Observatório Alviverde

01/03/2016

QUE TAL UMA PEQUENA OPERAÇÃO LAVA JATO NO ELENCO DO PALMEIRAS?






Image result for lava jato

Noves fora a incompetência clara, provada, comprovada e manifesta de Marcelo Oliveira em administrar o elenco do Palmeiras, se faz mister uma urgente operação "lava-jato" no Verdão. Com Marcelo ou sem Marcelo!

Em razão do elenco numeroso, decorrente da vaidade, dos excessos e da incúria do diretor de futebol, que pensa que sabe tudo mas sabe muito pouco, necessário se torna que algo seja feito a fim de drenar o ambiente...

É preciso, urgentemente, definir quem é quem, identificar personalidades, separar os caracteres, estratificar os status e, enfim, separar o joio do trigo, isto é, os bons dos maus profissionais, para que sejam tomadas as medidas profiláticas competentes na medida do possível.

É inadmissível que jogadores regiamente pagos e com salários (rigorosamente) em dia, desrespeitem o técnico, a torcida que os paga e o clube que os mantém sob contrato, concedendo, impunemente entrevistas polêmicas, proporcionando combustível para que a mídia, como de costume, queime o time e afunde o clube.

Não existem justificativas plausíveis para as vaidades e atitudes de alguns atletas  que com ares de "prima-donna", só querem atuar quando lhes apraz, nos torneios e campeonatos que lhes agradam, só nos dias em que sintam vontade para entrar em campo, e, numa frase " quando lhe$ intere$$a".

Da mesma forma é imperdoável o corpo mole e a falta de disposição e de aplicação nos jogos por qualquer motivo de somenos importância, seja porque os salários atrasaram, por estarem com raiva desse ou daquele diretor, porque estejam "de beicinho" brigados e implicados com o treinador a quem querem derrubar! Isso não existe, ou, na ordem natural das coisas, não deveria existir!

Notaram que também no Palmeiras, c-o-i-n-c-i-d-i-n-d-o com sua volta à Libertadores vários jogadores que estavam enterrados (perdão) internados no Depto Médico, milagrosamente ressuscitaram e já estão aptos, prontos para jogar e "à disposição do professor"

Viram que CX10, Barrios e Dracena num repente e coincidentemente, os três ficaram bons, se recuperaram por completo, voltaram, treinaram, e já se colocaram à disposição para jogar? Exaltemos pois a Santa Libertadores! Ela obra tantos milagres... Aleluia, irmão!

Em razão da malandragem institucionalizada que rola nos dias de hoje, quero aproveitar para fazer uma sugestão aos torcedores palmeirenses: "vamos, todos nós, um pouco mais devagar com as críticas ao DM palmeirense, considerando sempre que a dor é imponderável e imensurável". 

Você conhece, já viu ou ouviu falar de algum aparelho que meça a dor? Qualquer jogador chega no DM alega que está com dor aqui, ali ou acolá (ainda que não esteja) porque não quer jogar e não joga mesmo. 

Nós, ignorantemente, desavisadamente, transferimos a responsabilidade para os médicos. Nesses casos, o que é que eles podem fazer? Nada! 

Essa é uma das principais razões de os departamentos médicos e as salas de fisioterapias dos clubes viverem lotadas, você sabia?

Mas, para a mídia de São Paulo, com raríssimas exceções, no Palmeiras, só Valdívia fazia isso! 

Lembram-se do que eu disse lá atrás antes do jogo contra o River uruguaio, do interesse da maioria dos jogadores em se poupar nos jogos do Paulistão a fim de se resguardar para os jogos da Libertadores?

O Palmeiras havia perdido para o Linense e eu garanti que o time contra o River seria outro, Apesar do empate, foi! 

Ocorrerá novamente depois de amanhã diante do Rosário, sucedendo a vergonhosa derrota de domingo em plena Allianz contra a Ferroviária...

Como o jogo vai valer pela Libertadores haverá empenho e seriedade de todos os jogadores em busca da vitória, com outra atitude, completamente diferente, em campo.

Lembram-se do que eu disse por ocasião do jogo contra o Linense, acerca de jogadores que corriam para não chegar? Domingo passado, contra a Ferroviária o abuso extrapolou e foi bem mais além. 

Ainda que "a poupança" dos atletas possa (menos mal), ter ocorrido de forma desavisada ou inconsciente, (eu acreditava que sim até que vi e ouvi as entrevistas de Dudu e Robinho) o fato é que ninguém me tira da cabeça que muitos jogadores, propositadamente, administraram o físico visando ao jogo de 5ª feira contra o Rosário Central. 
Obs - A bem da justiça, excluo dessa desconfiança o veterano Zé Roberto que deu tudo do pouco que tinha e mais. Como eu disse outro dia comparando Lucas e ZR: "Lucas pode mas não sabe, ZR sabe mas não pode! A natureza o limita!

Além de correr para não chegar, cercar para não marcar, parar para não desarmar, dividir para pipocar e chutar para não acertar, o desempenho tático do Palmeiras no primeiro tempo contra a Ferrinha foi um desastre, uma vergonha! Só melhorou no tempo!

Figuras de linguagem à parte o fato é que elas explicam bem os atos de "poupança" de muitos jogadores em outras competições, pelo fato de encararem a Libertadores como o auge da carreira.

