Observatório Alviverde

01/09/2012

UMA VITÓRIA HOJE SOBRE O GREMIO É DE LEI E REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO!

 

Dentre 19 convocados, vai sair a escalação do time do Palmeiras que volta, hoje, às 18.30, atendendo o clamor da torcida,  a se exibir no velho Pacaembu.

O Verdão joga, esta noite, a sua primeira decisão das dezoito que terá pela frente na luta contra o rebaixamento.

Enfrenta a forte equipe do Grêmio, esta, ao contrário do alviverde, em contínua ascensão ao topo da tabela.

@@

OS 19 CONCENTRADOS:

Goleiros: Bruno e Fábio
Laterais: Artur e Juninho
Zagueiros: Maurício Ramos, Thiago Heleno e Leandro Amaro
Volantes: Henrique, João Vitor, Correa e Márcio Araújo
Meias: Tiago Real e Patrik Vieira
Atacantes: Barcos, Obina, Betinho, Luan, Mazinho e Maikon Leite

@@

Desta vez observa-se uma relação de convocados diferente, diversa de todas as outras.

Não, apenas, pela inclusão do mais novo contratado,Tiago Real, mas pela maior presença de jogadores de ataque. 

Em todas as listas anteriores, invariavelmente, ocorria a predominância numérica de volantes de contenção, de laterais e de zagueiros.

A lista dos que vão enfrentar o Grêmio, tem oito jogadores de vocação essencialmente ofensiva:

Tiago Real e Patrik Vieira, meio-campistas, e os atacantes Barcos, Obina, Betinho, Luan, Mazinho e Maikon Leite.

@@

Num primeiro momento, a vasta lista de homens de frente e uma declaração de Scolari após o jogo contra a Portuguesa, sugerem um Palmeiras muito ofensivo, 

Assim disse Felipão:

“ O que o time não pode é se acomodar e ter medo de fazer algo…Já estamos embaralhados mesmo, então, se não arriscarmos, nada vai acontecer”!

Com tudo e apesar de tudo, não creio em mudanças tático-estratégicas drásticas ou radicais!

Sou convicto de que o Palmeiras irá jogar como sempre jogou e como vem jogando, porém com um pouco mais de ofensividade, buscando mais ao gol.

O time, sem qualquer dúvida, estará fechado, postado  na defesa, atuando dentro dos parâmetros habituais,   respeitando, à risca, o “modo Felipão de jogar”.

Scolari vai esperar pela iniciativa gremista, recuando o meio de campo, formando duas linhas de quatro e dois atacantes com Barcos enfiado, tentando jogar no erro do time de Luxa.

Tudo conforme ocorreu no primeiro jogo da Sul-Americana quando o Verdão venceu por 2 x 0 e abriu o caminho para a conquista do título.

@@

Eu, que tanto defendo o Palmeiras atacando, tomando sempre as iniciativas e indo pra cima dos adversários vou dizer-lhes uma coisa, pela qual, por favor, não me chamem de incoerente, mas de previdente!.

Especificamente no jogo de hoje contra um adversário motivado, muito forte no ataque, o Palmeiras tem de entrar em campo com um certo cuidado,  e algumas precauções defensivas.

Felipão não pode, em razão da situação aflitiva e preocupante na tabela, partir com tudo pra cima do Grêmio e se desguarnecer na defesa, pois corre o risco de ser derrotado e, quem sabe, goleado.

@@

Fique claro que ninguém é contra a equipe ter uma certa vocação ofensiva, em consonância com a estratégia e a própria filosofia de Felipão.

O que não pode, como vem ocorrendo jogo sim, outro também, é o time abdicar, completamente, do jogo ofensivo e da criação das situações de gol para defender empates ou vitórias magras por resultados mínimos ou módicos,

Chega de ter medo de ganhar!

@@

O próprio técnico do Grêmio criou uma expressão tosca mas real, que é um diagnóstico preciso e perfeito desse Palmeiras de Felipão.

“O medo de perder tira a vontade de ganhar” (Luxa)

Este tem sido o Palmeiras!

Esta é a hora de mudar!

@@

Tudo bem que procuremos nos defender com eficiência e, se possível, sem tomar gols. 

Mas que, também, não entremos em campo visando, exclusivamente, a não perder o jogo e a não sofrer gols, como vem ocorrendo.

Além de perigosos, esses precedentes vêm sendo danosos ao time palmeirense que, por se preocupar tanto em defender, ataca pouco ou se esquece de atacar.

Para ganhar e pontuar, temos de ousar, atacar e fazer gols. Não há outra alternativa! Ninguém vence sem fazer gols e não existe vitória por zero a zero.

Se continuar sem ousadia ofensiva e sem marcar gols, o Palmeiras vai agravar terrivelmente a sua situação neste Brasileirão.

A vitória, hoje, é o único objetivo e não tem substitutivo.

É de lei e revogam-se as disposições em contrário.

COMENTE COMENTE COMENTE