Observatório Alviverde

15/01/2012

A PROCISSÃO DE SÃO MARCOS E O AMISTOSO PALMEIRAS 1 X 0 AJAX DA HOLANDA, ABRIRAM COM CHAVE DE OURO A TEMPORADA 2012!

 

Entre pagantes e não pagantes, quase 30 mil pessoas estiveram, ontem, no velho Pacaembu, para assistir ao amistoso Palmeiras x Ajax da Holanda.

Se considerarmos:

o desânimo e a desmotivação da torcida,

a campanha decepcionante e pífia de 2011,

as restrições de muitos ao trabalho de Felipão e ao próprio elenco,

a constante efervescência política do clube,

as rejeições a Tirone, Frizzo e companhia,

e

a frustração da torcida em face dos reforços que não chegam,

foi um feito e tanto a presença de 30 mil palmeirenses ao evento.

Um recado forte e direto para a mídia paulistana que, de há muito, abandonou, desclassificou, desvalorizou, omitiu rebaixou, ironizou e execrou o clube. mas que continua tendo de nos engolir!

Durante toda a semana que antecedeu o jogo, quase todos os homens da mídia anunciaram, seguidamente, maldosamente, insistentemente, que o Ajax viera ao Brasil. simplesmente, para passear e representado por um time de reservas. Como são contra o Palmeiras, hein? Radicalmente!

Ressalvadas as exceções de praxe, alguns, de forma direta, outros, de forma subliminar, chegaram a pregar a ausência da torcida ao Pacaembu.

Esqueceram-se, certamente que “aqui é Palmeiras”, o clube que prova, a cada dia, que não precisa tanto da mídia quanto a mídia precisa do Palmeiras!.

Só que a criminosa campanha de esvaziamento do espetáculo, promovida por tantos jornalistas, não vingou e o Verdão deu a volta por cima mostrando a sua grandeza e importância no cenário futebolístico de São Paulo e do Brasil..

O esforço dos times, a busca mútua pela vitória…

a alta qualidade do espetáculo definido por um futebol de alto padrão…

a competitividade constante dos dois times, o jogo todo, altamente motivados…

a disputa constante e incessante pela bola sem esmorecimentos…

o excesso de vigor que os batavos imprimiram ao jogo …

o  respeito ao excelente publico que esteve no Pacaembu

e

a disposição extraordinária do time do Palmeiras, do começo ao fim, fizeram com que o segmento destrutivo da mídia tivesse de engolir as palavras mal proferidas e todo o negativismo e veneno destilados…

Aliás, pode-se dizer que, muito mais do que um simples jogo, Palmeiras e Ajax promoveram um espetáculo futebolístico maravilhoso, de primeira grandeza, como de há muito não se via em amistosos.

A incrível força mostrada pela torcida do Palmeiras, ontem, em Sampa, em circunstâncias tão desfavoráveis, numa época em que a cidade está. praticamente, vazia em face da temporada de férias, foi comovente.

A procissão em reverência a “São” Marcos com mais de 5 mil adeptos, do Palestra ao Pacaembu, marcou, definitivamente, que o Palmeiras, sim, é uma religião! 

É óbvio que nada disso comoveu a mídia que, nem bem começou o ano,  já abriu nova temporada de caça ao porco, como eles gostam de proclamar.

Nenhuma manchete foi generosa com o Palmeiras mesmo com o clube promovendo o amistoso mais importante entre todos os realizados pelos clubes brasileiros neste início de temporada, computando-se Flamengo X Galinhas Pretas inclusive.

Não vi citações favoráveis ou elogios em reconhecimento ao Verdão por ter bancado um grande evento como esse, raríssimo no Brasil.

O que vi foi, exclusivamente, mofa, ironia e azedume, ou, na melhor das hipóteses, uma conveniente omissão com desvio de foco, por parte da maioria dos homens da imprensa, como uma ou outra exceção.

No fim, as poucas declarações sobre a importante vitória em cima do Ajax, perderam-se, completamente, abafadas pelas muito menos importantes manifestações da torcida no após-jogo, contra a diretoria.

As reivindicações da torcida e as manifestações de agravo a Tirone e Frizzo foram tratadas como o assunto principal, sem que se realçasse o importante triunfo do Verdão sobre uma das camisas mais fortes do planeta;

Na verdade, virou moda falar mal do Palmeiras, diminuir-lhe as conquistas, amplificar-lhe as crises, deprecia-lo, ironiza-lo, transformando-o em patinho feio do futebol paulista e brasileiro.

A mídia está tão viciada em criticar o clube que muitos profissionais entram nessa pilha por osmóse, sem se dar conta dos próprios atos, embora a maioria o faça deliberadamente, por ódio ou despeito ao clube mais campeão do futebol brasileiro.

Mesmo quando há motivos para enaltecer o Palmeiras, como ontem, e o elogio, profissionalmente, é inevitável, as pequenas loas, citadas en-pasant por obrigação de ofício, vêm sempre acompanhadas de reparos ou de críticas paralelas.

Na verdade, quando se trata de Palmeiras, há como que uma rejeição geral da imprensa e, sem trocadilho, a impressão que fica é a de que os profissionais escalados para atuar nos jogos do clube o fazem com o pior ânimo possível.

Não, não estou reclamando da mídia, como eles gostam de dizer. Estou, sim, mais uma vez, e  com justa razão, censurando o comportamento mau-caráter da mídia em face do Palmeiras em novo e recente episódio!.

Creiam, já estou antevendo o ano de dificuldades que nos espera, quer o time esteja ou não, colhendo ou não bons resultados dentro de campo.

A campanha contra o Palmeiras parece eterna!  Não esmorece, não arrefece, mas, pelo contrário, recrudesce a cada nova temporada.

Parece que os caras estão mesmo dispostos e continuam determinados a acabar com o clube…

Ontem, com tanto assunto bom a abordar, a esmagadora maioria da mídia preferia falar em assuntos aleatórios.

Os assuntos eram contratações mal-sucedidas, contratações anunciadas e não concluídas e cada profissional fazia questão de frisar e salientar que a maioria delas não ocorreu porque “os jogadores se recusam a vestir a camisa do Palmeiras. É ridículo! 

Creio que, sobre o time, não há muito o que falar, senão salientar que a boa base que temos está mantida. mas que a contratação de atacantes e de jogadores diferenciados é uma imperiosa necessidade.

O nome em evidência, agora, é o do argentino radicado no Equador, que atua pela LDU, Barcos, sobre quem posso falar muito pouco em face de te-lo visto atuar poucas vezes e, ainda assim, sem prestar a devida atenção.

Precisamos, apenas, de um camisa nove?

Ou precisamos, também, de meias categorizados e ofensivos?

Eu fiquei satisfeito com a contratação de Daniel Carvalho mas creio que precisamos fortalecer ainda mais o nosso ataque com outros atacantes de categoria e eficiência. No mínimo, mais dois!

Só não me venham falar em zagueiros e volantes!

Nossa prioridade com Felipão ou sem ele, tem de ser fazer gols!

S-E-M-P-R-E!

COMENTE COMENTE COMENTE