Observatório Alviverde

19/07/2017

FLAMENGO X PALMEIRAS


Não é pelo fato de Zé Roberto ter feito um passe espetacular em profundidade e na medida para o gol de Willian que vou rever meu ponto de vista segundo o qual ele deveria estar no banco e não ter começado o jogo.

Consideremos o buraco existente na meia cancha ocasionado pela falta de condições físicas desse jogador já sem possibilidades para efetuar um trabalho de marcação e cobertura à altura das necessidades da equipe.

Fique claro, porém, que em hipótese alguma estou colocando ZR como "bode expiatório" se sobrevier qualquer resultado negativo! 

A culpa é do teimoso Cuca que o escala, abdicando, na maioria das vezes, de jogar para ganhar.

Aliás, o que mais faltou ao time do Palmeiras neste primeiro tempo?

Faltou transição da defesa à meia cancha tanto e quanto lançamentos em profundidade dos meio-campistas para os atacantes.

Com um meia categorizado lançando (nem precisava ser um Valdívia) e os atacantes velozes que tem, o Palmeiras teria feito muito mais gols se atuasse dessa forma. (AD)

ANÁLISE FINAL:
Mal escalado a partir da opção de Cuca, de colocar novamente em campo seu compadre Zé Roberto, o Palmeiras, que provou ter um time individualmente superior ao Flamengo, em vez de impor-se em campo e ganhar com folga, apenas e tão somente achou um empate ontem no Rio.

No 1º tempo o Verdão enfrentou uma enorme pressão, levou o gol de abertura logo aos 7 minutos e, de quebra, um vareio de bola para além dos 30 minutos, quando, em sua primeira incursão efetiva contra a defesa carioca, chegou ao empate, aos 31 minutos do segundo tempo.

Foi assim: Mina desarmou Guerrero no campo de defesa palmeirense e tocou a Zé Roberto (livre) no meio de campo, na primeira vez em que o Palmeiras conseguiu promover uma boa transição entre defesa e meio de campo...

ZR, então, recolheu a bola, levantou a cabeça e visualizou Willian, que disparava na diagonal por trás dos beques. 

Numa das poucas vezes em que conseguiu realizar o efetivo papel de meia de ligação, tarefa -teoricamente- de sua responsabilidade, ZR efetuou um lançamento de vinte a trinta metros (genial) em profundidade para o companheiro que penetrou por trás da zaga e fulminou o goleiro Tiago, empatando o clássico.

O segundo gol não tardou a acontecer e foi marcado aos 42 em nova jogada de contra-ataque e transição que também começou com Mina (pela meia direita) lançando Róger Guedes quem na corrida, bateu os marcadores, penetrou e tocou rasteiro para o fundo do gol. Palmeiras 2 x 1 Fla.

Quando se esperava que o Palmeiras virasse o primeiro tempo em vantagem, o Fla empatou logo um minuto depois em razão de um relaxamento na marcação.

Tudo começou lá na frente, em face da distensão muscular sofrida por Willian que não teve  condições de marcar a saída de bola do goleiro, permitindo que ele batesse forte para o meio da defesa palmeirense, onde Luan falhou na última marcação e permitiu que Guerrero empatasse o jogo pela segunda e definitiva vez. 2 x 2!

No segundo tempo o Palmeiras teve alguns momentos de imposição de toque de bola, embora muitos jogadores do Verdão se revelassem inseguros.

O Flamengo, impelido pela ordem do banco de ganhar a qualquer preço, percebeu isso, voltou a marcar forte, recuperou o domínio do jogo e atacou com muito perigo sempre pelo lado esquerdo da defesa palmeirense, para onde Cuca havia deslocado seu compadre, em rodízio com Michel Bastos, que passou a exercer a função de meio-campista.

Quando era amplo (quase total) o domínio flamenguista e o Palmeiras estava mais encolhido do que brim em primeira lavagem, eis que ocorreu outra jogada pelo lado direito (era lá, como sempre, que estava o mapa da mina) e Geovânio, que acabara de entrar em lugar de Éverton Ribeiro foi derrubado por Michel Bastos. 

