismo. 

Por essas e, principalmente, por outras, eu não acredito na ANAF e nem nesse grupo de sopradores de apito e levantadores de pau que conseguiram errar tanto contra o Palmeiras ao ponto de o time perder, minimamente, 12 pontos e mergulhar de cabeça no rebaixamento.

Sobre isso, o Sr. Martins não vai se manifestar.

Vai? 

Quando?

NUNCA!
 

REPETINDO E RESUMINDO 

Está provado e comprovado que toda a polêmica foi gerada por duas razões:

Primeira: a não marcação do pênalti de Indio em Barcos. 

A turma da ANAF viu o tape, ou viu a foto, claríssima, estampada no Globo com.?  

Se não viu, veja, mas, se viu  por quê não admite e diz  logo que o árbitro errou?

É para preservar CUMPANHERO?

Segunda: porque o árbitro foi, sim, informado pelo representante

O representante fora informado da irregularidade do gol de Barcos por repórteres das tvs Globo e  Band, elementos sem a menor compostura ou ética, traíras que odeiam o Palmeiras. 

Então quer dizer que Jean Pierre Gonçalves Lima esperou seis minutos para matutar, ponderar, pensar, constatar e só então informar que o gol foi friyo por Barcos com a mão? 

Contem outra, pot favor porque não sou burro e os meus ouvidos não são penicos!

Se ele tinha convicção de que o gol fora com a mão, por que não correu  incontinenti, no reflexo, em direção ao soprador de apito para anular o gol, abrir a rodinha de jogadores do Inter  e acabar com a discussão pela raiz?

Alguém pode acreditar em Jean Pierre
 =====================================

 ANAF 6: Deveríamos condenar a falta de espirito esportivo do atleta, que tentou ludibriar a arbitragem. Lembramos o recente episódio de fair play do jogador alemão Klose, que reconheceu ao árbitro que havia assinalado um gol com a mão

RESPOSTA: Por que a ANAF não condenou Adriano e não puniu o péssimo PCO no célebre gol de mão "sem intenção" do SP X Palmeiras?

Não estaria a associação usando de dois pesos e duas medidas, seguindo a velha cartilha da mídia paulistana, a pior do Brasil

Por que o pilantra, o hipócrita, o calhorda, o violento, o cai-cai,  o vagabundo, o imoral,  o bandido, o grosso, o farrista,  o desprovido de "fair-play", é sempre o jogador do Palmeiras 
======================================


ANAF 7: Na verdade, Francisco Carlos Nascimento teria errado caso houvesse validado o gol da equipe visitante.

RESPOSTA: Não, o erro maior foi o de ele ter sido caseiro, e não ter tido coragem suficiente de marcar o penalti de Indio em Barcos. Sua inexplicável omissão foi a causa de todos os erros posteriores, simples consequencias do primeiro.  

Repito, sobre o pênalti de Indio em Barcos: enquanto a bola viajava Barcos foi seguro pelo zagueiro, sendo que o argentino só fez o gol  com a mão porque ficou preso pelo agarrão de Indio..  

A ANALF, digo, a ANAF tem algo a declarar?
====================================

ANAF 8: É lamentável também que o clube do personagem que cometeu a infração aproveite-se da situação para responsabilizar a arbitragem pela derrota, inclusive chegando ao cúmulo de solicitar a anulação da partida.  

RESPOSTA: Essa colocação da ANALF veio a calhar para, de alguma forma, aumentar as suspeitas da torcida palmeirense para o que parece muito claro e óbvio, para quem sabe ler as notas acima ou abaixo do pentagrama: o Palmeiras foi injustiçado e estuprado pelos árbitros neste brasileirão.

Por falar nisso qual foi a atitude da ANAF em relação a Braatz, que após operar o Palmeiras contra o Cruzeiro em Belo Horizonte, ao cometer um erro imperdoável que ajudou a decidir o jogo, bradou que o Palmeiras era "clube de merda", embora merda, mesmo,  o Brasil inteiro sabe quem é? 
====================================

ANAF 9: Por fim, a ANAF manifesta a solidariedade ao árbitro Francisco Carlos Nascimento e ao quarto árbitro Jean Pierre Lima Gonçalves, uma vez que eles possuem uma carreira pautada na atuação em conformidade com o livro de regras e de acordo com os princípios e normas da função".

Marco Antonio Martins Presidente da ANAF


RESPOSTA: Sr. Martins, não mude o foco da discussão.

O que está em foco não é a idoneidade moral de Francisco ou de Jean Pierre, mas,  a ###  i-l-e-g-a-l-i-d-a-d-e ###  de um lance.

Fosse o árbitro um desonesto, não teria, a princípio, validado o gol, do Palmeiras, isso é inegável.

Da mesma forma, mesmo sabendo que havia errado. não teria voltado atrás!  

Mas o "modus faciendi", isto é, as ações e procedimentos dele, do Sr Jean Pierre e do representante, em face dos acontecimentos registrados na capital gaúcha,  foram completamente equivocados, despropositais, exóticos e feriram as leis do jogo

Peço ao senhor, encarecidadamente,  para que converse com a sua consciência, a fim de que a hipocrisia não prevaleça sobre a verdade.

