Observatório Alviverde

09/01/2020

COPA SÃO PAULO: APÓS A DERROTA PARA A AFE VOCÊ AINDA ACREDITA NO VERDINHO?



O Palmeiras perdeu para a Ferroviária ontem em Araraquara, em jogo que serviu apenas para a definição do posicionamento dos dois primeiros do grupo, haja vista que Verdão e AFE já estavam classificados.

A derrota palmeirense, em meu entendimento, decorreu, em primeiro lugar, do fato de o Palmeiras ter enfrentado um time bem postado, com sistema tático definido, entrosamento, , com uma zaga quase perfeita e organização de jogo, que marcou um gol aos 25 minutos  e fechou-se na defesa a fim de manter a vantagem. Conseguiu manter!

Em segundo lugar pela baixa estatura do time palmeirense do meio de campo para a frente. 

Os dois gigantescos becões da Ferroviária conseguiram se impor em noventa por cento dos lances disputados contra os franzinos atacantes palmeirenses em uma noite em que a força prevaleceu sobre o jeito e sobre a habilidade.

Nos noventa por cento do jogo, em que houve preponderância palmeirense, o Verdão abusou de perder lances de gol antecipadamente desenhados por precipitação, afobação, nervosismo, mas, principalmente por falha na hora do arremate!  Nos demais lances sucumbiram diante da ótima zaga ferroviária!

 
Não, o jogo não foi como disse Maurício Noriega na TV, que abordou um suposto domínio do time violeta. Tanto é verdade que, a Ferrinha, em mais de cem minutos de bola rolando, chegou apenas quatro vezes com perigo ao gol palmeirense, desperdiçando duas bolas, chutando uma na trave e construindo o gol. O aproveitamento dos interioranos, sim, é que foi maior!

Discordamos, então, do analista do Sportv que, outra vez, abordou muito mais a Ferroviária do que o Palmeiras, evidenciando, sob esse aspecto, despreparo e uma completa falta de visão e para o exercício da função e má vontade para com o clube.

Do jeito que colocou (é hábito dele em jogos do Palmeiras), parecia que o Palmeiras era a Ferroviária e que a Ferroviária era o Palmeiras. Será que só ele não consegue perceber essa faceta recorrente em sua carreira?

Irritado pela obsessão de Nori em enaltecer o time dominado, naturalmente a AFE, fiz questão de contar: foram cinco intervenções do dele fazendo supor que havia um único time em campo, a Ferrinha.

Coadjuvado por uma provincianíssima repórter (imagino que de Araraquara) que só fornecia notícias da AFE, foram necessárias cinco intervenções de Noriega para que então ele ao menos mencionasse na transmissão de Odiney Robeiro a palavra Palmeiras.

E aí quando o blog critica essa performances, o profissional diz aos amigos que está sendo injustiçado, perseguido, que o blogueiro é velho e frustrado e outras adjetivações mais agressivas de desculpa que não conseguem encobrir a realidade dos fatos.

Opinião, sei, antes mesmo dele nascer, que cada qual tem a sua e que, em razão disso deve-se respeitar tudo o que dizem as outras pessoas. 

Respeito-o, muitíssimo, e o tenho na condição de diferenciado, mas a minha indagação é esta: quando será que ele irá reconhecer na TV , ao menos uma vez, que o Palmeiras jogou bem, ainda que seja um time alternativo ou de categorias de base?

Entra ano, sai ano, entra jogo, sai jogo, começam e terminam torneios, campeonatos e as  temporadas, mas as opiniões de Noriega, em se tratando de Palmeiras, são sempre as mesmas, verdadeiros clichês de outras já emitidas e que se resumem nesta frase:

 "o Palmeiras ainda que esmague os adversários e consiga as vitórias nunca terá jogado um futebol convincente", ao menos para ele, embora não tenha sido o caso de ontem. Ele precisa acabar com isso e atribuir a importância que o clube merece em seus comentários!

Um profissional tão inteligente, ultra capacitado, de excelente voz, ótima dicção, dotado de ótimo poder de improviso e de tantas boas ideias acaba estupidamente se aculturando e se nivelando -desnecessariamente- ao sistema, tornando um "mané vai com a turma" quando trabalha em jogos do Palmeiras. 

Será que somente ele não consegue perceber aquilo que toda a torcida alviverde sabe de cor e salteado já há tanto tempo?


Voltando ao jogo quero dizer o seguinte:

Num único aspecto a Ferroviária (dominada e subjugada técnicamente em mais de 70% do jogo) esteve superior ao Palmeiras: na tática.

Ainda assim porque o time abriu o marcador bem cedo e concentrou-se de corpo e alma na defesa procurando beliscar nos contra-ataques. Defensivamente funcionou. Ofensivamente só em dois ou três lances.

No mais, justamente ao contrário do que disse o analista do Sportv muito mais deu Palmeiras do que a AFE que só se impôs (parcial e intermitentemente) em poucos lapsos do jogo.

A derrota, porém, não me abala. Espero que não abale, também, a garotada, posto que era a última derrota que o time poderia sofrer na competição sem ser desclassificado. 

Se serve como consolo, ao menos ajuda a tirar o "olho gordo" dos adversários.

O que não pode é o time perder daqui para a frente, já contra o Sertãozinho no próximo final de semana e de lá até a final. 

Será que vai dar para ser campeão?

COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)