Observatório Alviverde

24/03/2015

PALMEIRAS SÓ CEDEU VALDÍVIA AO CHILE, PORQUE ELE N-Ã-O ESTÁ LESIONADO!


O Palmeiras não quer que Valdívia jogue pela Seleção do Chile os dois amistosos (datas Fifa) programados:

Iran x Chile, 6ª Feira, 26/03, na Áustria
Brasil x Chile, 2ª Feira, 29/03, na Inglaterra

O Palmeiras quer evitar isto:
Image result for VALDIVIA JOGADOR

LEIAM, ABAIXO, A REPORTAGEM DO JORNAL "LA TERCERA",  DE SANTIAGO, QUE PUBLICO NA ÍNTEGRA, A RESPEITO DA CONVOCAÇÃO DE VALDÍVIA PARA A SELEÇÃO CHILENA!
Deportes | 2015-03-24T14:32:00Z

Valdivia se ausenta de jornada matinal de práctica de la "Roja" en Austria

(Valdívia se ausenta dos treino desta manhã da Seleção Chilena na Áustria) 

El "mago", que viajó a Europa con un instructivo enviado por Palmeiras, se quedó en el hotel realizando trabajos especiales. Eso sí, practicó durante la tarde.

(O Mago, que viajou à Europa com uma carta de instruções enviada pelo Palmeiras -depto médico-, permaneceu no Hotel realizando trabalhos especiais. À tarde repetiu a prática)

Palmeiras envía a Valdivia con instructivo

(Palmeiras envia Valdívia -à seleção chilena- com um relatório de instruções)

El escrito del jefe médico del Verdao, Rubens Sampaio, explica la terapia que sigue el Mago.

O relatório do Chefe do Departamento Médico do Verdão, Rubens Sampaio, explica o tratamento a que o Mago está sendo submetido.  

por Cristián González A. Enviado especial a Viena - 24/03/2015 - 08:17







LinkedIn

0



13






Jorge Valdivia está unido al trabajo de la Selección, pero sus rutinas son distintas a las de sus compañeros. El Mago no juega desde diciembre y está en pleno proceso de acondicionamiento para su regreso a las canchas, después de la lesión que sufrió en el muslo  izquierdo, durante el partido frente a Atlético Paranense, por la última jornada del Brasileirao.

Jorge Valdivia está integrado ao trabalho da Seleção, mas as suas atividades são diferentes da de seus companheiros. O Mago não atua desde dezembro e está em pleno processo de de condicionamento para seu regresso aos campos, depois da lesão que sofreu na coxa esquerda, durante o jogo contra o Atlético Paranaense pela última rodada do Brasileirão.

Debido a estas circunstancias, el volante no podrá jugar frente a Irán y Brasil, los dos rivales a los que enfrentará Chile en esta fecha FIFA. Igualmente, Jorge Sampaoli determinó convocarlo para cerciorarse de su condición física y de las posibilidades concretas de que llegue en condiciones adecuadas a la Copa América.

Devido a estas circunstâncias, O VOLANTE NÃO PODERÁ JOGAR CONTRA O IRAN E O BRASIL, os dois rivais que o Chile enfrentará  nesta data FIFA. Da mesma forma, Jorge Sampaoli fez questão de convoca-li para certificar-se (assegurar-se) de sua condição física e das possibilidades concretas (reais) de que ele chegue chegue em condições adequadas à Copa América.
El volante arribo a la Roja con un instructivo enviado por Palmeiras. La carta está firmada por el jefe médico de O Verdao, Rubens Sampaio, y describe el tratamiento que ha seguido durante este período. También alude a sus avances y a la recuperación paulatina que ha evidenciado el ex Colo Colo, proceso que, en definitiva, impidió que Palmeiras pudiera negarlo al llamado. Al comunicado, se le adjuntaron los resultados de los dos últimos exámenes que se le practicaron al futbolista.

O volante (Valdívia) chegou à Vermelha (Seleção Chilena) com uma instrução (escrita) enviada pelo Palmeiras. O documento (carta) está assinado pelo chefe médico do Verdão, Rubens Sampaio, e descreve o tratamento que foi aplicado durante este período. Também diz respeito aos avanços (melhoras) e a recuperação paulatina (vagarosa, passo a passo) que tem mostrado o ex (jogador) do Colo-Colo, processo que, definitivamente, não impediu que o Palmeiras pudesse furtar-se ao chamado. Ao comunicado foram juntados os resultados dos últimos exames realizados no jogador.

Las “orientaciones”, como las definen desde Sao Paulo, apuntan a evitar una sobrecarga física sobre el jugador durante las sesiones preparatorias para los encuentros que se disputarán en Sank Pölten y Londres.

