Observatório Alviverde

16/11/2018

APESAR DOS RESULTADOS IGUAIS A FLA E INTER, O PALMEIRAS AUMENTA SEU PERCENTUAL DE FAVORITISMO AO TÍTULO DO BRASILEIRO!


Cumprida a 34ª rodada do Brasileirão/18, só Palmeiras, Inter e Fla, os candidatos reais ao título,  mantiveram-se firmes em suas respectivas posições na tábua de classificação.

O empate entre Grêmio e Bambis, candidatos virtuais e amparados, até então, pela lógica inflexível da matemática, decretou-lhes as mortes melancólicas do jeito de que mais gostam, isto é, de mãos dadas, rostinhos colados e romanticamente abraçados.

Lembram-se dos percentuais de possibilidade de título que a matemática indicava terça-feira passada, quando ainda contemplava os dois tricolores ora defenestrados como candidatos ao título?

Palmeiras 92%, Inter 5%, Fla 2% e Grêmio e Bambis, 1%. 

Agora, tudo acabou e se metamorfoseou, porque o quarto e o quinto foram para "os quintos"! 

Só ficaram na "briga" Palmeiras, Inter e Fla que derrotaram os seus adversários e obtiveram os três pontos. 

Somente eles continuam candidatos, não obstante os números favorecerem escancaradamente o Verdão. 

Resultados iguais postos, tudo parecia "ficar e estar como antes no quartel de abrantes" com a manutenção das posições e percentuais de chances do trio de líderes, mas, na prática, não foi e nem é bem assim. 

Como o número de jogos a cumprir pelos três diminuiu e o Palmeiras ostenta a liderança impondo larga diferença, o índice do favoritismo palmeirense aumentou e, via de consequência, declinaram as perspectivas de Inter e Flamengo.

A situação, em termos de perspectivas de título, segundo os matemáticos, passou a ser esta: Palmeiras, 95% de chances, Inter, 4% e Fla, 1%.

Transcrevendo um verso do rebuscado letrista e autor do Hino Nacional Brasileiro, Joaquim Osório Duque Estrada, o Palmeiras, há quatro rodadas do final do campeonato, segue como um "impávido colosso" neste Brasileirão/18 e não será exagero afirmar que já está as duas mãos na Taça.

Sei, perfeitamente. que ainda há obstáculos consideráveis a ser transpostos nas rodadas finais e que todo o cuidado será pouco porque, instigados pela mídia parcial e inimiga (com poucas exceções), a maior parte do país está secando o Verdão.

É por isto que eu afirmo que, em termos de torcida, o Palmeiras só terá garantidos mesmo, os apoios de sua torcida, das torcidas do Vasco e do Grêmio os grandes rivais de Fla e Inter e daqueles que não têm afinidades e não gostam destes dois clubes.

Quero deixa bem claro que não me iludo com o jogo de domingo em Londrina, terra de nosso amigo Ney Verde, e estou convicto de que o Palmeiras, embora muito mais time, deve encontrar dificuldades extremas para derrotar o rebaixado Paraná.

Digo isso não apenas porque sei, perfeitamente, que os jogadores paranistas, decretado o  rebaixamento do clube, estão lutando por suas imagens pessoais pela própria dignidade...

Mas não fica por aí. 

Quem não sabe que os jogadores paranaenses jogarão dopados financeiramente mediante os incentivos extras de duas malas, que não sei se as chamo de brancas, negras ou vermelhas mas que certamente terão todas essas cores.

A faceta desagradável para o Palmeiras é que, ainda que derrote o Paraná e, simultanamente,  o Fla e o Inter venham a perder, o Verdão não poderá, ainda, ser aclamado oficialmente o Campeão do Brasileirão/18.

É bem verdade que, nessa hipótese o Palmeiras ao menos elimina o Fla, atualmente com 63 pontos, que ficaria limitado, então, a chegar aos 72, isto é, um a menos do que o Verdão.

No caso de derrota do Inter,  o time gaúcho, atualmente com 65 pontos, poderia chegar aos 74,  e, superar o Verdão. 

Ocorreria no caso de improváveis (mas sempre possíveis) derrotas em cascata do Palmeiras contra o América Mineiro, no Allianz, contra o Vasco em São Januário e contra o Vitória, também no Allianz e nessa hipótese absurda o time gaúcho viria a ser Campeão.

Em razão de tudo o que foi colocado eu quero lhes dizer, sinceramente, que:

" Caso Felipão coloque o time para jogar na retranca e explorando os contra-ataques contra o Paranazinho eu vou ficar "P... da vida"...

Em compensação eu juro e prometo que não vou reclamar nada e, menos ainda criticá-lo,  desde que o Palmeiras vença e dê outro passo gigantesco rumo ao título de Campeão Brasilero de 2018. (AD)