Observatório Alviverde

10/10/2014

O MOMENTO É DE OTIMISMO, PORÉM COM RESERVAS!





A rodada do meio de semana, em face dos interesses do Palmeiras, se não foi excepcional, foi muito boa.

Para que fosse boa, o Palmeiras, primeiro, teria a obrigação de fazer a lição de casa e derrotar o Botafogo, no Rio. 

Conseguiu! Foi importantíssimo que conseguisse! 

Explico porquê:

Se derrotado, o Verdão empacaria em 28 pontos. 

Deixaria que o Botafogo o ultrapassasse e fugisse da zona do rebaixamento, atingindo 29 pontos, pois o time carioca superaria o Coritiba em número de vitórias, 8 x 7.

Nessa -ainda bem- evitada hipótese, o Verdão, neste momento, estaria desesperado como o segundo time do Z4, com míseros 28 pontos, atrás do Coritiba que encabeçaria a lista, com 29. 

O Palmeiras, então, seria o antepenúltimo colocado, empatado em pontos com o Vitória, com o benefício do maior número de vitórias, 8 x 7.

Em pontos, o Palmeiras estaria, apenas e tão somente, à frente, do Criciúma que tem 27. Seria, no mínimo, desalentador para a sofrida torcida palmeirense!

Nessa hipótese, vivenciaríamos outra situação deveras preocupante e aflitiva, tanto e quanto aquelas que antecederam os rebaixamentos em 2002 e 2012. Felizmente, não rolou!

Com a boa vitória no Rio sobre o Bota, e, em razão, também, dos outros resultados, a situação do Palmeiras na tabela -ao menos por ora-, melhorou, s-i-g-n-i-f-i-c-a-t-i-v-a-m-e-n-t-e.

Os bambis ajudaram, derrotando o Atlético Pr, que, há algumas rodadas parecia um time inalcançável. Já o ultrapassamos!

O Palmeiras alcançou os paranaenses em pontos (31) e os superou pelo primeiro critério de desempate, o número de vitórias, 9 x 8. O Palmeiras, agora, é o 14º colocado e o Atlético Pr. o 15º.

O Coritiba, então lanterninha do Brasileiro, ao derrotar  o Criciúma por 1 x 0, impediu que o time da terra do carvão (27) encostasse no Verdão, estabelecendo-se, então, uma importante diferença de 4 (quatro) pontos. 

A vitória do Coxa passou a última posição aos catarinenses, mas trouxe como aspecto negativo a melhora na tabela do perigoso time curitibano que agora soma 19 pontos. 

O melhor resultado seria um empate, que seguraria dois concorrentes ao descenso, mas serve, ao menos, para, de um certo modo, começar a isolar o Criciúma na parte mais baixa da tabela.

Deu empate, sim, no jogo de Salvador:Vitória 2 x 2 Goiás! Muito mais do que bom, o resultado foi ótimo para o Verdão por dois motivos:

1) Impediu o rubro-negro bahiano de subir na tabela.
2) Segurou o Goiás na faixa da preocupação, só três pontos acima do Palmeiras

O Goiás, agora, é um time, perfeitamente, alcançável a partir de seu primeiro tropeço.

É importante frisar que, na mesma proporção do número de times que disputam a sobrevivência na elite, existem as portas de fuga do descenso. 

Repito: se o Goiás -time que, até agora, se porta bem no Brasileiro-, a partir da próxima rodada, vier a perder ou empatar, já se insere na zona dos desesperados e cai no traiçoeiro redemoinho do "rebolo".

Figueira 1 x 2 Flamengo, foi outro jogo em que um empate teria sido, para o Palmeiras, o resultado ideal. 

Se ocorresse a igualdade, os catarinas estariam com 33 pontos e os cariocas com 31, ambos, inteiramente, ao alcance do Verdão.

Apesar de tudo, estão! Mesmo o Fla que venceu. 

Confiram:
a) Se o Palmeiras vencer o Grêmio em Sampa... 
É impossível? Claro que não! É a tendência do jogo!

b) Se o Flamengo perder para o Cruzeiro no Maracanã... 
Exagero? Nunca! O Cruzeiro tem muito mais time e, tradicionalmente, leva, sempre, vantagem contra o Flamengo!

c) Se o Figueira não vencer o Atlético em Curitiba ... 
Qual time é melhor? Quem joga em casa?

Caso esses resultados, perfeitamente factíveis, venham a ocorrer, Verdão arrebata-lhes a posição na tabela!

Esses resultados -fique bem claro-, não são utópicos, quiméricos ou impossíveis, porém mais prováveis, passíveis -perfeitamente- de acontecer!

A vitória suada e apertada do Santos, na Vila, sobre o Bahia, foi um resultado excelente para o Palmeiras, que estabeleceu a vantagem de um ponto sobre o time de Kleina (31 x 30) além de ter duas vitórias a mais (9 x 7).

O único resultado absolutamente adverso e nefasto desta rodada em relação ao Palmeiras, foi a acachapante e surpreendente goleada da Chapecoense sobre o Inter, 5 x 0, em Chapecó. 

Com o resultado, o verdinho de Santa Catarina deu um grande salto na tabela, igualando-se ao Verdão original, com 31 pontos, perdendo, apenas, no critério número de vitórias (8 x 9).

Como se nota, a tabela -faz tempo- tem ajudado, muito, o Palmeiras. 

Todavia, por mais otimismo que desperte, forçoso é reconhecer que o Verdão ainda está longe de ocupar uma posição tranquila e estabilizada, na faixa classificatória.

Fique claro que, da mesma maneira que a tabela ajuda o Palmeiras, nas mesmas proporções, ela pode vir a atrapalhar. Basta que o time não faça a lição de casa e perca um jogo!

Qualquer time que fica estudando detidamente, prioritariamente, a tabela, é sinal que as coisas não andam correndo bem.  

O Palmeiras, infelizmente, ainda vivencia essa situação, mas o que anima são as claras perspectivas de o time livrar-se dessa incômoda situação em quatro ou cinco rodadas.

Se o time cumprir sua obrigação em campo e vencer a maioria dos jogos, os resultados dos adversários em relação ao descenso passarão a ser irrelevantes. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE