Observatório Alviverde

30/06/2015

PARA NÃO FAZER MAIS POSTAGENS A RESPEITO DE VALDÍVIA!

Image result for adeus valdivia
O Palmeiras nunca soube manter seus craques!

É óbvio, é claro, é nítido é cristalino que o Palmeiras não vai acabar se Valdívia não voltar! É elementar, meus caros Watsons palmeirenses!

Conforme havíamos antecipado, o Mago não voltará. Agora é definitivo! 

A manifestação pública de seu pai e empresário, ontem, não deixa margem a qualquer outra interpretação, ressalvada uma improvável surpresa à última hora.

Mas, falando francamente, fosse você o empresário de Valdívia, o levaria a jogar, novamente, em um clube que tanto o desprezou?

Admitiria trabalhar com um diretor de futebol que, em vez de trabalhar pela renovação de contrato, apenas simula que o fez e faz?

Um prócer que vai à TV fazer mitologia em "strictu sensu", isto é, no sentido estrito da palavra?

Que garante que está fazendo o que nunca fez, o que jamais faria e o que nunca, irá fazer?  É mineirice demais para o meu gosto! Engana outro, bufão!

Colocaria você, um jogador da classe, qualidade e valor de Valdívia, em um clube no qual parte ponderável da torcida o hostiliza, sem respeitar seu futebol magistral e a dor de sua contusão?

Eu, não!

Os caras que tanto criticam Valdívia, chamando-o, injustamente, de "chinelo", de fingido, de enganador, de mau caráter e de tantos outros pejorativos fortes, são aqueles que não têm ideia do que seja uma fibrose muscular e da gravidade dessa contusão.

Instruídos por sapientíssimos galenos da mídia, da noite para o dia transformam-se, muito mais do que em "doutores honoris causa", em verdadeiros catedráticos da medicina esportiva...

Por isso, têm todos os elementos e condições de atestar e garantir que Valdívia finge, faz prestidigitação e corpo mole, que não quer jogar e que simula contusões, dando, assim, ressonância aos bostejos da imprensa destrutiva e inimiga.

Ignorantes em futebol, não sabem (os poucos que entre eles sabem, nunca mencionam) que, jogador algum, ressalvados poucos casos de mau-caratismo explícito (não foi e não é o caso de Valdívia) quer deixar de fazer o que mais gosta, isto é, de jogar futebol e de embolsar o generoso "bicho".

Exemplo da semana: Cristaldo. Ele deixou claro que prefere sair do Palmeiras a ter que ficar na reserva e não jogar.

Pergunta óbvia e elementar aos palmeirenses que ainda acreditam na mídia (infelizmente, ainda contam-se-os aos milhares):

Durante todo o tempo em que passou no Departamento Médico, Valdívia participou de alguma atividade com bola? Fez-se presente nas peladas recreativas? 

É óbvio que não!

Ou alguém considera que ele abriria mão de seu prazer maior -jogar futebol e participar do "rachão", suprema realização dos jogadores em preparação-, submetendo-se a ficar de fora para sustentar a farsa da simulação?

Então, eu pergunto aos ovinos fãs, apreciadores e seguidores de Juca, não o Juca do Brás nem o Juca da Mooca, mas o Juca da Folha e da ESPN (ainda tem palmeirenses que acreditam na Folha e na ESPN de Trajano, Mauro e outros dinosauros,  é incrível)...

Pergunto, igualmente, aos fiéis seguidores da Globo de Arnaldo C. Coelho, aquele que  subtraiu-nos, via apito, o título brasileiro de 1978 e que, além dele,  mantém sob contrato os péssimos sopradores de apito do passado, Márcio Rezende e Gaciba...

Detalhe: mais recentemente, talvez para mostrar total desprezo pelo Palmeiras e por sua torcida, a Globo contratou um figadal inimigo palmeirense dos estádios, Paulo César Oliveira, que tantos prejuízos causou ao Verdão, exatamente o mesmo que validou o gol de mão de Adriano em um clássico contra os bambis para dar suporte a uma bandeirinha (mulher) apedêuta em futebol... 

Pergunto, igualmente, aos seguidores do Sportv do antipático filho de Didi e das narrações e comentários (dependendo do narrador e do comentarista), tantas vezes tendenciosas, na contramão da realidade e dos interesses do Palmeiras...

Sim, narrações nas quais se o lance ocorre na área adversária não houve força suficiente para derrubar o palmeirense mas se é na área do Palmeiras, qualquer esbarrão passa a ser pênalti, mesmo que não seja...

Indago, também, os abomináveis ex-jogadores, todos, sem exceção, péssimos ao microfone, invasores que poluem a profissão de jornalista, nenhum deles egresso do Palmeiras. 

Qual deles, exceto Edmundo da Band tem simpatia pelo Verdão? Júnior? Caio? Casagrande? Júnior? Ronaldinho? Carlos Alberto?  William? Ora, vakatakokinho!

Ou, Edinho, que domingo passado dava a entender que os bambis haviam perdido sem ter jogado contra ninguém? 

Ou, ainda, Beletti, eterno e declarado antipalmeirense que só faltou chorar na transmissão de domingo passado quando da derrota dos bambis?

Como acreditar na Rádio Globo que coloca alguém com o nome de Zé da Fiel para comentar os jogos do Palmeiras, do São Paulo, do Santos ou de qualquer outro clube? 

Zé da Leal, não tem nenhum! Os caras não estão nem aí em relação à tanta incoerência.

Ou na Jovem Pum que faz o mesmo em relação a Vampeta, completamente identificado com o Cu-rintia? 

Por que só ex-corintianos e ex-flamenguistas podem ser jornalistas e comentar em jornal, rádio e TV? 

