Observatório Alviverde

13/04/2011

PALMEIRAS X SANTO ANDRE: OU VAI OU RACHA, NO PAU OU NA BORRACHA!

 

A maior parcela de nossa torcida, adora criticar.

Muitos caras parecem chegar ao orgasmo quando falam mal do time, da diretoria e o “escambau”.

São os torcedores faanáticos, insaciáveis, delirantes, doidivanas, os eternos descontentes, gente que, se torcesse pelos adversários, nos prestaria um grande favor.

Domingo passado ou retrasado, no programa dominical do Avalone pela CNT um tal Lugó, se é que estou escrevendo o nome corretamente, despejou um caminhão de críticas sobre muitos jogadores, Felipão time, diretoria e etc, gratuitamente….

Interessante é que o cara tem bom nível e escolaridade, embora esse tipo de torcedor, exageradamente exigente e crítico mordáz, que se arvora em conhecer futebol e o Palmeiras mais do que os outros, é o que mais prejudica o clube.

Para essa gente, nada está bom, nunca está bom e se estiver bom colocam defeitos, talvez pelo simples prazer de criticar. Como é que o cara pode apor defeitos em um time que não perde há 15 jogos?

Reconheço que há ocasiões em que o time, os dirigentes e o clube precisam ser criticados e que bater neles com força, é nossa obrigação.

Outras, porém, existem em que temos de estender a mão amiga ao elenco, em função, por exemplo, da perda de um jogo importante, de um clássico, de uma fase negativa, ou, até, de um campeonato, consequências normais do futebol que, como todos sabemos, é um jogo!.

Mas há, também, o momento de incentivar, de aplaudir, de vibrar, de reconhecer a boa fase, de por as coisas pra frente e, enfim, o momento da alegria, do enlevo, do entusiasmo, do regozijo até a comemoração.

Esse é, exatamente, o momento pelo qual passamos, embora o caminho para a comemoração final, a definitiva e melhor, ainda imponha obstáculos e metas a ser atingidas.

Para quem analisa futebol com frieza e realismo, ainda que o Palmeiras (Que Deus, Felipão e o elenco nos livrem disso) se enrosque nas finais do Paulistão ou na sequência da Copa do Brasil, será motivo de otimismo verificar o quanto o time melhorou e ganhou consistência das últimas temporadas para cá.

Não, não julguem que eu esteja proferindo uma mensagem de temor ou pessimismo, até porque, nos últimos cinco anos, nunca acreditei tanto em um time do Palmeiras, quanto acredito neste time de Felipão.

Para mim não será nenhuma surpresa se beliscarmos, além do Paulistão, a Copa do Brasil e o Brasileirão. O time está forte, muito bem preparado, coeso, inspirado e espiritualmente harmonizado.

Nossa nova estrutura, de muita organização e disciplina, além das últimas contratações (Henrique está chegando) e o aproveitamento da base, apontam para a perspectiva de vários títulos este ano, através desse time de operários qualificados, montado por Felipão.

Com tudo isso, ninguém pode garantir que o Palmeiras será campeão. Sejamos realistas e consideremos que corremos riscos, sim, de passar mais algum tempo na fila, porque os outros clubes também estão mobilizados e estruturados para lutar e tentar ganhar os mesmos títulos que pretendemos.

Além disso, há, também, o invisível trabalho de bastidores, leia-se  STJD e arbitragens, que tanto beneficia os bambis, os gambás e os clubes cariocas, que tem de ser superado.

Exemplifico:

Todo mundo fala, por exemplo, que fraquejamos no ano retrasado quando buscávamos o título, mas ninguém mais comenta a monumental garfada de Simon anulando um gol legítimo de Obina contra o Fluminense.

Preferem dizer que o Fluminense foi heróico ao fugir do rebaixamento. Elogiam Cuca e o grupo de “guerreiros”, mas quem resolveu pra eles foi o zagueiro, digo, árbtitro Simon. Não fosse, mais do que o apito amigo, a mão amiga  do gaúcho, teriam perdido, caído, ido para o beleléu e ninguém os teria chamado de guerreiros.

Aliás, Simon, cedo ou tarde, vai virar comentarista da Globo. Aposto que sim! Arnaldo, Marcio Rezende e Marsiglia já estão lá. Falta só o Simon! Gaciba foi contratado esta semana! 

Isso se chama “padrão Globo de qualidade! “. Vou parar por aqui, não quero ser processado se disser tudo o que penso dos referidos cidadãos.

É por isso que, repito: se chegarmos às finais e disputarmos os títulos, já estará de ótimo tamanho, representando um ponto de partida, um pouco mais à frente, para as futuras competições.

O problema é que o time perde, as cornetas soam alto, a diretoria se assusta  e se inicia . novamente, um novo processo de desmanche em nosso clube.

É um autêntico e contínuo trabalho de Sisifo porque toda a vez que chegamos com a bola no pico da montanha, deixamos que ela escape de nossas mãos e volte ao sopé do morro.

Manifesto preocupação e temor da perda dos títulos que disputamos, Se o Palmeiras perder o Paulistão e se enroscar na Copa do Brasil, anotem, haverá uma exumação das críticas da mídia que hoje jazem enterradas e sofreremos. dobrado, as consequências.

