Observatório Alviverde

10/08/2020

A MIDIA CLUBISTA E SEM VERGONHA (com exceções) ESTÁ DE LUTO POR CAUSA DA CONQUISTA DO PALMEIRAS.

Serei condenado por muitos por ter a coragem de escrever o que voce lê na manchete e por outras coisas mais que escreverei. 

A conquista pelo Palmeiras, do Campeonato Paulista, provocou uma onda de tristeza e frustração em mais de 90% dos "cronistas esportivos" principalmente do estado de São Paulo. 

A comprovação do que eu digo, modéstia às favas com ampla propriedade, ficou bem clara constatando-se a forma como a mídia tratou, noticiou o feito e, sobretudo, o repercutiu. 

Além de reduzir os dois derbys difíceis, pegados, equilibrados e disputados com denodo, esforço e muita luta, a mídia tratou de rebaixá-los, desclassificá-los e reduzi-los a "subnitrato do pó de bosta", com perdão pela derradeira expressão. 

 Foi a forma que a chamada mídia moderna, que de moderna só tem mesmo a fachada, o clubismo, o fanatismo, a empáfia e a arrogância (claro que com exceções), encontrou para desvalorizar dois jogos espetaculares que levaram à emoção duas das três maiores torcidas do futebol do país.

Sou convicto de que fosse um jogo do Flamengo, de um clube apadrinhado da mídia tipo Bambis ou até o próprio Curica (desde que contra outro time que não fosse o Palmeiras) e eles, sobretudo os "Zé Manés" da TV, ressuscitariam os termos definidores que usávamos em outras épocas para justificar "o mau espetáculo"! 

Aí eles diriam que "foi um jogo equilibrado como jogo de xadrez"... Se não dissessem isto diriam que foi "uma batalha renhida de dois grandes clubes", "um jogo de gigantes mas com predominância defensiva", "um jogo de duas equipes que se equivalem", "um jogo de disputa renhida entre duas potências do futebol brasileiro"! 

Mas vocês não perceberam que muitos desse jornaleiros, digo,  jornalistas de araque, afirmaram descaradamente, mentirosamente e com a maior desfaçatez deste mundo que foi "a pior decisão de um campeonato paulista em todos os tempos"? 

Assim o fizeram e, proclamado o Campeão cada vez mais reiteraram e reiteram, com o objetivo real  de desvalorizar completamente o título palmeirense, obtido com tanta luta e esforço. 

O que menos vi de sábado à noite após o derby decisivo a este domingo até o início dos jogos do Brasileirão, foram matérias acerca da conquista do Verdão, do mesmo modo que era visível a decepção dos "artistas televisivos que, praticamente, só abordaram o assunto por obrigação, jamais por vocação. 

O tempo que a mídia dedicou à conquista do Palmeiras em TV, de ontem pra hoje, foi minúsculo, reduzido e com economia absoluta de imagens e horas de exposição. 

Soou como um protesto contra o time que eles mais combatem e odeiam, a SE Palmeiras, talvez por não ser um clube de raízes esquerdistas e que não serve de massa de manobra em tempos de eleição. 

Outro fenômeno que observei foi o fato de que a mídia preocupou-se -muito mais- em justificar a derrota do Curica do que em enaltecer a importante conquista palmeirense. 

Em última análise, parecia que o Corinthians era o Palmeiras e que o Palmeiras era o Corinthians! 

Muitas outras coisas poderiam ser ditas e acrescentadas a esta postagem, mas quero deixar que vocês também analisem a situação, desenvolvam o tema e até indiquem o que a diretoria poderia ou deveria fazer para, senão resolver, ao menos minimizar essa relação conflitante. 

Ou vocês acham que se trata de um problema insolúvel! 

COMENTE COMENTE COMENTE