Observatório Alviverde

12/11/2017

PALMERAS PASSOU COM TRANQUILIDADE PELO FLAMENGO!


FIM DO 1º TEMPO: PALMEIRAS 2 X 0 FLAMENGO 


Everton Ribeiro, principal atacante do Fla, definiu o jogo numa frase em entrevista no intervalo do jogo

"só eles estão jogando, nós, não".

De fato, no 1º tempo, só o Palmeiras jogou. 

E jogou, aliás, razoavelmente bem, com eficiência e autoridade!

O placar parcial de 2 x 0 retrata a superioridade alviverde que esteve muito  melhor  do que o Fla.

Felipe Melo, Tchê Tchê, Dudu, Keno e Deyverson, este o artilheiro até agora com dois gols, foram os melhores do primeiro tempo.

Entre todos, porém, o melhor foi Tchê, Tchê, em face da presença tática importante de Felipe Melo na marcação liberando-o para apoiar.

(O Palmeiras, agora tem de se cuidar . A maior parte das grandes viradas são construídas em cima de 2 x 0);

----------------------------------------------------------------------
SEGUNDO TEMPO

O Fla tentou voltar mais ofensivo para a etapa complementar, ao colocar em campo seu atacante revelação, Vinicius Júnior, no lugar de Cuellar, mas nada mudou.

Foi uma alteração que não surtiu os efeitos necessários para  melhorar o time carioca em face da boa performance do time palmeirense que esteve muito mais perto de ampliar, do que o Fla de descontentar.

O time carioca foi amplamente dominado pelo time palmeirense que criou, também no 2º tempo, várias situações para ampliar o marcador.

Em suma, o Palmeiras venceu um adversário tradicional porém muito mais fraco e fez por merecer o triunfo.

FICHA TÉCNICA de PALMEIRAS 2 x 0 FLAMENGO
Data: 12 de novembro de 2017, domingo Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo

Árbitro: Braulio da Silva Machado – SC (CBF) (Bom, nota 8)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (ambos SC (FIFA) (Bons, nota 8)
Público: 27.831 pagantes Renda: R$ 1.830.938,52

GOLS:  Deyverson, aos 13 e aos 35 minutos do 1º Tempo para o Palmeiras.

Cartão amarelo: Renê (FLA)

FLAMENGO: Diego Alves; Pará, Rafael Vaz, Rhodolfo e Renê (Rodinei); William Arão (Márcio Araújo), Cuellar (Vinícius Júnior) e Everton Ribeiro; Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Everton
Técnico: Reinaldo Rueda

 PALMEIRAS: 
1) Fernando Prass; Só assistiu ao jogo e orientou a defesa - Nota6,5
2) Mayke: Defensivamente bem na defesa e fraco no apoio - Nota 6
Substituto - (Jean): Jogou pouco tempo e foi bem na defesa - Nota 6.

3) Dracena - Mesmo sem brilhar, comandou as ações ofensivas e deu conta do recado - Nota 7.
4) Luan: provou, novamente, que tem mais bola do que Juninho e tem de ser o titular.Nota 6,5
5) Michel Bastos: Por que Egídio, ZR e Juninho, vinham jogando se o Palmeiras tinha Michel no banco? Nota 6,5.
6) Felipe Melo: Muito melhor do que Breno Henrique. Sua ausência até agora prejudicou demais o time. Nota 7
Substituto - (Thiago Santos): importantíssimo no contexto elenco entrou muito bem no jogo. Nota 7.

                                                                       
7) Moisés; Um dos melhores do Verdão,  mesmo sem render tudo o que sabe e pode. Nota 7,5
8) Keno: Muito boa atuação individual. Nota 7,5
9) Dudu: Jogou bem, mas ainda está longe de sua condição de craque. Nota 7,5.
10) Deyverson. Cumpriu uma de suas melhores partidas desde que chegou ao Verdão. Nota 7,5.     

7) Tchê Tchê - o melhor entre todos os palmeirenses e o craque do jogo. Atuação espetacular para defender ou atacar. Nota 8

 Substituto -  (Zé Roberto): Entrou apenas para faturar o bicho. Sem Nota.

Técnico: Alberto Valentim: Sem reparou a sua boa visão de jogo, hoje contra o Fla. Nota 7.

COMENTE COMENTE COMENTE

DEPOIS QUE MATTOS E CUCA ATIRARAM O BRASILEIRÃO PELA JANELA, O FOCO DO PALMEIRAS É A VAGA DA LIBERTADORES!!!



Como é difícil, à véspera de outro clássico contra Fla, lutar contra o desânimo, o desalento, o pessimismo e os maus presságios que invadem nossas almas palestrinas e, pior, conter a nossa ira! E, no entanto, é necessário!