Da mesma forma virão a público os oportunistas conselheiros da oposição para reclamar e condenar o alto salário de Felipão e de sua comissão técnica, sem, jamais, mensurar a chamada relação custo-benefício.

As organizadas, a serviço nem se sabe mais de quem, farão passeatas, ameaças e envenenarão o ambiente, intimando, irreflexivelmente, a diretoria a dispensar Felipão e a dissolver o elenco.

Os torcedores mais fanáticos, coléricos,  ruborizados, carregados de ira e de argumentos vãos, procurarão a mídia inimiga para desabafar.

Locupletar-se-ão com ela, justificando, assim, as agressões ao clube que será acusado de não investir, de enganar a torcida e  de querer ganhar títulos com o tipo de investimento a que apelidaram de bom e barato, expediente, aliás, que só pode ser adotado pelos bambis ou pelos gambás.

Há muitos anos à frente deste blog, aprendi que quando elogio o time, não repercute. O sujeito entra no espaço, lê a postagem, quando lê, e não deixa nenhuma mensagem.

Quando fazemos críticas, elas também são necessárias, há um aumento considerável de participações, pois, como eu disse, o palmeirense adora criticar.

Aliás quero aproveitar para agradecer a participação direta e regular de muitos de nossos bloguistas que, tanto na hora boa quando na hora ruim, não  se omitem e nem ficam sem deixar as suas mensagens. Esses, são os verdadeiros palmeirenses.

Hoje, por exemplo, é dia de torcer, incentivar, vibrar e criar uma atmosfera positiva para esse jogo contra o Santo André, mas poucos vão se manifestar porque o momento é bom e as coisas andam bem. Na verdade, todos parecem mais preocupados com o que a mídia vai falar!

Deixem que a imprensa fale, que os cães ladrem! Quem não sabe que farão o retrospecto negativo de duas participações nossas na competição quando perdemos para o Asa de Arapiraca com Luxemburgo e tudo (essa doeu) e de quando fomos eliminados nas quartas de final pelo Santo André.

Eles vivem colocando no ar as imagens de nossas duas piores derrotas na competição, mas as imagens de nossa conquista da Copa, eu não vi em nenhum programa de TV.

É mais ou menos como a Copa São Paulo de juniores. Eles falam que nunca ganhamos e a Copa dos Campeões da Copa São Paulo, a mais importante entre todas, vencidas por nós, eles, simplesmente, deletaram para continuar falando mentiras e denegrindo a imagem do Palmeiras.

Esses calhordas só não dizem que quando perdemos as quartas de final para o Santo André, em 2004,  o time do ABC era tão forte que foi o Campeão da competição naquele ano, em cima do time da Rede Globo, o Flamengo.

O Flamengo perdeu a final por 2 x 0, mas a mídia nunca repercute essa derrota. A fita desse jogo nunca sai do arquivo, mas a TV continua (ainda ontem eu ví) reprisando os gols do Asa de Arapiraca e do próprio Santo André, contra o Palmeiras,

Como são FDPs e maus caracteres esses produtores de TV! O Palmeiras não pode perder para os pequenos porque eles não se esquecem, nunca, de lembrar e divulgar!  Os bambis foram eliminados pelo Goiás e eles não tocaram mais no assunto. Mas não se esquecem de lembrar e divulgar que o Goiás nos eliminou da Copa Sul-Americana!

Depois dizem que nós, os palmeirenses, vivemos da “teoria da conspiração” e temos “mania de perseguição”.

Aqui, oh! Aqui, bem abaixo! Tome, farroupilha!  Tome com força, pra doer porque se for devagar voces vão gostar, vão adorar!

Agora, em 2011, os papéis se inverteram. O time forte, entrosado, acreditado e favorito absoluto deste Palmeiras e Santo André é o Palmeiras.

O adversário,rebaixado no Paulistão, está fragilizado e vive um péssimo momento. O perigo reside no fato de o Santo André, assim como o Goiás, ano passado, lutar pela sobrevivência. As chances do time andreense resumem-se em uma palavra: superação. Só assim têm chances…

Com o momento que vivemos e a volta de Valdívia como titular, se tudo correr em condições normais, não há como falarmos em derrota do Palmeiras.

Não creio, sinceramente, que a zebra possa passear e postar hoje, mesmo sendo o jogo no Bruno José Daniel. Vai ser difícil o raio cair duas vezes no mesmo lugar.

Eu acredito, e, digo mais: não tenho nenhuma dúvida em meu coração de que o Palmeiras vencerá, com todo o respeito pelo time do Santo André.

Na décima primeira rodada do Paulistão, o time do ABC arrancou-nos um empate sem gols no macumbado Pacaembu, em jogo no qual jogou boa parte com apenas  dez jogadores mas nos deu um imenso trabalho.

HOJE, LITERALMENTE, OU VAI,  OU RACHA, NO PAU OU NA BORRACHA! (royalties e homenagem ao saudoso Zé Limeira, o maior torcedor da história do Ferroviário do Ceará, criador da expressão)