É isso. não qualquer outro fato, que está em discussão!

Se eles tinham como diz o seu comunicado de protesto e solidariedade aos CUMPANHEROS "a conduta pautada na atuação em conformidade com o livro de regras e de acordo com os princípios e e normas da função", a partir de agora, não têm mais! 

Faça o favor de anotar, em suas respectivas folhas funcionais.(AD)

======================================== 
========================================

RESPOSTA AO BLOG DO PAULINHO 

Leiam, primeiro, o que disse o jornalista investigativo que deveria ser investigado, discípulo FIEL do professor Juca
 
BLOG: O treinador do Palmeiras, Gilson Kleina, deu mostras pequenas, durante a semana, da síndrome do “hímen complacente”, aquela em que a moral se torna mais “elástica” desde que o próprio e seus parceiros sejam os favorecidos por algo ou alguma coisa.
RESPOSTA: Há um ditado antigo que diz o seguinte: Quem usa, cuida! Não seria o mesmo hímen dos dois pesos e duas medidas do blog em sua relação com o Palmeiras e com os outros clubes?


BLOG: Primeiro defendeu o “gol de mão” do atleta Barcos, “embarcando”, com o perdão do trocadilho, em desculpas de sua diretoria e até criando outras por conta própria.
RESPOSTA: Só palmeirenses trouxas embarcam nas suas embarcações, (trocadilho proposital) "Barcos" furadíssimos, aliás.
Não venha, outra vez, com a sua retórica de quem não quer nada querendo,  nem  com as suas manjadíssimas abobrinhas verbais, proferidas com o objetivo exclusivo de mudar o sentido e o foco da discussão. 
O Palmeiras quer que a partida seja anulada, por erro de direito, isto é, porque a mídia interveio e interferiu na decisão do árbitro. Isto é ilegal proibido, terminantemente,  pela Fifa!
A imprensa, de fato, ainda não conseguiu faz gol, mas já consegue anular gols!

BLOG: Agora, pior, fala com extrema naturalidade sobra a “mala branca”, quase que desejando sua utilização pelo Palmeiras.
Uma vergonha.
RESPOSTA: Vergonha mesmo é você e suas campanhas demolidoras de esvaziamento e destruição do Palmeiras, sempre crocitando  e  divulgando, exclusivamente, o lado negativo e a podridão, a serviço, sabe-se,  de que e de quem!

BLOG: Pensamentos estes talvez estimulados pelo convívio frequente com alguns dos piores representantes de nossa imprensa, entre eles o comentarista Neto e sua trupe.
RESPOSTA: Rotos não podem falar de mal-vestidos!

BLOG: Kleina e Neto, além dos outros, são parceiros habituais de eventos “familiares”, e, por vezes, comerciais.
RESPOSTA: Você e seu guru, também devem ser, mas nem eu nem ninguém temos nada com isso!

BLOG: Situação esta que certamente prejudica sua percepção correta em algumas situações importantes, tanto na vida como em possíveis ingerências na formação da equipe, e que o torna inadequado para dirigir um clube da grandeza do Palmeiras.
RESPOSTA: Viu que você, (falo agora sinceramente e sem ironia), quando quer e lhe convém sabe das coisas?
Com a influência de Neto ou sem ela, quem desconhecia que Kleina não tinha estofo para trabalhar no complicadíssimo e inadministrável Palmeiras se nem Felipão deu conta? 
Eu disse isto antes dele ser contratado. ]
Você disse? 
Se disse, parabéns, embora esta não seja a hora mais adequada e propícia para que se trate desse assunto
==============================================

FINALMENTE

Duas coisas me preocupam no jogo desta tarde em Araraquara.

Uma é o ânimo e a motivação do time, em razão  da situação emocional do grupo diante de tantos fatos negativos.

Outra é a dúvida se o time está, psicologicamente preparado para possíveis pressões dos árbitros e das decisões draconianas que o time está sujeito a ter de tolerar?

Pelo que se depreende os árbitros estão unidos e cartelizados contra o clube a julgar-se pela manifestação corporativa da ANAF e a vingança da classe, em meu entendimento, é iminente. 

A citação nominal do clube e divulgação do manifesto da ANAF à véspera de um jogo decisivo, soa como uma tronitoante ameaça ao time, mas os amadores Frizzo e Tirone não tomam nenhuma providência no sentido de reagir via mídia e rebater as ameaças veladas ou não da desmoralizada classe.

Como é que a torcida palmeirense pode estar tranquila se o indesejável Sr. Hausmann foi, mais uma vez imposto e  desafiadoramente escalado pela comissão de arbitragem para bandeirar o jogo, useiro e vezeiro que é em prejudicar o Palmeiras?

inocentes não vêem que a guerra pela continuação na série A pode acabar esta tarde em Araraquara a partir de uma arbitragem danosa aos interesses palmeirenses o que, pelo histórico deste campeonato, é muito possível.

O prolongamento da resistência só ocorrerá, como tem sido recorrente neste brasileiro de 2012 , se o time jogar muito e conseguir vencer, concomitantemente, o Botafogo e a arbitragem.

Será que teremos tanta força para não morrer e sobreviver? 

 Tá difícil!

COMENTE COMENTE COMENTE