Observatório Alviverde

15/11/2016

NÃO CREIO QUE O INDEPENDÊNCIA FAÇA TANTO A DIFERENÇA PRÓ ATLÉTICO!


O Galo iniciou ontem a venda de ingressos para o jogo desta 5ª feira, às  21 H, contra o Palmeiras, pela 35ª rodada do Brasileiro. Até agora, apenas 7.587 foram vendidos. Os sócios terão de comprar as entradas via internet.
*******************
O time mineiro tem um problema para enfrentar o Verdão. O lateral Patric, que vinha jogando no time principal em razão da contusão de Marcos Rocha, está sendo anunciado como fora do jogo. Foi vetado após os exames detectarem um edema no músculo adutor de sua coxa esquerda.

Mesmo não se tratando de um jogador decisivo e que em campo exija cuidados especiais, o Palmeiras precisa considerar que ele pode vir a  aparecer no jogo porque o Depto Médico atleticano costuma participar da "guerra de nervos" contra os adversários, mas isto Cuca conhece muito bem porque trabalhou por aqui em 2012 e 2013, com amplo sucesso.

Contunde-se um e volta outro, Marcos Rocha, o titular da posição está retornando após longa ausência, mas como iniciou as atividades físicas apenas ontem, presume-se que não deverá estar à disposição de Marcelo Oliveira no confronto contra o Palmeiras.

De qualquer forma Cuca tem de se manter ligado na perspectiva de Rocha, um lateral que pode fazer a diferenla entrar em campo já na 5ª feira. A mídia belorizontina garante que ele estará apto a jogar domingo às 19h30, contra o Santa Cruz, em Recife, isto é, com apenas dois dias de diferença.

O único indício de que Marcos Rocha deve ficar fora é que mormente agora, após a contusão de Patrick, a comissão técnica atleticana quer contar com ele inteiro para o primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil contra o Grêmio.
********************
Ontem Marcelo Oliveira fez segredo e fechou o treino na Cidade do Galo. Os jornalistas só puderam cobrir as atividades após uma breve entrada no campo de treinamento na hora do aquecimento e, depois, ao final das atividades, mas apenas ouvindo os jogadores designados para as entrevistas coletivas. 

Para que todos sintam a seriedade com que o Galo está encarando o jogo contra o Palmeiras, o procedimento será repetido hoje, terça-feira. 

********************

O experiente volante Leandro Donizete, que marcou o gol da vitória atleticana contra o Verdão, no jogo do primeiro turno no Allianz, um dos escolhidos para a coletiva de ontem, afirmou que o Galo "tem de voltar a vencer e voltar a jogar bem.

Declarou, também, que só uma vitória sobre o líder terá o poder de dar novos ânimo e impulso ao galo, mantendo a equipe em alto astral na briga pelo Brasileiro e, ao mesmo tempo, elevar-lhe o moral para obter o título da Copa do Brasil sobre o Grêmio.

No fecho de suas últimas considerações Leandro Donizete falou no "tabu" que o Galo impõe ao Palmeiras e declarou:

“Agora é fazer um grande jogo contra o Palmeiras e ganhar deles. Tem, também
um tabu rolando e acho que faz aos quatro ou cinco anos que a gente não perde pra eles. Fazer um grande jogo é muito importante para a gente ganhar moral para a Copa do Brasil. 
Se sobrar uma bolinha, espero fazer um golzinho de novo e dar a vitória ao Galo novamente”...

*******************

MINHAS CONCLUSÕES:

1) No reencontro "Galo X Cuca" e "Verdão X M.Oliveira" não existirá refresco ou corpo mole. Os ressentimentos pretéritos sugerem uma batalha de egos de Cuca e Marcelo contra seus ex-clubes e ambos estão encarando o jogo como "questão de honra"! Os jogadores -dos dois times- sabem disso e solidarizar-se-ão com seus comandantes.


2) Uma vantagem psicológica do Palmeiras pode ser contada antes mesmo dos times entrar em campo: o Verdão vai fazer "o jogo da vida" e o Galo "o da sobrevida". Um empate (excelente resultado para o Palmeiras) mantém o alviverde na ponta mas tira do Galo qualquer possibilidade matemática de continuar lutando pelo Brasileiro. Como se vê, o Atlético está proibido de empatar e terá de lutar para vencer do início ao final do jogo

3) Outra vantagem verde é que o jogo será travado no acanhado Independência e isso pode se tornar fatal ao time mineiro -repito- por sua obrigação de vencer. Como terá que jogar sempre no ataque, visto que o empate não lhe interessa, o time mineiro terá se expor aos contra-ataques palmeirenses. Imagino, essa deverá ser a tática de Cuca, não apenas pela diferença de pontos existente, mas pela  perspectiva de poder administrar o resultado.  

4) Como "a boca que saúda, aplaude e glorifica é a mesma que reclama, apupa e achincalha" (AD), outra possível vantagem palmeirense poderá ocorrer caso o Galo não se dê bem logo no início do jogo. O velho estádio Independência, uma das maiores caixas de ressonância entre todos os estádios do Brasil, ampliará demais as vaias, as reclamações e as cobranças da torcida atleticana e isso pode ser útil ao Palmeiras. 
Há que se considerar também a antítese, isto é, a multiplicação de aplausos caso os mineiros comecem bem o jogo ou façam um gol logo de cara! O importante é que o Palmeiras pode ser frio e calculista, fechar-se na defesa e só subir -cirurgicamente- na boa! 
Porém, toda a atenção do time nos vinte ou trinta primeiros minutos será muitíssimo importante pois pode ter o poder de decidir o clássico.

5) Muita gente acredita que a fim de se preservarem para os jogos finais da CdB contra o Grêmio os jogadores do Galo vão tirar o pé, evitar as divididas e enfim, se poupar no jogo contra o Palmeiras. 
Até concordo em relação a um ou outro deles, isoladamente, mas não creio que essa acomodação tome conta da maioria dos jogadores.  
Sou convicto, sim, de que haverá "poupanças", mas não quinta-feira e sim, domingo próximo contra o Santa em Recife. Ou vocês não acreditam que duas malas brancas podem chegar a BH remetidas pelos concorrentes diretos do Verdão?

6) As declarações do meio-campista atleticano Leandro Donizete de que existe um tabude quatro ou cinco anos rolando pró Galo, têm de ser desmitificadas por Cuca nas palestras que antecedem o jogo. 
Sem querer ensinar o pai nosso a vigário ou a bíblia a pastor, quero apenas lembrar o comandante palmeirense de não se esquecer de dizer aos jogadores que os tabus existem para ser quebrados e que essa é a grande chance de o Palmeiras acabar com isso porque já provou que tem time melhor que o adversário!

7) Finalmente quero dizer o que considero mais importante e que, em meu entendimento, pode definir esse Galo x Palmeiras tão importante na vida do Verdão. Corroborando com o pensamento de meu irmão, a grande alternativa do Palmeiras, a "chave certa" para desarticular e derrrotar o Atlético em BH é esta: marcação pessoal -intensa, forte e o tempo todo- sobre Robinho, o grande articulador do Galo e um dos melhores e mais desequilibrantes jogadores deste brasileiro. 
Se o Palmeiras conseguir impedir que Robinho atue livremente na construção e armação das jogadas tudo tornar-se-á muito mais fácil e o título ficará muito mais próximo do Verdão. 

COMENTE COMENTE COMENTE