Observatório Alviverde

14/09/2013

AMERICA MINEIRO VAI DAR MUITO TRABALHO AO PALMEIRAS.




No primeiro turno, perdemos em casa. Hoje temos a chance da desforra.

Jogo é dificílimo não, apenas, pela tradição do adversário, mas por ser realizado no Independência, onde o América está acostumado a jogar.

Nada, porém que assuste, em razão do Palmeiras ter mais time e sempre conseguir fazer bons jogos quando atua nesse estádio, construido para a Copa de 1950, realizada no Brasil.

De passagem, diga-se que a maior zebra já verificada em todas as Copas ocorreu nessa Copa de 50, quando um catado de jogadores dos Estados Unidos derrotou a toda poderosa Inglaterra por 1 x 0.

Neste momento, Palmeiras e América têm objetivos diferentes. O Palmeiras quer faturar mais três pontos e abreviar a sua classificação para a Série A que seria conseguida mediante mais 18 pontos, segundo calcula Kleina.

O América, que realiza uma boa campanha, tem de vencer para não se distanciar do pelotão que lidera a competição.

A surpreendente derrota do Paraná para o Oeste, 1 x 2 em Curitiba, ontem à noite, vai servir de alento para o time americano que pode diminuir a diferença para o quarto colocado para apenas três pontos, desde que os mineiros consigam derrotar o Verdão, como fizeram no primeiro turno em Itu, por 1 x 0..

O Palmeiras, que mais do que a habilitação para a série A quer, de quebra, o título da Série B, vai jogar pressionado pela vitória da Chapecoense que goleou, impiedosamente, o São Caetano por 6 x 2, ontem, em Chapecó e está a apenas dois pontos do Verdão.

Uma vitória, ainda que magra, manterá o Palmeiras a 5 pontos do perigoso vice-líder.

Os jogadores americanos sabem que, mesmo jogando em casa, não terão vida fácil, pois terão pela frente um time certinho,  de grandes peças individuais, entrosado,  com quase 80% de aproveitamento na competição.

A grande motivação do América decorre da mudança de treinador. Silas, ex- jogador bambi dos tempos de Cilinho, assumiu a equipe na rodada passada e conseguiu passar confiança aos jogadores que foram a Floripa, não tomaram conhecimento do ótimo time do Figueira e ganharam por 2 x 1.

O América, segundo Silas, vai jogar concentrado na marcação ao meio de campo do Palmeiras atuando no setor com quatro jogadores, e só terá dois atacantes.

Como vai começar sem um volante de contenção, Leandro Ferreira, e entra com um meia de ofício muito ofensivo, Marcão, imagino que ele vai explorar, basicamente, os contra-ataques e jogar em altíssima velocidade.

No Palmeiras a grande esperança é Valdívia que retorna ao time, mas ainda sob observação.

 Se estiver inspirado e o árbitro coibir o jogo pesado e violento sobre o mago, ele pode decidir a favor do Verdão.

O retorno de Mendieta é outro fator muito positivo porque revela que Kleina parece estar mudando um pouco a sua filosofia de excesso de cuidados defensivos e optando mais pelo jogo ofensivo, obrigação, aliás, de um clube do tamanho e da grandeza do Palmeiras.

Se Wesley, Mendieta e Valdívia derem liga, o América vai ter de correr atrás do time do Palmeiras o tempo todo, sem muita chance para atacar.

Trata-se de um meio campo criativo e de respeito, que a grande maioria dos times da série A não consegue ter.

Oito mil ingressos foram colocados à venda para o América e Palmeiras.

Não houve, até ontem a noite, nenhuma divulgação do número de entradas vendidas, mas eu calculo um público entre quatro e cinco mil pagantes para o choque dos verdes de daqui a pouco..

Aliás, estarei, pessoalmente, no Independência e se a turma da mídia paulistana quiser me ver, estarei passeando livre, leve e solto pelo setor das emissoras de rádio, mas receio que queiram me ver só de longe e, preferencialmente, de binóculos.

Não sei quem transmite o jogo pelo Premiere, mas, hoje, ele vai ficar tranquilo pois não terei condições de comentar a atuação dos locutores, a não ser que sejam aqueles das emissoras de rádio locais.

FORNEÇO OS DADOS TÉCNICOS ANTECIPADOS DO JOGO:

AMÉRICA X PALMEIRAS

 22ª rodada da Série B
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: sábado, 14 de setembro de 2013, às 16h20
Árbitro: Cláudio Mercante Júnior (PE) 
Assistentes: Roberto José de Oliveira e Marcelino Castro de Nazaré (ambos de PE)

AMÉRICA
Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, Andrei Girotto, Bady e Willians; Alessandro e Marcão
Técnico: Silas

PALMEIRAS

Fernando Prass; Luis Felipe, Henrique, Vilson e Wendel; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta e Valdivia; Leandro e Alan Kardec
Técnico: Gilson Kleina

QUEM TEM MAIS CHANCES DE VENCER A BATALHA DOS VERDES, ÀS 16,20h AQUI EM BELO HORIZONTE?

O PALMEIRAS ESTÁ BEM ESCALADO?

VALDÍVIA VAI FAZER A DIFERENÇA?

COMENTE COMENTE COMENTE, COMENTE AQUI, ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM DEFINITIVA!