Jailson Macedo de Freitas não hesitou e nem titubeou assinalando pênalti contra o Palmeiras, pênalti esse que ele, caseiro que é, jamais apitaria fosse contra o Flamengo.

Diego bateu muito bem a penalidade com força e à meia altura no canto esquerdo, mas Jailson defendeu espetacularmente, num lance que, em meu entendimento, carimba-lhe o passaporte para a titularidade.

Apesar de tudo e de todas as dificuldades que encontrou (Viram como eu tinha razão em tudo que escrevi na postagem anterior acerca do jogo, da escalação e da arbitragem?) o Palmeiras esteve a pique de fazer o terceiro gol e de vencer a partida.

O gol que poderia ter conduzido o Verdão à vitória esteve perto de ocorrer em alguns poucos lances, mas em nenhum deles como aquele, já nos acréscimos, assim:

Dudu puxou com incrível velocidade um contra-ataque e abasteceu Borja que penetrava, "no facão", pelo lado esquerdo do ataque, completamente livre.

A bola chegou limpa aos pés do colombiano que ficou cara a cara com o goleiro flamenguista, mas, na hora da definição ele arrematou sem confiança ou convicção, ensejando ao goleiro do Flamengo a defesa que garantiu a igualdade entre os dois times de maior investimento deste brasileiro.

Com o empate, Fla e Palmeiras, abraçadinhos, não conseguiram tirar proveito da vantagem decorrente do empate do Curica ontem em Florianópolis e permanecem a largos  12 (o Fla) e 14 (o Verdão) pontos de distância do lider do campeonato.

Detalhe: o Botafogo joga hoje contra o Atlético Pr em Curitiba e, se vencer, ultrapassa Flamengo e  Palmeiras na tábua classificatória. 

Meus amigos, sobretudo os que admiram o trabalho de Cuca, as invencionices de nosso treinador estão extrapolando todos os limites.

Conforme eu mencionei ao final da etapa inicial a ausência de um apoiador qualificado impediu o Palmeiras não apenas de vencer, mas de estabelecer uma larga vantagem no placar.
 

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 2 PALMEIRAS
Data: 19/07/2017, 4ª-feira
Local: Estádio Ilha do Urubu, em Rio de Janeiro (RJ)
 
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA-CBF) -
Caseiro, sofrível conforme nossas expectativas. Fez de tudo para o Flamengo vencer, marcando um pênalti que certamente não marcaria fosse para o Palmeiras. Foi capaz de amarelar 9 jogadores do Palmeiras, cuidando para que Mina, Dudu e Tchê estivessem na relação. O absurdo cartão amarelo  apresentado ao goleiro Jailson mostrou bem a índole do baiano em relação ao Palmeiras 

Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (BA-CBF)
Surpreendentemente, não vi nada desabonador em relação aos bandeiras que acertaram e erraram para ambos os times.

Gols:
FLAMENGO 1 x 0: Pará, aos 7 minutos do 1º Tempo,
PALMEIRAS 1 x 1, gol de Willian, aos 31 minutos do 1º Tempo,
PALMEIRAS 2 x 1, gol de Róger Guedes, aos 42 minutos do 1º Tempo
FLAMENGO 2 X 2, gol de Guerrero, aos 43 minutos do 1º Tempo

FLAMENGO: Thiago; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo (Berrio) e Cuéllar; Everton Ribeiro (Geuvânio), Diego e Everton (Mancuello); Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

PALMEIRAS:
Jailson: Saiu da fogueira para a titularidade. Defendeu até pênalti. Nota 8.

Mayke: Pouco exigido e coberto por Róger Guedes nem assim apoiou o ataque. Nota 6 

Mina: Jogou por toda a defesa e os gols sairam de seus pés. Foi o craque do jogo. Nota 9

Luan: Tremeu na base. Precisa ganhar mais cancha. Falhou no gol de Guerrero. Nota 6.

