Observatório Alviverde

16/09/2020

DESDE 1993 QUE O BOLÍVAR NÃO PERDIA EM CASA PARA UM TIME BRASLEIRO. ONTEM DEU VERDÃO: 1 X 2 PALMEIRAS!

O Palmeiras aumentou consideravelmente as suas chances de classificação para a segunda fase da Libertadores, ao vencer o Bolivar por 2 X 1 nos 3.640 metros de altura de La Paz.

Foi um resultado e tanto, espetacular, que credencia o time de Luxa a ser colocado como um dos melhores da Libertadores deste ano.

Como a mídia bradou à exaustão antes do jogo, a última vez que um time brasileiro - o Grêmio- conseguiu ganhar do Bolívar em La Paz ocorreu no remoto ano de 1993, há 27 anos.

Do ponto de vista tático o Palmeiras continuou jogando fechado, com Raphael Veiga plantado no lado esquerdo, exercendo o mesmo papel que Lucas Lima, que, contundido, não jogou.

Falando objetivamente e sem subterfúgios, o Palmeiras atuou fechado ontem em La Paz, preocupado com a altitude guarnecido na defesa, e, tecnicamente,  fez apenas o necessário para ganhar o jogo. 

Por problemas de ordem pessoal, vou, desta vez, deixar a análise do jogo e seus desdobramentos para vocês que dividem, comigo, este espaço.

De minha parte quero destacar a ótima atuação de toda a defesa palmeirense, em alguns momentos, do meio de campo, e, em raras situações seu ataque que também criou algumas situações para chegar ao gol adversário e estabelecer um resultado mais elástico.

Do ponto de vista tático o time pode-se dizer que o time foi obediente e seguiu as orientações de Luxa.                                                                                                                                                   

Embora a maior parte dos palmeirenses (sou convicto disso) não pense como eu, entendo que o melhor jogador do Palmejras ontem contra o Bolívar -disparadamente-, foi Marcos Rocha, também o melhor em campo.

Embora todo o time, sem exceções, tenha se esforçado, se empenhado e jogado um futebol suficiente para vencer o difícil confronto contra os bolivianos, há que se destacar a excelente atuação de Marcos Rocha, marcando, defendendo, apoiando e jogando muito para o time.

Ressaltando, sempre, que o time todo esteve bem ainda que em um jogo disputado nas alturas, coloco Marcos Rocha como o craque do jogo, e, perto dele Gustavo Gomez, Luan (no 1º tempo) e Gabriel Menino!

Foi uma vitória espetacular a de ontem contra o Bolívar...

Agora, para que não sofra mais (remotíssima hipótese) nenhum risco de ficar fora da relação dos dois classificados que seguirão na competição, o Palmeiras tem apenas de empatar com qualquer dos times de sua chave em mas três jogos que ainda lhe restam e ir para 10 pontos.

COMENTE COMENTE COMENTE

SE VENCER OU EMPATAR COM O BOLÍVAR ESTA NOITE, LUXEMBURGO ALCANÇARÁ A MARCA DE FELIPÃO, DE 15 JOGOS SEM PERDER!

 

O Palmeiras volta a jogar pela Libertadores, esta noite em La Paz, contra o Bolivar. 

Isto explica o empate (quase derrota) para o Sport no domingo passado. 

A verdade nua e crua é que além dos jogadores poupados pelo DM, a maior parte do time jogou com "o freio de mão puxado", pois ninguém queria ficar fora da viagem e, menos ainda, do confronto internacional desta noite na capital boliviana.

Dito isto quero propor-lhes um repto: 

"querem apostar que o time, independentemente do resultado final do jogo, da altitude e da série invicta que não só deseja defender mas ampliar, vai jogar muita bola esta noite para além do limite de suas condições físicas"?

O Palmeiras é o líder do Grupo B com o aproveitamento de 100% em dois jogos, nos quais marcou 5 gols e sofreu 1, com um saldo positivo de 4 gols. 

Pode-se dizer que uma vitória  esta noite que leva o Verdão para 9 pontos, praticamente o classifica para a próxima fase da Libertadores. 

Para perder a classificação precisaria perder todos os jogos da segunda fase e que o Bolivar e o Guarani do Paraguai, além de vencer o próprio Palmeiras, derrotassem -ambos- também o Tigres e que empatassem entre sí.

A perspectiva matemática existe, mas, na prática, é muito difícil de acontecer, até porque o Palmeiras, do ponto de vista técnico, o melhor time do grupo, teria três jogos a cumprir, sendo dois em casa, para buscar um mísero pontinho e garantir sua habilitação para a segunda fase da competição.

Para o jogo DECISIVO desta noite o Palmeiras terá, além de Felipe Melo que sequer viajou, os  desfalques de Lucas Lima, Luiz Adriano e Patrick de Paula. Como perguntar não ofende o que foram fazer -eles- lá na Bolívia?  Turismo?

Ainda bem que jogaremos reforçados pela ausência de Lucas Lima, imagin o que muito menos pelo problema que ele tem no calcanhar e muito mais pelo fato de as regras do futebol proibirem os atletas de  entrar em campo com um tubo de oxigênio nas costas feito um mergulhador. hahahahahahaha

FICHA TÉCNICA

BOLÍVAR X PALMEIRAS
Data/hora: 16/9/2020, hoje - 21h30 (Hora de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles Suazo, em La Paz (BOL)
Árbitro: Piero Maza (do Chile e da Fifa).
Bandeiras: José Retamal e Edson Cisternas, os dois do Chile. Transmissões: SBT (regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná)  Fox Sports (para todo o Brasil)!

PROVÁVEIS TIMES:

BOLÍVAR: Rojas; Ribera, Jusino e Paredes; Machado, Oviedo (Bejarano), Saavedra, Flores e Pedro Azogue (Álvaro Rey); Pereyra e Arce. Técnico: Claudio Vivas

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Ramires, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Wesley e Willian. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Desfalques: Felipe Melo (Não viajou), Luan Silva, Lucas Esteves  e Lucas Lima (machucados), Luiz Adriano e Patrick de Paula, com desgaste muscular, ficarão no banco)

Sem Lucas Lima você acha que o Palmeiras melhora seu percentual de possibilidades de vitória?

Ou os quase 3700 metros de altura em relação ao nível do mar serão os maiores inimigos do Palmeias esta noite na capital boliviana?

COMENTE COMENTE COMENTE