Observatório Alviverde

15/07/2015

INVERTENDO PRIORIDADES!


UM ERRO AUDACIOSO E CRASSO
DE MARCELO OLIVEIRA, MATTOS E CIA!

Resultado de imagem para marcelo oliveira palmeiras
Desta vez, deu certo, mas teve tudo para dar errado!

Um amadorismo irritante da parte de Nobre, Mattos, Marcelo e companhia, exala, da inversão de prioridades, pelo Palmeiras, em relação ao jogo contra o Asa, cujo primeiro tempo acaba de acabar em Londrina, Pr., com o placar de 0 x 0.

A condenável escalação de um time reserva, sem o menor entrosamento, para um jogo decisivo, importantíssimo, em competição -neste momento-, prioritária, coloca em dúvida a visão profissional dos responsáveis diretos pelo futebol do Palmeiras.

O jogo desta noite é sumamente m-a-i-s importante do que o clássico do fim de semana contra o Santos pelo Brasileirão. E o é porque o Asa x Palmeiras é um jogo decisivo numa competição que habilita o vencedor para a Libertadores em 2016.

Foi uma b-u-r-r-i-c-e inominável a escalação do time reserva e correr um desnecessário risco de desclassificação em uma competição mais curta e menos difícil no caminho de qualquer equipe no que se refere ao objetivo de classificar-se para a "Liberta" do ano que vem.

Ainda que o Palmeiras chegue (tomara que chegue) à vitória e obtenha a classificação fica o registro da desnecessária aventura de risco.

Sei, perfeitamente, que a medida objetivou proteger o time para um clássico contra o Santos, que, no contexto da semana, era menos importante. 

Ainda que perca para o Peixe, o Palmeiras teria e terá tempo e condições para se recuperar nos contextos do grupo e da tabela.

Entretanto, se perder para o Asa, deixa de vez a Copa do Brasil, competição promovedora e rentável que, (quem não sabe?) sempre foi o caminho mais curto para quem quer chegar ao torneio continental.

Quando a gente pensa que tudo foi resolvido, que o clube mudou e que o profissionalismo, afinal, chegou, também, no Palmeiras, a atitude da diretoria e do departamento de futebol nos coloca, novamente, na cabeça, novamente a grande dúvida.

O time não mereceu ganhar do Asa no primeiro tempo, mas,  da mesma forma, não mereceu perder.

Esperemos, pois, pelo melhor. Nossas condições de vitória estão na mesma proporção das condições de sermos derrotados, haja vista que enfrentamos um adversário que, se, tecnicamente, é inferior, do ponto de vista prático é muito mais entrosado.

A escalação do mistão foi um presente de grego ao povo de Londrina que, apesar do alto preço dos ingressos, deixou bem claro que, na região, quem manda no coração da galera é o Verdão!

COMENTE COMENTE COMENTE
(Postagem escrita no intervalo de Asa x Palmeiras)

O PALMEIRAS TEM DE SER, ESTA NOITE, UM TIME FOCADO, CONCENTRADO, APLICADO, EFICIENTE, OBJETIVO E CIRÚRGICO




(Arte da Folha de Londrina, um dos melhores jornais do Brasil!)
A mídia, a cidade e a região, abraçaram o evento Asa x Palmeiras!

Quem é do ramo sabe da importância do Asa x Palmeiras. Só o vencedor continuará na Copa do Brasil, a chave da Libertadores. Marcelo Oliveira, mais do que ninguém, também sabe! 

Assim, deve colocar em campo -na conjuntura de hoje- a melhor escalação possível do Verdão (física, tática e tecnicamente), com duas surpresas. Amaral na contenção e Cleyton Xavier na armação. 

Victor Ramos e Egídio voltam da suspensão. Vitor Hugo e Robinho, não jogam, por contusão, Arouca, por precaução e Zé Roberto, por perder a posição.

Este blog fez inúmeras observações e críticas a Zé Roberto. Não compactua, entretanto, com quem o deseja fora do time. Quer, apenas, que ele seja usado com inteligência, estrategicamente, e, na medida das necessidades.  

Gosto da formação inicial anunciada para esta noite e da volta de Amaral. Eficiente no desarme, excelente na marcação por zona e um líder em campo, vai ajudar Gabriel, vai melhorar a defesa e vai solidificar a meia-cancha. 

Ao mesmo tempo, liberará Marques, Xavier e Dudu, tanto e quanto Lucas e Egídio, para que possam, muito mais, apoiar e atacar, sem tanta preocupação em defender. 

Sem milongas, delongas e candongas, quero deixar claro que, esta noite, sou muito mais Palmeiras e arrisco afirmar que o jogo de hoje termina com um resultado elástico pró Verdão! 

Se, por qualquer circunstância, o time alagoano conquistar a vaga, terá sido pelo que se chama e considera um acidente de trabalho! 

Em relação ao Asa, o que não pode acontecer é o atual time do Palmeiras continuar criando fantasmas, elucubrações mentais e entrar em campo em situação psicológica de inferioridade, em face de enfrentar, novamente, o time modesto que um dia o eliminou da competição.

Fique claro, isso ocorreu há muito mais de uma década e envolveu outras gerações de jogadores, sendo que os atuais nada tiveram ou têm a ver com isso.

No entanto, cada vez que o Palmeiras tem de enfrentar o Asa (ou, qualquer adversário de menor porte e tradição em competições nacionais), os jogadores alviverdes continuam sendo perturbados e abalados pelos comentários ameaçadores -propositais- dos anti-palmeirenses da mídia, autênticos profetas do caos e da desgraça.

É óbvio que r-e-s-p-e-i-t-o se há de ter, (hoje e sempre), como o elemento chave de qualquer relacionamento clubístico. O Asa de Arapiraca, fique claro, é credor e faz por merecer todo o respeito. 

Mas, em verdade lhes digo que "se o Palmeiras tiver a oportunidade de respeitá-lo ainda mais, goleando, impiedosamente, o time alagoano esta noite em Londrina, que, efetivamente, o faça", sem qualquer sentimento de piedade e compaixão. 

É preciso, decorridos 14 anos, romper, definitivamente, com o passado tenebroso de uma tragédia desclassificatória, amplificada pela mídia e transformada propositadamente, em drama que a própria mídia agora se esforça a fim de não permitir que seja esquecido.

Em meu entendimento, só uma goleada larga e sonante do Palmeiras sobre o Asa (improvável, difícil, mas longe de ser impossível) teria o poder de minimizar e de começar a fazer desaparecer um trauma repetidamente exposto, sempre a dano dos interesses alviverdes.

Interessante é que, na contrapartida dessa verdadeira ação persecutória e gangster, perpetrada de forma proposital e contínua contra o Palmeiras, a mídia (ressalvadas poucas exceções) não tem por hábito repetir ou mencionar os grandes desastres curintianus.

Já não aborda mais, por exemplo, o jogo Cianorte 3 X 0 Curicas, ocorrido quatro anos depois, na Copa do Brasil 2005, e, da mesma forma, já esqueceu, sem nem tocar mais, -de leve ou en pasant"- , na vergonhosa eliminação dos gambás para o Tolima, ocorrida bem mais recentemente, em 2011 com Ronaldo e tudo! 

Creio, repito, numa vitória elástica do Palmeiras sobre o Asa esta noite. Mas, para isso, e, de acordo com a manchete desta postagem:

"O PALMEIRAS TEM DE SER, ESTA NOITE, UM TIME CONCENTRADO, APLICADO, EFICIENTE, OBJETIVO E CIRÚRGICO!" 

COMENTE COMENTE COMENTE