Observatório Alviverde

02/02/2020

RED BULL 2 X1 PALMEIRAS É MUITO CEDO PRA DIZER QUE NINGUÉM PRESTA!



Na postagem de ontem eu disse que a tendência dn escalação palmeirense para enfrentar o Red Braga seria o retorno daqueles que foram poupados quando do jogo contra o Oeste. Aconteceu!

Como se esperava, Felipe Melo, Gabriel Menino, Luis Adriano e Dudu retornaram ao time e não há de se criticar Luxa, porque esta é a fase das experiências.

Tenho lido e ouvido críticas fortes ao treinador, todas sem base e desproporcionais, haja vista que este é o momento adequado às experiências, e, principalmente,  à troca de peças.

Quando Luxa, no meio da semana, retirou os quatro citados e colocou outro time em campo ó não foi criticado porque o time escalado goleou o Oeste.

Ontem, enfrentando uma equipe forte, organizado e de excelentes peças individuais (chamamos a atenção para isso na última postagem) o Palmeiras apresentou um futebol fraco e insuficiente para  derrotar o Red-Braga. 

Como teste valeu pra mostrar que apesar dos ingentes esforços de Luxa, o Palmeiras está deixando muito a desejar, sendo visível a carência de peças individuais de melhor quilate em algumas posições, se o time quiser ir "pras cabeças" dos torneios que irá disputar.

Tenho lido muitas críticas a Marcos Rocha que, apesar de não estar apresentando o seu melhor futebol, tem sido uma vítima cruel da continuidade da falta de alguém que o ajude a marcar e cobrir pelo lado direito do campo.

O maior de todos os problemas é coletivo, e diz respeito à falta de constância de muitos jogadores, que um dia vão a campo e jogam muito bem  e em outros falham completamente, sem fazer, absolutamente, nada.

Hoje foi o dia do absolutamente nada com vários atletas deixando a  desejar em campo e sem render satisfatoriamente, quer fosse do ponto de vista pessoal, do tático, mas, principalmente, do técnico. 

A começar do próprio Marcos Rocha que precisa de cobertura para poder defender seu setor. 

Começo a pesar e a medir onde  Melo vai entrar para a cobertura de retaguarda, embora um dos volantes, o que corre pelo lado direito, teria a obrigação do primeiro combate.

Em relação a Melo (até agora não vi nada errado) Luxa tem de ser frio e decidir. Ou ele serve ou não serve para ser o zagueiro de área pela direita. Se não servir, que seja colocado no banco. 

Precisávamos, sim, de um lateral esquerdo de qualidade, porquanto os dois disponíveis, Vitor Luís e Diogo Barbosa estão abaixo das necessidades da equipe. 

Em razão disto o Palmeiras foi buscar Matias Viña, cuja estreia deve demorar algumas semanas. Pelas credenciais ele tem tudo para resolver os problemas do Palmeiras no setor.

Do meio de campo para o ataque é que estão localizadas as maiores dificuldades palmeirenses, haja vista que Luxa (em meu entendimento) falhou na formatação do time principal.

Falhou por mexer demais embora, repito, ele tivesse todo o direito de procurar o melhor para o time.

Há que se dizer que não seria mexendo loucamente na equipe e sem definir a situação de cada atleta que ele iria encontrar a formação ideal e prepará-la para a temporada. 

Discordo de todos aqueles que acham que o Palmeiras está carente de peças, embora concorde que com Lucas Lima como titular o time não chegará a lugar algum. 

O Palmeiras carece de um jogador criativo e inventivo para o setor, sem o qual dificilmente chegará a algum lugar.Anotem: será preciso contratar alguém para essa importante posição!

Em relação a atacantes eu creio que este ano não estão faltando e, indo além, creio que em um time bem arrumado Luís Adriano tem potencial para a artilharia.

Em suma, embora a expectativa de muitos seja a conquista do Paulistinha, o Palmeiras está usando o torneio exclusivamente para ajustar linhas e acertar o time para este ano.

É muito cedo para críticas ácidas e definitivas  a Luxa e aos jogadores, sendo necessário que se dê tempo ao tempo, a fim de que o técnico possa conhecer melhor o grupo e ajustar as linhas visando não apenas ao Paulistinha, mas aos torneios e campeonatos mais importantes da temporada.

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)   

COMENTE COMENTE COMENTE 

MANTER OS RESERVAS OU VOLTAR OS TITULRES? ESSE É O DILEMA DE LUXA?



 O Palmeiras terá um teste duríssimo daqui a pouco em Bragança onde enfrentará o Red Bull.

No meio de semana o Verdão goleou o Oeste no Pacaembu, ainda que com um time misto,  em decorrência das ausências de Gabriel Menino, Luiz Adriano, Felipe Melo e Dudu.

Em que pese esses jogadores já estarem devidamente integrados ao elenco, não se sabe qual o plano de jogo de Luxa  para o jogo, embora este analista, por sua devida conta e risco aposte que o técnico palmeirense colocará em campo o que tiver de mulher.

Ocorre que o time de Bragança obteve um rotulo de potência emergente e conquanto na prática os números desmimtam,  tudo fará em busca de sua primeira vitória no Paulistinha.

Na abertura da competição contra o Santos, na Vila Belmiro arrancou um empate contra o Santos,  embora estivesse, sempre, muito mais perto da vitória.

Depois disso o Red Bull surpreendeu e perdeu em casa para a Inter de Limeira. 

Na terceira rodada e voltou a empatar  com o Novorizontino em Novo Horizonte por 0x0.

A pífia campanha do Red Bull, ao menos até agora, contraria o prognóstico geral  e pulveriza a imagem midiática de potência assumida, sendo o último colocado do Grupo D.

Mas é esse o grande perigo que o Palmeiras terá de enfrentar hoje em Bragança., jogando contra um time que tem investimento, organização, bons jogadores e que luta pela reabilitação.

Quanto ao Verdão, o time parece pronto para o jogo e agora falta só Luxa distribuir as camisas.

Mas que escalação será a preferida do treinador, considerando-se que os reservas que assumiram contra o Oeste jogaram um bolão, acima das más expectativas de muitos.

O dilema de Luxa é este:

" entro com  o mesmo time que venceu fácil o Oeste? Ou prestigio os que não jogaram e que são os donos da posição?"

Em minha avaliação Luxa fará retornar ao time os verdadeiros "donos" das posições e não abrirá mão da manutenção de uma certa hiearquia dentro do grupo.

Até arrisco o time que começa jogando:
 

Weverton, Marcos Rocha, Felipe Melo,  Gustavo Gomes e Vitor Luiz.
Gabriel Menino, Ramirez, Zé Rafael e Lucas Lima.
Dudu e Luiz Adriano .

E o seu time? 

Com quais jogadores Luxa inciará seu jogo contra o Red Bull?

Dá pra ganhar fácil,  assim como ocorreu contra o Oeste,  ou você considera um jogo complicado e extremamente difícil para o Verdão?

COMENTE COMENTE COMENTE