Observatório Alviverde

16/11/2011

PALMEIRAS 1 X 1 VASCO O EMPATE (REMÉDIO AMARGO), QUE SALVA!

 

Se a matemática nos coloca, remotamente, sob o risco de cair, a prática indica que estamos fora da segunda divisão.

Somente um desastre daqueles que a gente chama de hecatombe, decorrente  de uma caprichosa combinação de resultados seriam suficientes para decretar a nossa queda.

Em primeiro lugar porque precisaríamos empacar nos 43 pontos sem pontuar contra o Bahia, contra os bambis ou contra os gambás o que, convenhamos, é possível, mas muito pouco provável que aconteça.

Em segundo lugar porque o Avaí só pode chegar aos 39 pontos e não nos alcança mais.

Efetivamente, são seis equipes em situações piores do que as nossas, cada qual lutando por uma vaga, em uma tabela assim:

Palmeiras 43, Atlético GO 42, Bahia 42, Galo Mineiro 39, Cruzeiro  38, Atlético Furacão 37, Ceara 35,  América Mineiro 34 pontos e Avaí 30.

ANALISEMOS A SIUTUAÇÃO 

Partamos da premissa improvável que o Palmeias não ganhe nenhum ponto os nove que tem a disputar, permanecendo com os atuais 43.

Conclusões:

1) O Palmeiras já não pode ser mais alcançado pelo Avaí. Logo, está fora da ameaça de ser o primeiro dos rebaixados.

2) O América, para alcançar o Palmeiras, teria de ganhar nove pontos, saindo dos atuais 34 para 43. Aí nos ultrapassaria em número de  vitórias.   Um simples empate deles, nos livra, definitivamente, da condição de ser o segundo dos rebaixados. Detalhe: o América enfrenta os bambis no Morumbi, o Atlético PR (confronto direto) na Arena jacaré  e o Atlético GO em Goiânia.

3) O Ceará, com 36 pontos é um adversário perigoso na medida em que tem  39 pontos e 9 vitórias. Com duas vitórias e um empate, isto é, com sete pontos, nos arrebataria a vaga também pelo critério do número de vitórias. Precisaríamos que o Ceará ganhasse, no máximo, 6 pontos, isto é que ganhasse duas e perdesse uma, ou que ganhasse uma e empatasse duas ou que empatasse as três. Seria uma ameaça real, mas longínqua.     O Ceará joga contra o Grêmio em Porto Alegre, contra Cruzeiro em casa, e contra o Bahia em Pituaçu.

4) O Atlético PR, com 37 pontos, nos alcançaria e ultrapassaria pelo critério do número de vitórias, obtendo seis pontos. Se vencer um jogo e perder ou empatar dois, não nos alcançaria mais. Sua tabela é dificílima a partir do jogo de domingo na Arena do Jacaré contra o Cruzeiro, do jogo contra o América também na Arena e do clássico em casa com o maior rival, o Coritiba

3) O Cruzeiro, com 38 pontos, necessitaria de cinco pontos dos nove em disputa para nos ultrapassar também pelo número de vitórias, isto é, teria de, no mínimo, ganhar uma e empatar duas. Ser ganhar uma e empatar uma faz só quatro pontos e não nos alcança. Sua série de jogos é dificílima, com três confrontos diretos: Atlético Pr em Sete Lagoas, Ceará em Fortaleza e o clássico contra o Atlético.

4) O Galo Mineiro, 39 pontos, precisaria  de uma vitória e um empate, isto é de 4 pontos, para nos ultrapassar pelo número vitórias. Dizem aqui em BH que o Coritiba vai fazer corpo mole para prejudicar o  Furacão. Não creio!  O Coritiba ainda tem chances de brigar pela Libertadores. Em minha opinião, o Galo está fora do descenso, a não ser que ocorra um desastre. Tem 12 pontos a disputar precisando apenas de 1/3 deles. O Galo, além o  jogo desta noite na Arena do Jacaré contra o Coritiba, tem este carnê a cumprir: Corinthians em Sampa, Botafogo, na Arena, e o Cruzeiro, também na Arena do Jacaré. Resumo: O Atlético, via lógica, não disputa a sua permanência na série A contra o Palmeiras, mas apenas a vaga para a sul-americana.

