Observatório Alviverde

18/07/2017

FLAMENGO X PALMEIRAS AMANHÃ NA ILHA DO URUBU TERÁ ARBITRO CASEIRO E COM O QUAL O PALMEIRAS NUNCA VENCE!


Por tudo o que apresentou até esta 14ª rodada, teria o Palmeiras um time suficientemente forte e cascudo para derrotar o Fla em plena Ilha do Urubu? 

Considere-se que, muito mais do que -simplesmente- superar o Fla, o Verdão terá de superar também o nervosismo decorrente do jogo, as ameaças, o ambiente carregado, o gramado, e até o escandaloso esquema global de espanholização do futebol brasileiro em prol do Curica e do Fla, ainda em andamento.

Mas não, não param por aí as dificuldades alviverdes, porque há algo muito mais grave em relação ao jogo de amanhã que estampa e evidencia o completo desprestígio do Palmeiras junto à CBF, presidida, coincidentemente, por um conselheiro do Verdão que nunca moveu ou moverá uma única palha em prol do clube.

Como se não bastassem as dificuldades do jogo em si, o Palmeiras terá de enfrentar um componente de dificuldade extra, o sexteto de arbitragem baiano que dirige o Fla x Verdão, comandado, sabem por quem? 

Nada mais nada menos do que por Jailson Macedo de Freitas (da CBF) aquele que quando apita os jogos do Palmeiras o time, coincidentemente, perde ou, no máximo, empata. 

Por que não foi escalado um árbitro padrão Fifa e aspirante à Copa para o jogo mais importante do 1º turno do Brasileiro?

Os bandeirinhas serão Alessandro Rocha Mattos (Fifa) e Elicarlos Franco de Oliveira da CBF.

O adicional 1 será Marielson Alves da Silva e o 2, Diego Pombo Lopes.

O 4º árbitro será Jucimar dos Santos Dias.

Coincidência: 

o sexteto baiano responsável pela mediação do jogo de amanhã deve ter sido escolhido a dedo e de uma forma bem pensada, maquiavelíssima.

Primeiro porque Jailson Macedo de Freitas é conhecido como um árbitro caseiro, daqueles incoerentes e imprecisos em suas marcações, que deixa o jogo correr frouxo e não privilegia a disciplina.

Depois, em razão do momento que vivemos em que existe uma enorme onda de comoção e de descontentamento dos baianos em relação ao Palmeiras em face do pênalti inexistente assinalado sobre Mina, no Palmeiras x Vitória de domingo passado.

O episódio, hiper banal, foi maximizado, fomentado e explorado negativamente pela RGT, cujos comentaristas gastaram tempo "demaaaais" na análise do lance (Não fazem nunca isto quando se trata dos outros times) insinuando que o Palmeiras é um time frequentemente favorecido pelas arbitragens, ainda que a realidade seja, efetivamente, uma antítese do que diziam.

Em meu modo de ver, sentir e de analisar, sou convicto de que as dificuldades alviverdes amanhã no Rio, em face do clima hostil e da arbitragem caseira têm tudo para assumir proporções geométricas e, consequentemente, a vitória palmeirense se torna menos nítida e muito mais distante.

Será que Mattos, ciente de todos esses problemas, terá disposição e coragem para ir à mídia entre hoje e amanhã a fim de protestar e  denunciar a escalação de um árbitro "FLA-grantemente" doméstico para apitar o jogo mais aguardado deste Brasileirão?

Ou como de hábito o departamento de futebol palmeirense será mais uma vez conveniente e conivente com essa "FLA-grante" armação?

Será que mais uma vez se omitirá, encolherá os braços e deixará guardadas a galha e as garras, enquanto os adversários fazem tudo o que fazem colimando a vitória? 

Ou apenas reclamará murmurando e entre os próprios dentes, preferindo oficiar o Departamento de Árbitros da CBF só depois que a casa cair e o Palmeiras perder outra?

Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!

COMENTE COMENTE COMENTE