Observatório Alviverde

23/01/2012

O BRAGA RESISTIU O QUANTO PODE MAS FOI ATROPELADO EM CASA PELO VERDÃO!

 

Antecipei, ontem, “a dureza o prélio”, como diz um verso de nosso  superado hino, contra a filial das galinhas.

O Bragantino, para não fugir à tradição, foi, outra vez, um adversário duríssimo, perigosíssimo, que não se entregou em nenhum momento.

Só após muito esforço e luta, que o Palmeiras conseguiu se impor ao Braga em jogo de grande desgaste e atrito no qual prevaleceu, enfim, a maior categoria palmeirense.

A vitória por 2 x 1, conquistada a duras penas embora, representa um marco muito positivo na marcha do Palmeiras rumo ao título.

Afinal, o Verdão conseguiu conquistar três pontos diante de um adversário tinhoso que, na certa, será um osso duríssimo para os outros grandes que ainda terão de enfrentá-lo, mormente quando os jogos forem travados no alçapão denominado Estádio Marcelo Stéfani.

Só o Palmeiras, agora,  está livre dessa incumbência desde que não tenha de enfrentar o time dos Chedid, a “filial das galinhas”, na fase final do Paulistão.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O espírito de luta, a doação e a transpiração foram as marcas registradas da apresentação palmeirense ontem em Bragança Paulista.

Foi um jogo no qual o time de Murtosa correu muito, empenhou-se a fundo e lutou, bravamente, estoicamente, do início ao final do jogo, em busca da vitória.

Na verdade o Verdão se impôs e apresentou o seu cartão de visitas com uma vitória justa, lídima e incontestável sobre um adversário, via de regra, corrosivo e fatídico

Valdívia, outra vez, mostrou que é, sim, um craque de primeira grandeza e está, iniludivelmente, entre os melhores jogadores que militam, atualmente, no futebol brasileiro, quer a mídia entenda ou não, aceite ou não, admita ou não, reconheça ou não, divulgue ou não!  É fato consumado!

O retorno do chileno, que já houvera esmerilhado contra o Ajax, ocorreu em grande estilo e ele promote outros “shows” em 2012.

Não foi como disse o pessoal do Lance, outra vez negativo na análise e sempre econômico na avaliação dos jogadores palmeirenses. Vejam o que tiveram a coragem de publicar:

SIC

“Valdivia teve lampejos de bom futebol na segunda etapa, conseguiu alguns passes, como um que deixou Ricardo Bueno livre para marcar, mas o atacante não aproveitou…”

Lampejos?

Fosse qualquer jogador bambi, sardinha ou gambá, que houvesse jogado o que jogou Valdívia ontem, contra o Braga, mormente no segundo tempo,os adjetivos seriam múltiplos, em muitos parágrafos, com discursos laudatórios incontáveis e loas infindáveis. O Lance, mais um ano em ´lena campanha contra o Palmeiras,  o sub-avaliou

Mas a torcida palmeirense, a verdadeira, não as organizadas, cujo QI está muito acima das demais, tem consciência plena de uma coisa, tal é a perseguição sórdida movida ao clube:

“se Pelé voltasse a jogar e vestisse a camisa do Palmeiras, não passaria, jamais, na visão facciosa da imprensa paulistana gambambi, apenas e tão somente de um bom jogador, nada mais que isso.

Há anos a mídia decretou cultiva e propaga que “ao Palmeiras está vedado e proibido ter craques, revogando-se as disposições em contrário”.

Para que não façamos uma abordagem de largo espectro com abrangência desnecessária daquilo que se conhece e é de domínio público decorridos tantos carnavais, até o “novo” comentarista do Sportv, Edemar Anusek, correto, direito e sem, ao menos ainda, as viciosidades dos comentaristas antigos do Sportv, inconscientemente, caiu nessa pilha.

Num determinado momento do jogo ele ilustrou a imagem de Ademir da Guia que aparecia na tela com os seguintes dizeres: “ Ele deu o azar de ter nascido numa geração que tinha Rivelino e Pelé. 

HAHAHAHAHAHAHAHAHA! Conte outra, Alemão!

Apesar da ótima intenção de Anusek, sua declaração revela, de uma forma muito clara, o preconceito descomunal, interminável, eterno, às vezes até inconsciente, caso dele,  contra a SE Palmeiras, o clube que nunca teve e nem pode ter craques, ao menos sob o ponto de vista faccioso e caolho da mídia. Nem Ademir da Guia eles conseguem reverenciar!  É o fim da picada!

