Observatório Alviverde

02/05/2015

O CORONEL MARINHO PARECE QUE GOSTA DE EXPLOSÕES! CERETTA APITANDO A DECISÃO É NITROGLICERINA PURA NA BAGAGEM DO PALMEIRAS!


 Image result for juiz ladrão
Entra ano, sai ano e o torcedor palmeirense continua sendo tido como palhaço!

A simples inclusão do nome de Ceretta de Lima, inapto e inepto, entre árbitros tidos como capacitados, técnica e psicologicamente, a dirigir a decisão de amanhã,  na Vila, entre Santos e Palmeiras, revela a completa falta de sensibilidade, habilidade, competência e sensatez do Coronel Marinho na condução da arbitragem paulista.

Mas a questão, em meu entendimento, transcende essa ordem e pode ser colocada no rol das autossuficiência e teimosia de um militar de carreira, extremamente vaidoso, presunçoso, orgulhoso e cheio de si, conquanto eu, que o conheço pessoalmente, não o considere um prepotente.

Não sei porquê, -ninguém sabe- desde que assumiu o comando da arbitragem, paulista, o militar revelou-se incapaz (ou seria melhor dizer-se, desinteressado?) em coibir os prejuízos frequentes causados pelas arbitragens ao Palmeiras.

Por isto, outro dia, com todas as consoantes e vogais necessárias eu o chamei, neste espaço -não sem razão-  de incompetente.

Agora, em decorrência da simples indicação do votorantinense ou sorocabano, não sei, Ceretta de Lima para apitar a decisão eu amplio a crítica e o chamo, também, de inábil.

De fato, como pode, sua excelência, que se arvora em paladino do bom-senso na condução da arbitragem paulista, escalar para apitar um jogo de tal magnitude e que decide o campeonato, um árbitro que já foi flagrado em via pública, vestindo a camisa do Santos, o time de coração?

Fui cronista esportivo por mais de quarenta anos e, jamais, em minha vida vesti a camisa de qualquer time de futebol, nem a do clube de minha inequívoca preferência, a SE Palmeiras. Vou mais além. Nunca tive, sequer, uma camisa do Palmeiras, até hoje.

A grande pergunta em relação ao apitador ungido, digo, "sorteado" é esta:

apitará, desta vez, o Sr. Ceretta de Lima, santista de quatro costados, o clássico, com total isenção, ele que, de acordo com as estatísticas, atuou em quatro Palmeiras x Santos e o Santos venceu três? 

Não, não sou estúpido ao ponto de afirmar que o Palmeiras teria, forçosamente, que vencer qualquer dos jogos, simplesmente, por vencer sob o apito de qualquer juiz de futebol.  

Em condições normais e sem, como ocorreu, a interferência arbitral, o Santos poderia ter vencido as quatro, cinco, seis ou mais partidas, sob Ceretta e eu não ligaria a menor importância ao fato.

As restrições que fazemos à escalação desse fraquíssimo soprador de apitos,  referem-se aos erros crassos perpetrados nesses quatro jogos, exclusivamente cometidos contra o Palmeiras.

O pior foi a forma irônica e depreciativa com que ele respondeu às consequentes reclamações dos jogadores do Palmeiras, tanto e quanto, conforme publicou o "blog da clorofila", ele marcou presença nas redes sociais, comemorando a derrota do Palmeiras.

Então é esse o "categorizado e isento" árbitro que o Coronel Marinho indica para apitar o jogo? É incompreensível que ocorra e, sem querer participar das chamadas teorias conspiratórias, fico em alerta máximo ciente e consciente de que tudo pode acontecer. Contra o Palmeiras, é claro!

A expectativa da torcida palmeirense, escaldada por tantos erros provindos de um mesmo cérebro danoso e daninho em tantos jogos é esta:

que, premido pelas causas do coração e pelo ambiente pesado e hostil de um estádio completamente desprovido de estrutura para abrigar um jogo comum, quanto mais uma decisão de campeonato, sua senhoria conduza a arbitragem  de forma a levar o Santos ao título,(como ocorreu há alguns anos contra o Santo André).

Para isso, o time praiano conta com o apoio quase unânime de uma mídia que, há anos, reluta em aceitar e em absorver a grandeza do Palmeiras, ontem, hoje, amanhã e sempre, uma pedra no sapato de seus concorrentes diretos que contam com a simpatia e o apoio integrais de 90% ou mais dos homens da imprensa.

O que se vê, de forma nítida e clara, é que o tempo está ruim e o ambiente carregado, ameaçando fazer desabar um toró de prejuízos sobre o Palmeiras.

O Verdão vai para outra decisão de âmbito doméstico sabendo, perfeitamente, que terá de jogar, no mínimo, dez vezes mais que o Santos.

Ao mesmo tempo, terá de ultrapassar a enorme barreira da arbitragem, no mínimo, antipática ao clube, que, pelos antecedentes, tem tudo para ajudar o Santos a arrebatar a taça, que, em razão da vitória de domingo, está nas mãos do Palmeiras.

Pelo desentendimento com os reservas do Palmeiras, após o jogo, mormente com Valdívia, com quem quase saiu na mão, Guilherme Ceretta de Lima  não poderia, jamais, ser o indicado para apitar a decisão.

Sua indicação, simplesmente, confirma que, na teoria, o discurso do Coronel é um, na prática é, completamente, outro!

Só que um clube que (pela primeira vez na história do futebol mundial) não comparece ao sorteio do trio de árbitros que vai deliberar sobre o seu destino em uma decisão, não tem o direito de reclamar, absolutamente, de nada, caso venha a ocorrer o pior!

COMENTE COMENTE COMENTE