5) O Bahia, só ficaria atrás do Palmeiras e correria riscos de descenso se perdesse os três jogos que vai cumprir contra o próprio Palmeiras em Pituaçu, contra o (misto) do Santos em Pituaçu e o Ceará em Pituaçu. Como há o confronto direto, o Bahia e Palmeiras jogarão para fugir do descenso. embora um empate garanta o Palmeiras e, praticamente, garanta, também o Bahia, Os dois times jogarão sabendo dos resultados dos jogos de sábado São Paulo X América, Vasco X Avaí e Grêmio X Ceará. cujos resultados poderão contribuir para que haja  um jogo entre compadres!  Não será surpresa se os próprios jogadores em campo encaminharem o jogo para um conveniente empate.

6) O Atlético Goianiense só ficaria atrás do Palmeiras e correria riscos de descenso se perdesse as quatro partidas que lhe restam, contra o Santos, esta noite, em Sampa, Flamengo em Goiânia, Grêmio em Porto Alegre e América em Goiânia. Nossa disputa com eles, mais uma vez em inferioridade pelo número de vitórias, seria pela Sul-Americana.

OUTROS ASPECTOS:

A PRÓXIMA RODADA PODE ENCAMINHAR A SALVAÇÃO DO PALMEIRAS.

Jogam no sábado:

São Paulo X América. Um empate ou uma derrota do América, já nos tiram da segunda alternativa.

Vasco X Avaí. O Avaí não nos alcança mais, é indiferente!

Jogam no domingo:

Grêmio X Ceará. Se o Grêmio vencer o Ceará não nos alcançaria mais.

Cruzeiro X Atlético Pr. Se o Cruzeiro vencer o Furacão só chegaria aos 43, ainda em condições de nos superar por vitórias. Se o Furacão vencer o Cruzeiro poderia nos superar chegando aos 44 pontos, fora o número de vitórias. Um empate seguraria os dois embaixo, mas, por incrível que pareça é melhor que haja um vencedor. Em apreciaria muito se o arrogante Cruzeiro despencasse para a segundona, mas, neste momento, seria melhor que ele derrotasse os paranaenses.

Não vou analisar Atlético GO ou Galo Mineiro, posto que além de jogarem esta noite estão muito próximos do Palmeiras, podendo ultrapassar-nos a qualquer momento.

CONFRONTOS DIRETOS

O jogos que podem nos garantir, independentemente de não conseguirmos somar mais pontos são estes cruzamentos nos quais um time segura o outro ou os dois se abraçam e ganham um ponto:

Cruzeiro X Atlético PR, América X Atlético PR, Ceará X Cruzeiro, Cruzeiro X Galo, Coritiba X Atlético Bahia X Ceará. Atlético GO X América.

Segundo o site Infíbola do matemático Tristão Garcia, o índice percentual de os times caírem, antes da rodada desta noite é este:

Avaí, 99%, América 97%, Ceará, 93%, Atlético PR 74%, Cruzeiro 26%, Galo 7%, Bahia 2%, Atlético GO 1% e Palmeiras, 1%.

As projeções deste OAV foram feitas diante da perspectiva possível mas improvável de que o Palmeiras empacar nos 43 pontos e não ganhar mais nenhum dos doze que disputa.

Vejam que, mesmo nessa remotíssima e absurda hipótese, temos ótimas chances de permanecer na elite.

Creio que a rodada de sábado já nos traga alívio e uma certa tranqüilidade, já que, em meu entendimento, América e Ceará dificilmente vencerão os Bambis e o Grêmio e, com isso, não terão mais chances matemáticas de nos alcançar.

Se isso ocorrer teremos de torcer para que Atlético PR ou Cruzeiro não alcancem a nossa pontuação, pois, se alcançarem vamos para o “beleléu”.

Pela tabela é pouco provável que ambas as equipes cheguem aos 43 pontos e, nessa hipótese, será uma ou outra. O jogo de domingo entre ambos na Arena do Jacaré vai direcionar a tendência.

Mas um empate pequeno e magro, domingo que vem na Bahia, cairia muito bem para nós palmeirenses e sossegaria, definitivamente, o coração de todos os componentes da maior nação verde do planeta.

COMENTE COMENTE COMENTE

ENTREGAR OU NÃO ENTREGAR, EIS A QUESTÃO

 

Embora o clima no Palmeiras não esteja para brincadeiras, permito-me uma a fim de descontrair e para sondar o sentimento de nosso torcedor!