O momento é grave porquanto, se o título Brasileiro, relegado a um segundo plano e atirado desprezivelmente pela janela em razão da falta de visão profissional e da incompetência de Matos e Cuca, não seja mais alcançável, está em jogo -ainda- algo muito importante: uma vaga direta na Libertadores/18

Entretanto, por pior que seja a nossa decepção, por maior que seja a nossa ira e por mais que desejemos extravasá-la, é de bom tom que nos contenhamos, todos, nestas cinco rodadas que separam o Palmeiras do final da temporada que Matos e, depois, Cuca, dilapidaram e desperdiçaram de forma absolutamente amadora e revoltante.

A esta altura (literalmente) do Campeonato, precisamos colaborar com o nosso silêncio, fechando os olhos aos erros pretéritos e relevando (se possível, os novos) a fim de propiciar aos jogadores a tranquilidade necessária para que ao menos o objetivo colimado por este escriba quando tantos falavam em título, seja devidamente alcançado, a vaga, direta e reta, na Libertadores!

Ou vocês que me leem diariamente acreditam que eu seja uma espécie de "Super-Man" e não esteja a ponto de estourar?

Ou imaginam que eu seja um iceberg humano, capaz de conter minha ira e não por pra fora a minha indignação em face de tudo aquilo que, desnecessariamente, sofremos este ano? 

E o sofremos, fique clara e explícita a minha opinião, em face da inação de um presidente neófito, lerdo, letárgico, completamente despreparado e de um diretor de futebol que, na prática, comprovou aquilo que se sabia, de que ele não tem estofo suficiente para ocupar o cargo e, menos ainda, de ser um conselheiro do presidente. 

Voltando à bola, ontem, o Botafogo, com 51 pontos, perdeu em casa para o Atlético PR e marcou passo na tabela.

O resultado tirou um pouco a pressão sobre o Palmeiras com 54 pontos, postulante a uma das quatro vagas disponíveis para a fase grupal da Libertadores.

Entretanto o Verdão se obriga agora a vencer o Fla por conta da curta distância que mantém sobre o time carioca de apenas quatro pontos (54x50), que reduzir-se-iam a apenas um, em caso de derrota.

Da mesma maneira e para efeitos de encaminhamento de classificação na Liberta e melhora de status no Brasileiro, o Palmeiras terá, além de derrotar o Fla, de contar com tropeços do Grêmio, hoje contra o Vitória em Porto Alegre e do Santos, amanhã contra a Chape, em Chapecó.

Não se iludam com facilidades nesse sentido porque além da dificuldade em si que o Palmeiras encontrará contra o Flamengo,  o Grêmio enfrentará o Vitória com todos os seus titulares  e o Santos um adversário contra o qual sempre tem muita sorte e uma retrospectiva bastante favorável. 

Se passar pelo Flamengo e em caso de derrotas do Grêmio e do Santos, o  Palmeiras ultrapassaria o Santos pelo item regulamentar do número de vitórias (17 a 15) e se igualaria aos sulistas (17x17) perdendo, porém, no critério do saldo de gols, atualmente favorável ao Grêmio (20 x 12). Chegaria, no máximo, ao 3º lugar!

Em relação ao Cruzeiro (também com 51 pts) que recepciona o Flu no Mineirão logo mais às 19 H e jogará sabendo do resultado do Verdão, quem diz que os mineiros não vão se esforçar além da conta por já estarem habilitados para a Libertadores está redondamente enganado. 

O time celeste, declarou Mano Menezes, ainda tem ambições e  quer ocupar o melhor lugar possível neste brasileiro, preferentemente o vice-campeonato.

Como às vezes é preciso publicar as coisas "nos miiiiinimos detalhes", ainda que as subentendidas, quero dizer que o Cruzeiro, como Campeão da Copa do Brasil (também desperdiçada por Matos e Cuca)não está concorrendo com o Palmeiras em termos de Libertadores, para a qual já se garantiu, mas, exclusivamente em relação a u'a melhor classificação no Brasileiro.

Em relação a um empate neste Palmeiras e Fla, antecipo que, embora sempre menos ruim do que a derrota, é um resultado muito perigoso,

Apesar de manter a distância de 4 pontos para o Fla e de ganhar um ponto em relação ao Bota, o Palmeiras corre o risco de ver diminuir para apenas 3 pontos a diferença para o perigoso retardatário Vasco e ao mesmo tempo pode ter a diferença que lhe impõem o Grêmio e o Santos aumentadas.


Esta é a mais provável formação palmeirense para enfrentar a urubuzada:

Prass, Mayke, Dracena. Luan e Michel Bastos.
Bruno Henrique (ou Tiago Santos ou Felipe Melo), Tchê e Moisés.
Keno, Willian (Deyverson) e Dudu.

Com que time você iniciaria o jogo? 
COMENTE COMENTE COMENTE 

PS- Fique bem claro que com qualquer resultado em campo, neste ou nos próximos jogos, Valentim, na minha opinião, não é o técnico ideal para o Palmeiras. (AD)