Azar como? Tirante a Copa de 70, Ademir foi sempre superior a Rivelino em futebol e em títulos e a qualquer outro jogador de sua geração, exceto Pelé!

Quando o bêbado-mor deste país, (não o de hoje, o daquela época, daquela época, o daquela época..) excluiu Ademir da convocação de suas “feras”, incorreu na maior injustiça já perpetrada em toda história do futebol brasileiro, ainda sem paralelo. Nem a não convocação de Falcão para a Copa de 78, outro absurdo. foi tão cruel, acintosa e escandalosa!

Em 74, na Copa da Alemanha, o que fez Rivelino? O que jogou o nervoso “Garoto do Parque, status de protagonista e conduta de figurante?

Pouco, muito pouco, quase nada, mostrando aos que sabem ler nas entrelinhas que em 70 ele fora e não passara, apenas e tão somente, de figurante de luxo em um extraordinário time de protagonistas!

Quando Ademir, ainda em 74, na Copa a Alemanha, jogou 45 minutos contra a Polonia, justamente no lugar de Rivelino a imprensa mundial, surpresa e incrédula, rendida à magia do futebol do Divino perguntava estupefata;

“ Como o Brasil conseguiu esconder por tanto tempo um craque dessa categoria?”

Mas com o Palmeiras sempre foi assim, é assim e pelo que se vê depreende, ainda o será por muito tempo em decorrência da inépcia e da incapacidade de nossos dirigentes, autênticos borra-botas!.

Ontem, numa abordagem a respeito da atuação de Valdívia, Anusek o tachou de egoísta, simplesmente por tentar uma jogada pessoal em direção ao gol em vez de passar a um companheiro.

Faria o mesmo com Neymar? Ousaria dizer se fosse Lucas ou Liedson? Com Valdívia pode e é mais fácil porque ele joga de verde!

Anusek demorou demais para reconhecer a magnífica atuação do chileno, só o fazendo ao final da transmissão, quando concedeu-lhe a condição de melhor em campo.

Antes tarde do que nunca, mas o comentarista não poderia ter tateado tanto, relutado tanto para reconhecer aquilo que estava mais na cara do que bigode.

A propósito, Edemar, tirante estes e outros assuntos de menor monta, conduziu-se muito bem em seu novo mister ao qual vai se adaptando aos poucos.

De minha parte, sinceramente, gostaria de ver Anusek em sua especialidade, isto é, narrando os jogos, em que pese ter aprovado, ao menos para o meu gosto pessoal, na condição de analista..

Sou convicto de que com poucas transmissões e um pouco de cancha na tv ele seria capaz de se igualar e, em muitos casos, superar a maioria dos atuais narradores do Sportv.

Outro dia, em um jogo dos juniores do Palmeiras, Anusek aparecia em uma transmissão ao lado de Osvaldo Luiz, também na condição de comentarista. Um desperdício!

Osvaldo teria de ser, na ordem natural das coisas e na projeção natural dos talentos, ele, sim, repórter ou comentarista e Anuseck, o narrador.

A diferença de padrão vocal, vocabulário e de recursos de uso da palavra era imensa, um verdadeiro abismo.

Mas quem tem de ver isso são os apedêutas que “comandam” o esporte no canal, que não conhecem nada de locução, empostação vocal, qualidade de narração e outros quesitos requeridos pelo bom gosto popular em uma transmissão televisiva.

De qualquer forma, Anusek, mesmo em função atípica, que não é a dele, a de comentarista, consegue ser objetivo e enfático e isso já o coloca em uma condição de absoluta vantagem sobre os analistas vaselinas e fazedores de média que existem no canal, a absoluta maioria!.

Objetividade, fidelidade às imagens e, principalmente, ênfase, justamente o quesito que mais tem faltado aos comentaristas do Sportv que continuam em cima do muro e cultivando e promovendo discursos “do clubisticamente correto”.

Isto significa concordar com tudo o que favoreça a Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos e Fluminense os clubes que recebem tratamento especial e diferenciado da alta direção global e da própria CBF.

Espero, sinceramente, que Valdívia “esmerilhe” o seu futebol e brilhe como nunca em 2012!

VOCE GOSTOU DA ATUAÇÃO DO PALMEIRAS?

BRUNO É MELHOR QUE DEOLA?

CICINHO FOI INFANTIL AO COMENTER O PÊNALTI?

VOCÊ ACREDITA NO PALMEIRAS EM 2012?

COMENTE COMENTE COMENTE