Efetivamente, o é, não há como negar! No entanto, entendo que os jogadores deveriam antes de tudo e acima de tudo respeitar o clube que os emprega, o técnico que os orienta, a  torcida que os paga e os próprios companheiros que se empenham e dão, sempre, tudo de si seja qual for o evento ou o campeonato disputado. 

Isso jamais ocorreria houvesse discernimento dos atletas acerca da verdadeira dimensão, do Campeonato Paulista, importantíssimo ! Mas, se mal pergunto me perdoem, alguém  orientou a boleirada ? Ou, como denunciei outro dia, não foi a Mídia que os industriou e enganou afirmando que os estaduais não valem nada? Claro que foi!

Na Libertadores os jogadores sabem que têm mais marketing e a perspectiva de ganhar um passaporte para o milionário futebol europeu onde, por incrível que pareça, ficam mais perto da Seleção Brasileira do que se defendessem qualquer grande equipe do futebol brasileiro! Como escreveu Nelson Motta e como cantaram Guilherme Arantes e Leila Pinheiro, são "Coisas do Brasil!"

Em razão disso, que jogador inscrito não quer estar presente e participar dessa miliardária loteria?

Voltando à vaca fria, ou, se preferirem, ao porco quente, o fato é que se Oliveira, a pique de ser dispensado o for, gente existe (muiiiiiita) nesse elenco do Palmeiras que também deveria receber um vistoso e indefectível bilhete azul por absoluta falta de profissionalismo.

Mas Nobre, ontem, em vez de cobrar de todo o elenco como seria natural, fez reunião em separado exclusivamente com o treinador e com o diretor de futebol, certamente por sugestão deste último.

Além das broncas e das advertências de praxe dirigidas exclusivamente ao treinador que, mais uma vez, pagou o pato sozinho, o presidente não o dispensou (conforme previ)! Marcelo ganhou de presente mais um tempo que pode decorrer ou se multiplicar, dependendo dos resultados.

Para quem imaginava que nesse encontro Nobre portasse exclusivamente o bilhete azul da dispensa, ficou a surpresa  de que ele portava outro, verde, que permitiu a continuidade de Marcelo no comando da equipe. 

Até quando, não sei! Pelo sibilo do foguete não creio que por muito tempo.

Neste momento não seria exagero afirmar-se que apenas o presidente Nobre, Mattos, Cícero e meia dúzia de leitões pingados mantêm viva a esperança em relação à recuperação e à perspectiva de sucesso de Marcelo Oliveira, doravante, como técnico do Palmeiras. 

Oxalá estejam eles certos e a maior parte da comunidade alviverde rotundamente enganada. Os cofres alviverdes agradeceriam penhoradamente!

Se eu me enganar, (duvido que aconteça) confesso-lhes, me enganarei com satisfação, porquanto conheço pessoalmente Marcelo e sei que ele, futebol à parte, é um grande caráter. Talvez resida nisso a resistência de Nobre em demiti-lo do Palmeiras.

E no entanto sou convicto de que Marcelo, malgrado o arrimo que lhe concede Mattos (por enquanto em alta conta com Nobre), reforçado, ampliado e amplificado pelo aval do próprio presidente, ainda dança na corda bamba desse circo em que se transformou o futebol do Palmeiras.

De minha parte entendo que o apoio do presidente ao técnico é provisório e, seguramente, deve ter sido colocado sob a condição única e obrigatória  de o Palmeiras derrotar o Rosário, nem que seja de meio a zero. 

Só o resultado, creiam, será cobrado de Marcelo, o bom futebol, não! Aí é que mora o perigo! O Palmeiras para alçar -sem trocadilho- voos de cruzeiro, precisa ter um time base sólido e definido, reforçando-o sempre que possível

Fosse cobrado já a algum tempo o bom futebol e de há muito MO teria sido demitido e retornado a Belo Horizonte, cidade em que reside e, coincidentemente, eu, também.

Sou cético em relação ao Palmeiras com o atual elenco e sob Marcelo "técnico de uma nota, digo, de uma tática só", vir a jogar um bom futebol, em consonância com a melhor tradição palmeirense de times acadêmicos, clássicos, exímios tocadores de bola e mais do que propositores, impositores de jogo.

Em relação a Marcelo, quem desconhece que ele sempre nutriu uma ferrenha tendência para as táticas defensivistas, acostumado a dirigir times de segundo escalão e grandeza do futebol brasileiro, exceto o Cruzeiro.

Seus defensores dirão que ele foi legítimo bi-campeão brasileiro pelo Cruzeiro (ganhou seguidamente em 2013 e 14) mas terão de admitir (os números provam) que neste momento no Palmeiras ele deixou e está deixando a desejar. Em quase um ano de trabalho e mesmo com o número recorde de jogadores que lhe foi oferecido, Oliveira não conseguiu, sequer, montar um time base. 

Em relação à conquista da Copa do Brasil, torneio eliminatório movido à motivação, todos sabem e não é necessário repetir de que maneira o Palmeiras ficou com a Taça!

VOCÊ ACHA QUE NOBRE E MATTOS ACERTARAM MANTENDO O TREINADOR?

COMENTE COMENTE COMENTE