As orientações que chegam de São Paulo, sugerem evitar sobrecarga física sobre o jogador durante as sessões preparatórias para os jogos que serão disputados em San Pölten (contra o Iran) e Londres (contra o Brasil). 


En Brasil se conoce el exigente sistema de trabajo que emplea el cuerpo técnico del casildense. Por esa razón, existe algún temor de que pueda terminar afectando a Valdivia y se había producido alguna resistencia a la idea de facilitarlo. Palmeiras lo cedió sólo por la obligación reglamentaria, al no estar técnicamente lesionado, y bajo el compromiso absoluto de que el jugador no será utilizado ante los asiáticos ni frente a los pentacampeones mundiales.

No Brasil se conhece o exigente sistema de trabalho empregado pelo corpo técnico do casildense (Sãopaoli, técnico do Chile é argentino de Casilda). Por  essa razão, existe o receio de que (Sãopaoli) posa terminar afetando (prejudicando) Valdívia, o Palmeiras ofereceu uma certa resistência à idéia de  facilitou (a convocação). O Palmeiras somente cedeu o jogador por obrigação regulamentar e PELO FATO DE VALDÍVIA NÃO ESTAR, AO CONTRÁRIO DO QUE SE DIZ,  TECNICAMENTE, CONTUNDIDO, e, ainda assim só cedeu o jogador sob a condição de um compromisso absoluto (palavra empenhada)  de que o jogador não será utilizado no jogo contra os asiáticos (Iran) e nem diante dos pentacampeões mundiais (Brasil).


Sobre la última exigencia, en club paulista conocen la filosofía de Sampaoli y sus colaboradores de llevar a sus jugadores al límite. En el mismo plano, se admite  que el actual estado del Mago le permitiría disputar apenas algunos minutos, pero que lo mejor es evitar riesgos y completar la recuperación. En ningún caso, Valdivia podría participar en un partido completo ni menos en ambos. Y apelan a que el pacto se cumpla a cabalidad y a que se respeten las instrucciones que llegaron junto con el futbolista a Europa.

A respeito da última exigência, no clube paulista (Palmeiras) todos conhecem a filosofia de Sampaoli e de seus colaboradores, de levar seus jogadores ao limite. Da mesma forma, se admite que o estado atual do Mago lhe permitira disputar, apena, alguns minutos (por partida) mas que é melhor evitar riscos, a fim de que seja completada a recuperação. Em nenhum caso (sob nenhuma hipótese) Valdívia poderia participar de um jogo completo, ou atuar, parcialmente, nos dois.  O Palmeiras, então, faz um apelo para que o pacto (pela recuperação do Mago) se cumpra cabalmente (totalmente) e que sejam respeitadas as instruções que foram enviadas junto com o jogador quando viajou à Europa!

--------------------

CONCLUSÃO: 

VALDÍVIA JÁ NÃO ESTÁ MAIS LESIONADO, MAS PASSANDO, NESTE MOMENTO, PELA DIFÍCIL E DELICADA FASE DE RECUPERAÇÃO, EM QUE QUALQUER EXAGERO PODE FAZER COM QUE O TRATAMENTO DE NADA VALHA E QUE TUDO RETORNE À ESTACA ZERO!

SE MAL PERGUNTO, JOGADOR E CLUBE NÃO PODERIAM, EM CUMPLICIDADE AMPLA, TOTAL E IRRESTRITA, TEREM APLICADO UM CHAPÉU NO TEIMOSÍSSIMO SÃOPAOLI, FAZENDO USO DO VELHO RECURSO DA MENTIRINHA CONSTRUTIVA?

SERIA MELHOR PARA VALDÍVIA, PARA O PALMEIRAS E PARA A PRÓPRIA SELEÇÃO CHILENA!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS: a matéria do Jornal La Tercera, de Santiago, eu a transcrevi na íntegra, com a minha limitada tradução. Quem quiser tê-la, na íntegra, é só acessar:

http://www.latercera.com/noticia/deportes/2015/03/656-622265-9-palmeiras-envia-a-valdivia-con-instructivo.shtml

A IMPORTÂNCIA DE UMA VITÓRIA SOBRE OS BAMBIS!


 Image result for blefar
 Vale tudo no "choque-rei", até blefar!

O Palmeiras precisa vencer, tem de vencer, e há de vencer os bambis amanhã na Allianz Arena. Auguro que sim!

Por isso, concordo, plenamente, com as declarações de Oswaldo de Oliveira, segundo as quais se o Verdão, não vencer o jogo de amanhã, não terá nenhuma importância. Explico porquê!

