Observatório Alviverde

16/08/2020

VOCÊ DISPENSARIA LUXA SUMARIAMENTE?

 Meus amigos

Como a situação do Verdão é preocupante resolvi abrir outra postagem para dizer que:

Deixei claro, ontem, no intervalo do jogo, que o time atuou burocraticamente e com uma lentidão daquelas de fazer xingar e de tirar o torcedor da cadeira, irritante!

A falta de objetividade ofensiva e a fraqueza espiritual do time, escancarou de vez aquilo que há tanto tempo estamos registrando, da falta de jogadores categorizados. 

Necessitamos de ao menos um atleta acima da média para comandar a armação do jogo ofensivo e de outro atacante (quem sabe seja garoto Veron?)  que supra a ausência de homens de resolução que levem o perigo ao gol adversário.

Se, como disse e reitera o presidente Gagliote, "o Palmeiras não vai contratar ninguém", por que, o clube  não dispensa sumariamente os cinco ou seis jogadores incompatíveis que estão inchando o elenco, impedindo a promoção de novos atletas da base e sempre se constituindo em simulacros de resolução? 

Nada pessoal contra eles, mas, como se diz lá em minha Pederneiras, "Eles não cagam, mas não desocupam a moita". Com perdão pela imagem grosseira, é exatamente isso o que vem acontecendo." 

Esses caras vêm se constituindo em um péssimo exemplo para os jovens, não por uma questão de comportamento social mas de comportamento técnico-tático, porque a garotada imagina ao vê-los em ação que o futebol é um esporte disputado em câmera lenta, quando se sabe que é exatamente o contrário.

Coloquem os caras à disposição de quem quer que seja, de qualquer clube, até para os rivais mas que seja aberto o caminho para um aproveitamento maior e melhor das categorias de base. O Palmeiras só tem a ganhar com isso!

Se adotasse essa política, o Palmeiras, hoje,  teria um time no mínimo aguerrido, igual ao que o Goiás apresentou ontem no Allianz, com perspectiva de um bom presente e de um grande futuro.

Times de garra, pegada e com a perspectiva de formação de craques só se tem e se pode ter mediante a promoção da base, coisa que o Palmeiras NUNCA se propôs a fazer. 

Infelizmente existe nos bastidores do clube e no seio da nossa torcida uma espécie de rejeição aos atletas da base, sempre rotulados de inexperientes e "incapacitados para vestir uma camisa que pesa" (balela) para os quais inexiste um mínimo ou um grama de paciência..

Quero dizer antes de tudo que o jogo de ontem definiu claramente o tamanho da importância de Felipe Melo nesse time do Palmeiras, menos pela grande bola que joga e infinitas vezes mais pela extraordinária liderança que ostenta e representa.

Dito tudo isto quero dizer que prometi a mim mesmo não fechar apoio àqueles que, neste momento, pretendem oportunisticamente derrubar Luxa e não vou porque a minha experiência grita que nem tudo está perdido.

Parto do princípio segundo o qual o Palmeiras já tem cinquenta por cento (50%) do time arrumados a partir de sua defesa, compatível com a de qualquer time de cumeeira deste Brasileiro e melhor do que noventa por cento (90%) delas. 

A partir daí, com o talento que tem, com a inteligência que tem, com o conhecimento que tem, Luxa tem tudo para montar um grande time.

Só não sei se ele conseguiria se livrar de Lucas Lima, de Bruno Henrique, de Raphael Veiga e de outros jogadores dessa têmpera que não correspondem e ter a iniciativa de formar um meio campo novo via contratação de jogadores categorizados mesmo sem nome e fama ou (melhor) recorrendo à base do próprio clube.

Da mesma forma, precisa exigir mais empenho, mais fluência e rapidez de sua equipe, ciente e consciente de que, sem isso, torna-se impossível brigar por algo neste brasileiro.

Esta tese foi comprovada ontem pelo lépido time de salário mínimo do Goiás, que conseguiu, não apenas travar, mas reagir à altura ao jogo do Palmeiras com perspectivas, até, de ganhar.

Sou favorável a que o presidente se reúna com Luxa, converse com ele e exija que se forme um time que jogue -minimamente- um futebol moderno e competitivo, à altura da grandeza do maior campeão nacional.

Que estabeleça metas e diga claramente ao treinador que, se ele não conseguir libertar o time do chamado jogo em círculos, sem nexo, sem objetivo final e sem profundidade , não terá como mantê-lo no cargo.

Tenho convicção plena de que mediante um "ultimatum" desse jaez Luxemburgo, que quer continuar em alta no futebol brasileiro, adotará as medidas que se fazem necessárias e vai tratar de se aviar para melhorar a performance.

Creio que quem exige neste momento a dispensa sumária de um treinador que acabou de levantar um título que outros tantos não levantaram, acaba fazendo coro com a parte imunda da mídia que deseja ver o Palmeiras na rabeira e na poeira, apenas pelo retrovisor e trabalha diuturnamente contra o clube.

Essa trégua por dois ou três jogos, que peço à torcida a fim de que Luxa possa se reciclar e reciclar o time a partir de medidas fortes e saneadoras, tem a característica de passar bem rápido e, se não resolver, ao menos não atrapalha tanto em caso da necessidade de mudança de treinador.

Simples assim: se notarmos que o time decorridos esses jogos, não progrediu, não melhorou e não revelar a perspectiva de um bom futuro, aí sim, vamos todos cerrar fileiras e, mais do que exigir, obrigar o presidente a dispensá-lo.

Pensem que ainda não cumprimos, sequer, três rodadas do Brasileiro e que se o Palmeiras vencer o jogo atrasado contra o Vasco já alcançará a marca dos cinco (5)  pontos, que o colocaria, hoje, ao lado do Grêmio na quarta posição com quatro pontos.

O momento, reconheço, é bastante grave é exige atitudes, mas como não se pode precipitar nas atitudes é necessário, acima de tudo, um pouco de compreensão e paciência por parte da torcida, esclarecida, mas essa é, apenas, a minha opinião.

Concordando ou divergindo, deixe, também a sua que é muitíssimo importante!

COMENTE COMENTE COMENTE