OLAVO (Bras Martins dos Guimarães) BILAC compôs esta poesia:

OUVIR ESTRELAS

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizes, quando não estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

EU O PARAFRASEIO (AD):

OUVIR PALMEIRENSES

Ora(direis) entregar o jogo ao Vasco! Certo
Perdeste o senso!" Eu vos direi no entanto,
Que para entregá-lo outra vez desperto
Porque essas coisas já não causam mais espanto.

Vamos perder do Vasco, enquanto
A gambazada com um sorriso aberto
sonha!  E a mídia em doloroso pranto,
há de ficar clamando no deserto.

Direis agora. ”Tresloucado Verde!
Por que hás de entregar o jogo? Que sentido
tem o que fazes, se estás ameaçado de cair de novo?

E eu vos direi. O Vasco é um time amigo 
Que sentido terá se o derrotares  
E deixar ser campeão o inimigo.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O QUE VOCE, PALMEIRENSE, ACHA?

Devemos entregar mesmo?

Da mesma forma que fizemos, para o Fluminense?

Na verdade não era nada novo, inédito, inaudito ou coisa assim porque o CU-rintias já o fizera antes, entregando um jogo e um título para o Flamengo.

A mídia, convenientemente, criticou en-passant com umas poucas insinuações e nunca mais tocou no assunto.

Quem não se lembra do jogo da vergonha realizado em Campinas? Como esquecê-lo, malgrado os ingentes esforços da mídia nesse sentido?

Quem se esqueceu do corpo mole do time e de Felipe não ter saltado para a bola no pênalti batido pelo Fla?

Aliás, pergunta que não pode e nem deve calar, Felipe, hoje, é goleiro de que clube?

Cadê que a mídia tocou ou toca no assunto?

Mas os comentaristas, sempre que podem, insinuam que NÓS entregamos para o Flu.

E a pior das entregas, a do Grêmio para o Flamengo, que comentarista no Brasil aborda o tema?

O Corinthians, pode, o Grêmio, pode, até o Paysandu que entregou ao Inter e o Palmeiras foi para a segundona.

Todos podem, exceto o Palmeiras!

Sempre fui e sou, de corpo e alma, contra essas artimanhas que contrariam o fair-play do esporte, ferem a lógica, o senso, a razão, agridem os homens de bem e os rebaixam à condição de criminosos morais.

Mas não dizem, todos, a mídia, inclusive, que o futebol, hoje em dia é profissionalíssimo e tornou-se uma guerra?

Na guerra e no amor, vale tudo!

Eu, particularmente, não aprovo qualquer entrega! Os clubes devem jogar sempre para vencer, mas já houve casos em que as tabelas seriam melhores se os clubes perdessem determinados jogos.

Aconteceu, recentemente, com a Seleção Brasileira de Vôlei e muitos hipócritas da mídia criticaram Bernardinho porque ele quis o melhor para o seu time e o melhor àquela altura seria uma derrota.

Em resumo, não sou favorável a essas coisas, a menos que nos favoreçam e sejam, efetivamente, o melhor caminho.

Entretanto, compreendo o sentimento daqueles que propugnam por essa causa!

@@@@@@@@@@@@@@@@@

MAS ESTAMOS EM CONDIÇÕES DE PONTUAÇÃO PARA NOS DARMOS AO LUXO DE ENTREGAR O JOGO AO VASCO?

VALE A PENA CORRERMOS O RISCO DO REBAIXAMENTO PARA TIRAR O TÍTULO DOS GAMBÁS?

E SE, INDEPENDENTEMENTE DE NOSSA ENTREGA, OS GAMBÁS FOREM OS CAMPEÕES, COMO É QUE VAMOS FICAR.?

CREIO QUE TEMOS DE FAZER A NOSSA PARTE, VENCER O VASCO COM AUTORIDADE, LIVRARMO-NOS DO DESCENSO E DEIXAR O CAMPEONATO SEGUIR O SEU CURSO NATURAL.

LEMBREMO-NOS QUE, POSSIVELMENTE, TEREMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA ARREBATARMOS O TÍTULO DE NOSSO MAIOR RIVAL,  NA RODADA FINAL DESTE BRASILEIRÃO!

COMENTE COMENTE COMENTE