Assim disse Oswaldo:

"É um jogo que não decidirá nada. São Paulo e Palmeiras se classificarão, tenho de me preocupar é com a confecção da minha equipe"

E completou: 

"Vencer o São Paulo é muito bom, dá raça e moral, mas ninguém morrerá se houver um empate ou se acontecer um resultado que não seja uma vitória"!
 
Quando afirmo que concordo com as palavras de Oswaldo, o faço, porque entendo, perfeitamente, onde quer chegar o treinador. 

Trata-se, sem qualquer dúvida, de uma jogada psicológica que, se não é capaz de fazer gols, pode ajudar a decidir o clássico.

Ninguém, mais que Oswaldo, sabe da importância técnica, numérica, financeira, psicológica e emocional de uma vitória alviverde sobre os bambis, amanhã na Allianz Arena, nem que seja por meio a zero.

As declarações de Oswaldo, aparentemente descabidas, evidenciam a sua sagacidade, inteligência, vivência e tirocínio em relação ao jogo de bastidores, aquele que é jogado antes do jogo e fora dos gramados. 

A finalidade das declarações de Oswaldo não é outra, senão aquela de tirar dos ombros de seus comandados o peso da responsabilidade do clássico, relaxar elenco para tirar o melhor, em campo, de cada jogador.

Estudioso, observador e muito profissional, o técnico palmeirense já deve ter se inteirado do bloqueio mental que toma conta dos jogadores palmeirenses quando dos clássicos, sobretudo nos choques-reis.

Ele já deve ter ciência de que, nos confrontos do Palmeiras contra os Bambis,  estamos em desvantagem: Foram 293 jogos, com 103 vitórias dos bambis, 95 vitórias do Palmeiras e 95 empates. Precisamos, urgentemente,  reverter para, depois, inverter esse quadro!

Um medo crônico que o Palmeiras, -há muitos anos, não se sabe porquê-, vem apresentando nos clássicos, principalmente contra o São Paulo, tem sido e é um fator psicológico negativo que se repete indefinidamente...

Tem o poder de traumatizar, mental e psicologicamente, os jogadores, gerando em todos eles um comportamento de submissão aos adversários. É preciso romper com isso!

Esse clima de negativismo, que atormenta o Verdão há tanto tempo, é um fator desencadeante de performances ruins, conduzindo os atletas verdes ao nervosismo, ao desequilíbrio, ao erro e, muitas vezes, ao terror.

Oswaldo sabe, perfeitamente, que mesmo o seu time novo, que nada tem com o passado, está contaminado por tudo isso e, ao mesmo tempo, bloqueado psicologicamente, pela implacabilidade dos números. 

Quando a mídia divulga a estatística e afirma que o Palmeiras não leva vantagem e nem dá sorte contra os Bambis, provoca, mesmo entre os novos jogadores, o medo de ganhar que, como disse Luxa, tira a vontade (eu diria a motivação) para vencer.

Ao blefar em relação aos próprios interesses, Oswaldo, por incrível que pareça, desarma os espíritos, areja o ambiente mental, melhora o astral, o psicológico, minimiza as responsabilidades, desmitifica o jogo e desmobiliza o adversário, retirando do jogo o estereótipo de guerra.

Além disso, retira de seus atletas a carga de responsabilidade, que tanto faz subir a adrenalina, rebaixando-a a um patamar bem próximo de zero. Isso é bom para o Palmeiras

A jogada psicológica de Oswaldo, (não creio que tenha sido mera coincidência, considerando-se o bom nível intelectual do treinador)  aparentemente banal, é muito significativa e importante, haja vista que o time que mantiver os nervos no lugar, terá maiores possibilidades de ganhar o "choque-rei".

Tudo o que foi dito, acredito, Oswaldo deve ter declarado, exclusivamente, da boca pra fora.

Não levo fé em seu desinteresse pelo jogo de amanhã, que pode representar o encaminhamento do Palmeiras para jogar em casa ou, no máximo, em São Paulo algumas partidas decisivas deste Paulistão.

Da mesma forma, acho improvável que Oswaldo não esteja interessado em derrotar o SPFC time que, entre os grandes, é o único paulista que supera o Verdão em relação ao número de vitórias nos confrontos diretos.

No recôndito dos vestiários, sou convicto de que, mais do que nunca, Oswaldo deve estar motivando os jogadores..

É evidente que ele deve estar discursando que, independentemente de todas as vantagens que o Palmeiras, poderá obter, ultrapassando um concorrente direto, o time, por questões morais, tem de  vencer ao menos um dos três clássicos da fase classificatória, nem que esse adversário seja o fatídico tricolor.

COMENTE COMENTE COMENTE