Observatório Alviverde

08/05/2017

A HIPOCRISIA NAUSEANTE DE GRANDE PARTE DA IMPRENSA PAULISTANA!



Todos os que entram neste blog estão redondamente enganados quanto ao título estadual  conquistado pelo Curica em São Paulo e, por extensão, pelo Flamengo, no Rio ao considera-los de somenos importância.

De uma hora para outra, tão logo esses dois times passaram às semifinais das competições em seus respectivos estados, a mídia começou a mudar o enfoque referente à valorização dos dois certames regionais importantes do país.

Assim, da noite para o dia ambos os campeonatos, até então tratados pela mídia como estorvo e obrigação e ironicamente alcunhados de carioquinha e paulistinha (parece até nome de feijão) transformaram-se em dois campeonatos empolgantes e da maior importância estratégica. 

Ah, mas fosse o Palmeiras que levantasse o título que só não levantou pela insensibilidade e incompetência de Alexandre Mattos ao contratar o ineficiente Eduardo Baptista para o lugar de Cuca...

Se assim fosse, o Paulistão deste ano, tecnicamente em meu entendimento o pior de todos os tempos, teria sido reduzido pela maioria absoluta dos cronistas a apenas um desimportante, inútil e mequetrefe paulistinha, desprovido de qualquer significado!

Mas não exatamente isto o que ocorreu e não foi exatamente assim quando o Palmeiras, com Luxa no comando e o Mago Valdívia esmerilhando em campo, goleou a Ponte na final de 2008? 

A partir daquele título do Verdão intensificou-se o esforço da mídia no sentido de acabar com o Paulistão, mas, diante da impossibilidade de fazê-lo, passaram a menosprezar o certame, ironizá-lo e intensificar o volume das críticas com o fito de diminuí-lo e reduzi-lo a ainda menos do que já está, isto é,  a nada.

Tudo se agravou a partir do título palmeirense, conquistado após largo e longo jejum do Verdão, que tanto irritou os cronistas antipalmeirenses (a esmagadora maioria) que estavam torcendo para que o Palmeiras alcançasse os mesmos 23 anos de recorde absoluto de jejum do Curica.

Deu pra notar que, a partir de agora, com o Curica campeão, tudo passou a ser bonito, glamouroso, randiloquente e importante em relação ao Paulistão? 

Mas fiquem todos sabendo que fossem os Bambis os campeões e tudo ocorreria, rigorosamente, igual!

O mais interessante é que as mesmas bocas que depreciavam tanto o campeonato e propugnavam por sua extinção são as mesmas que, cinicamente agora o elogiam e o proclamam como o melhor torneio de preparação para o Brasileiro entre todos os estaduais do país? 

Deu para perceber que só a partir de agora "a rivalidade regional é imensa e o Campeonato Paulista (agora no aumentativo, o Paulistão) é importante?


Notou que só a partir de uma semana o Paulistão tem de continuar vivo porque mantém os grandes clubes em contato com os fãs da hinterlândia e dá vida aos times e ao mercado interiorano com os campos lotados e "botando gente pelo ladrão"?"

A partir de agora, a rivalidade local, antes opaca, inexpressiva e inexistente passou, como mágica, a  ser mais expressiva e maior, muito maior até do que qualquer rivalidade em nível nacional?

É demasiadamente cômico e risível verificar que, na mesma proporção com que tantos corneteiros midiáticos diminuíram o valor da brilhante e incontestável conquista palmeirense de 2009,  está o esforço invertido deles próprios no sentido de superdimensionar a conquista curicana naquele que foi -aqui não há nenhum clubismo mas simples constatação- o Campeonato Paulista mais desmotivado e de nível técnico mais baixo entre todos a que assisti, vi e acompanhei, da década de 50 a estes dias. 

Os cães avançam, roncam, latem e ameaçam, mas a caravana palmeirense certamente irá passar!

COMENTE COMENTE COMENTE