Tchê Tchê: Lutou, correu e contribuiu muito para o empate, mas não brilhou. Nota 6

Michel Bastos: Muito exigido como lateral não jogou bem lá e nem no meio de campo. Nota 6

(Keno): Esteve em campo por pouco tempo. Realizou uma jogada e colaborou na marcação. Nota 6

Bruno Henrique: Está, completamente, sem condição física e sem ritmo de jogo. Nota 5

(Thiago Santos): Raçudo e combativo, como destruidor 8, como armador, 6. Nota 7

R. Guedes: É um desperdício vê-lo na lateral, mas ele obedece Cuca. Após Mina, o melhor, Nota 8 

ZR: Para Cuca ele é o armador ideal, nas não é nada disso. Pelo empenho e luta de ontem, Nota 7.

Dudu: Contido à pancada pela defesa do Fla e pelo apito de Jailson de Freitas. Nota 7,5. 

Willian: Jogador importante, sempre empenhado a vencer. Fez um gol e saiu contundido: Nota 7

(Borja): Não marca como Willian, mas tem presença de área, chuta e incomoda o adversário: Nota 6

Cuca: Inventou demais. Por birra e teimosia escalou ZR e matou o time poupando jogadores: Nota 6


Cartões amarelos: Márcio Araújo, Mancuello (FLA) Bruno Henrique, Mina, Luan, Borja, Dudu, Michel Bastos, Thiago Santos, Jailson e Tchê Tchê (PAL)

COMENTE COMENTE COMENTE

O PALMEIRAS TEM TUDO PARA PERDER ESTA NOITE PARA O FLAMENGO!



Não, meus amigos, quando eu digo que o Palmeiras tem tudo para perder do Flamengo esta noite, na Ilha do Urubu, não significa necessariamente que o Palmeiras irá perder.

Da mesma forma, não se trata de pessimismo ou derrotismo deste velho escriba, mas, simplesmente, do que eu sinto da tendência do jogo a partir de eventos preliminares e paralelos.

Há que se considerar, em primeiro lugar, o clima hostil que espera o Palmeiras em um estádio frágil e devassável no qual a torcida carioca, se resolver invadir o campo de jogo e partir para o pau, ninguém a segura. 

Os jogadores, todos, sentem isso e os árbitros sabem disso!

Por essa razão jogadores há que se atemorizam e não rendem o que sabem e podem, apequenando-se em campo. 

Da mesma forma, maior parte dos árbitros se deixa influenciar pelo ambiente, com seriíssimos reflexos em suas atuações.

A maior parte dos apitadores perde a coragem e a personalidade quando apita os jogos do Curica no "Lulão" ou jogos como o de hoje, na Ilha do Urubu.

Via de regra, empreendem arbitragens caseiras sempre em conformidade e consonância com os anseios e interesses dos donos da casa. 

A escalação do baiano Jailson de Freitas, comprovadamente fraco e, pior ainda, um árbitro caseiro, comandando um quinteto de baianos que de certo vão ler e interpretar os lances desse Fla x Palmeiras através de sua cartilha, é um acinte e um desrespeito ao Palmeiras! E o é, como se diz na gíria, porque junta a fome com a vontade de comer.

Jailson, a não ser que ele -hoje- mude radicalmente o seu modo de atuar, será uma pedra de tamanho descomunal no caminho do Palmeiras. 

Quem desconhece que ele sempre apresenta atuações desastradas, adversas e deletérias ao Palmeiras, típicas  de um árbitro de terceira categoria, quando apita os jogos do Verdão. 

De uma forma ou de outra, amarra o Verdão (às vezes até apitando a favor), e o Palmeiras não vence!

Repito, Jailson de Freitas será, em meu entendimento, o principal entrave e o maior obstáculo a um triunfo alviverde esta noite no Rio. 

Daí decorre esta matéria, muito mais uma advertência do que uma sombria previsão.

Aliás, en passant, alguém leu, viu ou ouviu qualquer pronunciamento de reprovação do departamento de futebol palmeirense, da diretoria ou de quem quer que fosse do Verdão, reclamando, verberando ou protestando contra a escalação de Jailson?

Alguém do Palmeiras esteve ou foi a público a fim de alertar a opinião pública contra a costumeira coincidência de o time ser sempre prejudicado por esse árbitro? 

Como negar isso em face dos vergonhosos antecedentes referentes às atuações de Jailson que os palmeirenses e, com certeza, os dirigentes da Comissão de Arbitragem da CBF "estão carecas de saber"?

É claro que ninguém reclamou ou antecipou o protesto do clube visando a garantir os seus direitos, mas que seria necessário, disto eu não tenho a menor dúvida.

A omissão do Palmeiras em relação ao caso, eu tinha absoluta certeza de que iria ocorrer. De qualquer forma, como esperar que o elitista-utilitarista Mattos o fizesse, em face (ele sabe) de sua transitoriedade como diretor de futebol do Palmeiras?

Tá mais na cara do que cravo, espinha, verruga, barba ou bigode que ele não quer comprometer sua imagem ou queimar o filme de seu profissionalismo altamente conveniente. 

Afinal, no futuro, ele espera poder dar sequência a sua rentabilíssima carreira de diretor de futebol, quem sabe, no próprio Fla.

Ele, notaram(?), faz tudo para não se desgastar em relação aos outros clubes, embora, agindo assim, deixe de cumprir uma tarefa importantíssima que em qualquer clube organizado é uma obrigação exclusiva do diretor de futebol.

Não me preocupa tanto, entretanto, a escalação anunciada de um time que não terá Dracena, Guerra e Felipe Melo, que sequer viajaram, poupados (é brincadeira!) para o jogo da quarta-feira da semana que vem contra o Cruzeiro aqui em BH, pelas semifinais da Copa do Brasil.

Em relação aos três, o Palmeiras só não tem (pelo que foi mostrado até agora) um reserva a altura para Guerra e o que mais me preocupa é que Cuca deixa transparecer que pode começar o jogo com Zé Roberto como meia de ligação. 

Infelizmente, contrariando o interesse da torcida, Cuca

Mas o principal aspecto que me leva a imaginar uma derrota esta noite no Rio refere-se ao time, outra vez desmanchado e mutilado por Cuca, em sua ânsia (não tenho mais nenhuma dúvida quanto a isto) de fazer média com o elenco e exercitar constantemente a máxima de "dividir seu reino para poder reinar".

Assim, ao invés de manter a melhor formação possível do time para o jogo divisor de águas contra o Fla e que decide a vida do Palmeiras no Brasileirão, ele acena com a possibilidade de escalação do lento e superado Zé Roberto, jogador (hoje) mais de Futsal que de Futebol Profissional, como titular. 

Gostaria muito de errar em meu prognóstico e de "queimar" a língua, mas considero muito pouco provável que o Palmeiras possa opor resistência ao excelente time do Flamengo jogando com um veterano desprovido da mais mínima condição de competitividade em duelo aberto com os jogadores que formam aquele que é, talvez, o melhor meio de campo do futebol brasileiro. 

Se ZR não jogar, aumentam demasiadamente as chances de o Palmeiras equilibrar o jogo e de encarar o Fla de igual para igual, ainda que na casa do adversário.

Mas o festival de invencionices de Cuca (se confirmadas), não para por aí. Há quem garanta que Jailson, finalmente,  retornará ao gol. 

Então eu pergunto: Mas logo hoje e bem no centro da fogueira e no olho do furacão? Seria normal ou desculpável apenas em caso de primeira necessidade.  Em termos de rodízio é imperdoável...

O fato é que Cuca corre o risco de queimar o goleiro "colored", peça importantíssima de seu arsenal que, se tivesse de ser lançada, deveria ter ocorrido já no jogo de domingo passado contra o Vitória!

De qualquer forma, quero esperar a hora do jogo para verificar se Cuca está preparando alguma armadilha para o Fla e que em razão disso, por exemplo, anuncia Zé Roberto como titular.

O time no qual a mídia está apostando para começar o jogo desta noite é este:

Prass (Jailson), Maykon, Mina, Luan e Juninho (Egídio). 
Thiago Santos, Tchê e Bruno Henrique (Zé Roberto) ou (Raphael Veiga).
Róger Guedes, Willian e Dudu.

O time que em meu entendimento seria o ideal, ressalvados os desfalques e o fato de não ter um armador diferenciado é este: 

Prass, Maykon, Mina, Luan e Egídio.
Thiago Santos, Tchê-Tchê, Bruno Henrique e Dudu.
Róger Guedes e Willian.

Apesar de tudo e apesar de todos, vamos crer e torcer"!

COMENTE COMENTE COMENTE