É o fim da picada ou, se quiserem, a lousa da tumba, aberta pela Globo, para enterrar o jornalismo e os jornalistas esportivos brasileiros!

Aos que dão tanto valor ao festival de berros da Jovem Pum, a rádio onde mais se bosteja, (exceção feita a Nilson César, equilibrado, ponderado e verdadeiro), fiquem todos sabendo que se trata de uma emissora de propriedade da família do fundador do São Paulo FC...

Nem queria mais falar mais de outros veículos como a Band, curintianíssima... Mas como deixar de falar que a Band detinha os direitos de exploração da TV Curintia? É preciso dizer mais?

Diante do exposto, fico imaginando como podem os torcedores palmeirenses acreditar nessa gente, ressalvada uma ou outra exceção individual?

Falar o que da Gambazeta -o apelido diz tudo- em que, no programa das 18 horas, os comentaristas evitam e abdicam de falar dos temas do Palmeiras, exceto quando o assunto é negativo?

É nessa gente que -infelizmente- milhões de palmeirenses ainda acreditam deixando-se levar por opiniões e filosofias marcantemente antipalestrinas.

A maior entre todas, nos últimos tempos, foi essa de tirar Valdívia do Palmeiras, seu único craque  tanto e quanto seu jogador mais lúcido e desequilibrante.

Interessante (nós antecipamos isso)! 

Foi só Valdívia anunciar a sua saída do Palmeiras para que toda a mídia brasileira (Rizeks, Jucas, Prados, Trajanos, Neves, Barretos, Ceretos, seguidores e assemelhados) o "descobrisse", o proclamasse e o anunciasse, como o melhor jogador das Américas. 

Esse comportamento, incompreensível, doentio, inefável para quem exerce a nobilitante profissão jornalística com amor, isenção e imparcialidade, retrata a maior desfaçatez e cara de pau de tantos cronistas esportivos brasileiros dos anos 50s aos dias de hoje, desde que acompanho futebol!

Muitos deles tiveram a petulância de dizer que Valdívia nunca havia jogado tanto quanto jogou nesta Copa América, quando vestia camisa do Palmeiras. Deslavada mentira! Na verdade jogou mais, muito mais!

Conclui-se, então, a respeito desses "jornaleiros": das três, uma: ou são cegos, nada entendem de futebol, ou, na realidade, (hipótese mais provável) são parciais e odeiam o Palmeiras.

Quando a mídia quase que unanimemente, trabalha com tanta disposição pela dispensa de um jogador é porque há muito interesse envolvido no processo, nas mesmas proporções, aliás, com que estão intimando o TJD a julgar rapidamente Dudu e exigindo que ele tem de ser punido exemplarmente, imediatamente.

São os mesmos que acharam normal Sheik empurrar impunemente um árbitro poltrão e sem reação, perpetrando uma agressão muito maior e mais grave que a de Dudu...

São os mesmos, ainda, que reivindicaram e lutaram, até o fim, pela injusta e  incompreensível absolvição de Petros.

Nenhum deles jamais disse aos seus leitores, ouvintes ou aos seus  telespectadores, por exemplo, que Valdívia no auge da dor, permitiu que lhe aplicassem uma infiltração para que o Mago não se ausentasse dos jogos que tiraram o Palmeiras do rebaixamento no ano passado. 

Permitiriam, por acaso, Messi e Neymar, uma arriscada infiltração para entrar em campo e jogar sob contusão. DUVIDO! 

E, no entanto, Valdívia permitiu mas nem assim muitos palmeirenses acreditaram nele, só na mídia!

Quem queria ver Valdívia fora do Palmeiras, sabia dessas coisas, mas preferia fazer coro com aqueles que querem o Palmeiras cumprindo o irrelevante papel de time de segunda grandeza do futebol paulista e brasileiro e sendo chamado desprezivelmente de Guarani da Capital.

Perguntem a um curintiano, a um sãopaulino ou a um santista qual o time que ele mais odeia. Nem é preciso inquiri-los pois todos sabem que é o Palmeiras. 

Mesmo assim os sorêtes da mídia continuam entoando "mantrans", segundo os quais os bambis são maiores do que o Palmeiras, que têm mais torcida do que o Palmeiras, que o Santos vai, em breve, ultrapassar o Palmeiras em torcida, que o Palmeiras perde em torcida para o Vasco da Gama e outras baboseiras.

Dizem mais, que o Palmeiras é o mais desimportante entre todos os times grandes do futebol de São Paulo, que não rende audiência e,  em razão disso, é o único que a Globo não coloca em circuito nacional em suas transmissões. 

Mas que o Palmeiras x Bambis teve mais audiência do que Curintia x Santos, nenhuma palavra, nem da pseudo interessada Globo.

E, apesar de tudo isto, palmeirenses desinformados hostilizam Valdívia colocando-o como o mordomo dessa grande farsa televisiva, isto é, aquele que é sempre o culpado.

Meus amigos. Diante da situação inexorável da saída de nosso único craque, esgotei o assunto Valdívia e só voltarei a abordá-lo se houver algo muito importante. Espero que compreendam a minha decisão!

Eu só fico pensando, agora, na falta que ele vai fazer naqueles jogos complicados em que os adversários chegam hermeticamente fechados na defesa, nos quais não temos armadores com o QI do chileno para as enfiadas de bola que aproximam o time dos gols e das vitórias.

O lugar de Valdívia, é evidente, será preenchido por outro atleta e a responsabilidade do sr. Mattos, que, embora negue, rejeitou Valdívia é encontrar alguém do mesmo nível do Mago. Será que encontrará?

Neste momento, d-u-v-i-d-o, mas vou, sempre, cobrá-lo!

COMENTE COMENTE COMENTE