Observatório Alviverde

31/05/2014

NESTE MOMENTO, EU NÃO RENOVARIA O CONTRATO DE WESLEY!



Wesley quer ficar, mas, para ficar, tem de melhorar! Muito!

O Palmeiras -a mídia anuncia- prioriza renovar com Wesley, mas eu, particularmente, não sei se o faria! 

Talvez, e, muito provavelmente, não!

Digo isso, porém com um certo receio de incorrer em erro , sabedor e conhecedor do bom potencial e das excelentes condições técnicas desse jogador.

Tudo em função do custo benefício, expressão que, quando se usa, leva alguns palmeirenses à loucura, posto que, muitos entendem, um clube de futebol não pode se pautar por essa relação na montagem ou reforma de um elenco, e, que o clube que o fizer, -garantem- não conseguirá montar grandes equipes.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, entendo que quem dirige um clube deve, sim,  ter a noção exata da conveniência ou não de um investimento mais alto, da mesma forma tem de ter "feeling" para discernir se o atleta A, o B ou o C,  merece que se pague mais ou menos a ele!

Tudo isto, por si só, não deixa de ser uma espécie de relação custo-benefício embutida no processo de formação ou reforma de um elenco.

Sempre fui favorável à manutenção dos jogadores de melhor perfil técnico ao final de cada temporada e ao descarte daqueles outros que não conseguem ter e manter um nível, ao menos, aceitável, de produtividade através de um processo seletivo sequente e natural. 

Seria normal que fosse assim, mas o Palmeiras continua sendo a formidável exceção entre os grandes brasileiros e não resiste, nunca, à primeira oferta por qualquer jogador, sobretudo se for acenada através de dólares ou, principalmente, de Euro(s)!

É assim desde o início da década de 50 quando o bi-artilheiro paulista, Humberto Tozzi foi vendido à Lazio da Itália, preço de banana.

Logo depois, vendeu ao Milan a sua maior revelação e estrela, Mazola, que travava, (via mídia) uma disputa pessoal com Pelé para que se saber quem, dois dois, era o melhor! 

Detalhe: o Santos manteve Pelé, mesmo sob o fogo cerrado de propostas do Brasil e do exterior, consideradas irrecusáveis!

Só a partir da adoção de uma filosofia de manutenção dos jogadores de destaque é que se consegue montar grupos fortes e competitivos, capazes de lutar por títulos!

Porém, essa, como sabemos, não é a praia do Palmeiras, cujas diretorias que se sucedem, excedem em incompetência, montando, hoje, e se desfazendo, amanhã, de jogadores e de equipes a toque de caixa, sem a menor noção de mercado futuro! 

Por isto, vivemos sempre na draga, atolados na lama dos maus resultados e na areia de nossa incompetência diretiva!

O Palmeiras, através dos anos, tem caminhado em sentido contrário ao da lógica, do bom-senso e da razão, dispensando ou  vendendo, impulsivamente, irresponsavelmente,  seus melhores jogadores à preço de banana.

Em compensação, por incrível que pareça, tem mantido os meias-bocas, o que, em parte, explica a sua condição de time, essencialmente, mediano! 

Vinicius, que não consegue a titularidade nem no Vitória, ocupou espaço no elenco por três anos, mesmo evidenciando que era um jogador trivial, absolutamente comum com pouca, (vá lá) perspectva de tornar-se um jogador ao nível da exigência de um clube como o Palmeiras! 

Espero, sinceramente, que, agora, em nova fase, ele me desminta, pois se trata de um patrimônio do Verdão.

Para que não se volte tanto no tempo, já imaginaram se o Palmeiras houvesse mantido, entre outros, Danilo, Edinho, Cicinho, Cleiton Xavier, Armero, Diego Souza, Pierre, Barcos, Kardec e outros, com que grupo espetacular estaríamos hoje, considerando-se o repatriamento de Valdívia, as chegadas de Diogo, Henrique, Leandro, Lúcio e Prass, a promoção de Fábio e de outros garotos da base que têm potencial?

Por que, então, eu que advogo com insistência a necessidade da prática da seleção natural, ano a ano, temporada a temporada, dificilmente permaneceria com Wesley?

Irrite-se, quem quiser e que tenha uma opinião divergente da minhas, mas, na relação custo-benefício, ficou provado, decorridos mais de dois anos, que esse atleta está pesando bastante no orçamento do Palmeiras. 

Não tanto pelo salário (ele é diferenciado e tem, sim de ganhar mais do que os demais, tanto quanto Valdívia e Prass merecem ganhar bem mais do que Wesley), mas por sua irregularidade e excessiva alternância de atuação entre algumas (poucas) boas e outras (muitas) más partidas!

Além de custar, excessivamente, ao Palmeiras, Wesley atua em uma posição para a qual se pode conseguir substitutos de melhor expressão com facilidade, até porque estaríamos muito mais bem servidos se dispuséssemos de um canhoto (que marcasse melhor do que Wesley) para o exercício das funções táticas a ele atribuídas!

Cabe o registro de que, entra ano, sai ano, aqueles que -supostamente- dirigem o Verdão, contratam tantos jogadores indiscriminadamente, inconsequentemente, sem  tomar conhecimento de detalhes importantes que cercam a formação de um time equilibrado, como, por exemplo, se o grupo, carece de canhotos!

Esse aspecto, desconhecido (?) ou desprezado por aqueles que pouco ou nada entendem de bola, e, que, no entanto, administram o Palmeiras,  vem se constituindo, com o passar dos anos,  em uma marca rotineira, por eles tratada como um simples detalhe! Não é bem assim!

Outro aspecto a ser considerado é que Wesley, por sua idade (vai completar 27 anos)  e pelo fato de já ter passado, sem qualquer brilho, pelo futebol do outro lado do oceano, é um jogador para o qual não existe mais mercado internacional e quem ficar com ele, a partir de agora, fica com a carta do mico-preto, e morre no jogo pagando um "baita preju", como gosta de dizer Nho Neto)! 

Para que eu renovasse com Wesley ele teria de render, minimamente, o décuplo em relação à bolinha curta que vem jogando!

E VOCÊS, O QUE PENSAM?

COMENTE COMENTE COMENTE