Observatório Alviverde

05/01/2009

COM VALDIVIA TERÍAMOS SIDO CAMPEÕES BRASILEIROS ?

Em minha forma de ver, a saída precoce de Valdívia foi o fator fundamental para que perdessemos a oportunidade de faturar o mais fácil de todos os Campeonatos Brasileiros realizados até esta data
Não vamos nos aprofundar nas análises que determinaram a negociação do último grande craque que pisou os gramados do Brasil e que vestiu a nossa camisa com dignidade, respeito, e, principalmente com muito amor. Sei que a possibilidade de transição no poder, os loucos ciúmes e a paranóia de Luxa, mas, acima de tudo, as dívidas bancárias e o chamado fluxo de caixa negativo, foram os fatores desencadeantes da saída intempestiva do gringo, que, apesar de ter vindo do exterior, parecia um palestrino criado no clube desde a tenra idade. Aquela tirada de sarro em cima do Rogério Ceni foi impagável e ficará marcada indelevelmente e para sempre nos anais e no folclore do futebol brasileiro "Chora Bambi". Na verdade, Valdívia encarnou a alma palmeirense e em uma única e inolvidável frase, conseguiu traduzir o sentimento palestrino na euforia da vitória contra o seu maior inimigo, o SPFW.
Fiquei perplexo quando o nosso diretor de futebol Gilberto Cipullo afirmou que comparando os jogos do Palmeiras com o mago e sem o mago, que, com Valdívia, ganhamos, apenas, míseros dois pontos a mais. Miseros ? Com esses míseros dois pontos teríamos, sim, nos igualado ao Cruzeiro em pontos e em número de vitórias. A decisão do terceiro lugar teria sido definida pelo saldo de gols. Ressalte-se a importância desse terceiro lugar que nos livraria da perigosíssima pré-libertadores em que correremos o risco de fazermos apenas duas partidas na competição. Sem querermos ser pessimistas, nunca corremos tanto risco quanto este ano. Além da indefinição do time, vamos ter de fazer o jogo decisivo na altitude boliviana. Um perigo real, palpável e iminente..
Com Valdívia no time eu não tenho dúvidas, ainda que incorrendo pelo perigoso terreno das hipóteses e das probabilidades que levantaríamos, tranquilamente, o título. Todos sabemos que quem faz a diferença é sempre o craque. Voces viram o que aconteceu com o Flamengo quando perdeu o artilheiro Marcinho, ex Galo Mineiro ? O mesmo fenômeno ocorreu quando perdemos o Mago. Você concorda ?

E O NOSSO CAMISA 9 ? ATÉ QUANDO A IMPRENSA VAI "SECAR" ?

Infelizmente viramos o ano despreparados, mais uma vez, para a temporada seguinte. Mais uma vez vamos ter de consertar o avião e estabelecer a sua rota em pleno voo.
Todo o ano eleitoral tem sido assim; ruim, cruel, preocupante, de expectativas negativas e muito sofrimento para a nossa torcida.
2009 não está sendo diferente, com a agravante de ser um ano de Libertadores.
As intermináveis brigas políticas acabam sempre em decepção para o torcedor e não devia ser assim.
Imediatamente após o pleito, o novo presidente deveria tratar do adiamento ou antecipação das eleições para um mes mais distante das festas de fim de ano e do final da temporada.
E poderia fazê-lo mediante o prolongamento do mandato ou, se houvesse boa vontade em servir o clube, até, de abrir mão de um mes de seu tempo administrativo, sem brigas ou tráumas, hipótese esta que apenas um dirigente dotado de espírito de grandeza e de amor pelo Palmeiras poderia conceber.
Só que todos sabemos que, na prática, isso é impensável no torvelinho das paixões avassaladoras que envolvem os dirigentes de nosso clube.
Por essa e por outras razões, viramos o ano com um elenco desajustado, desarrumado e, repito, sem um camisa 9 de gabarito e respeito, à altura de nossas tradições.
Keirisson que alguns garantem já ter sido contratado, se vier, será apenas em abril.
A propósito do matador curitibano a imprensa, a cada dia, divulga informações cada vez mais confusas, desencontradas e a maioria já admite que Keirrison não vem mais para o Palmeiras. Seguirá direto para a Europa, ao final de seu contrato com o coxa.
Pelo comportamento midiático, parece que a imprensa não quer mesmo Keirrison no Verdão.
Anuncia-se, também, Brandão, outro paranaense da colonia araucariana que tomou conta do Palmeiras, quem sabe para a satisfação dos interesses pessoais de nosso "técnico-manager- dirigente-presidente" Vanderley Luxemburgo. Para jogar com Luxa, tem de vir do Paraná !
Brandão, hoje com 28 anos, está inserido naquela situação preconizada pelo nosso treinador ao abordar o tema por ele levantado, "repatriar é a solução". Está maduro, endinheirado, mas não está profissionalmente realizado. Assim, nos critérios de Luxa, está pronto para voltar ao Brasil.
Mais uma vez a ação deletéria de alguns profissionais e de alguns órgãos de imprensa procura atrapalhar as negociações e minar a contratação de Brandão, um centro-avante diferente de Alex Mineiro, de Kléber e do próprio Keirrisson, de grande estatura, razoável técnica, muita presença de área, chute forte e ótimo cabeceio. Como terceira alternativa foi oferecido ao Palmeiras o argentino radicado no Chile e centro-avante do Colo-Colo Lucas Barrios. Essa situação me arrepia pois imediatamente me vem a cabeça a figura de Gioíno que a exemplo de Lucas também era um argentino radicado no Chile.
Que os deuses do futebol cuidem do Palmeiras enquanto o professor Beluzzo não assume a presidência...