Observatório Alviverde

08/08/2022

PALMEIRAS PASSOU INCÓLUME PELO GOIÁS E ABRIU SEIS PONTOS DE DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO SEGUNDO COLOCADO DO BRASILEIRÃO!

FALANDO DA TABELA!

Meus amigos, outra vitória, desta vez contra o Goiás e mais 3 pontos no balaio.

Foi excelente porque significa a manutenção da diferença para  os concorrentes que venceram nesta 21ª rodada, respectivamente Flu, Athlético Pr e Fla.

Ao mesmo tempo, aumenta para 6 pontos a diferença para o Corinthians, que empatou com o Avaí e também aumenta -ainda mais- a diferença para o Internacional e para o Galo Mineiro, ambos derrotados na rodada de ontem.

Entre os times que lutam pelo primeiro lugar a situação ficou assim:

Em 1º Palmeiras com 45 pontos.

2º Corinthians 39 - 3º Flu, 38 - 4ºAthléticoPr 37 - 5º Fla, 36 - 6º Inter 33 - Galo Mineiro 32.

pergunta: 

Você acha que há 17 rodadas do final do Brasileiro, essa pontuação é suficiente para o Verdão ser campeão? 

Abel precisa, agora, cuidar de quê para administrar a situação?

---------------------------------------------------------------------------------------

BILHETINHOS DO ABEL 

Abel, ontem, surpreendeu todo mundo ao enviar bilhetes aos jogadores com o jogo em andamento.

Para mim não se constituiu em novidade e nem Abel é o criador da ação. Muitos técnicos na Europa lançam mão desse expediente e o feito não é inédito ou inaudito, mas, aqui no Brasil, não deixa de ser novidade.

Em meu entendimento, como se não bastasse uma boa jogada de "marketing", serve como um elemento de ajuda para que o treinador se comunique com o elenco em campo.

Considerando-se o sotaque lusitano de Abel, não sei se alfacinha ou tripeiro e da turma da direção técnica , a iniciativa foi boa na medida em que orientou os jogadores e promoveu o Verdão. 

Você aprovou a iniciativa de Abel ou a considera por muitos inócua, sem a menor serventia?

COMENTE

-------------------------------------------------------------------------------------

PÊNALTI LEGÍTIMO

Parte da mídia "nadou de braçadas" porque foi assinalado um pênalti contra o Goiás. 

Era o mote de que tanto necessitavam para dizer que o Palmeiras"outra vez, mais uma vez", foi ajudado e que o jogador goiano colocou a mão acidentalmente na bola atrás, nas costas, conseguindo até que a bola mudasse o seu curso inicial.

A alguns estúpidos da mídia, torcedores de CPU, câmeras e microfones que estão bostejando frases como "o jogador goiano não pode arrancar a mão do corpo, não teve a intenção e outras bosteiras, digo, besteiras, eu só faço uma pergunta:

Vocês acham, mesmo, que um árbitro do primeiro time, que não havia marcado a infração, ao ver o novamente lance sugerido pelo VAR na TV, volta atrás e pune a irregularidade, ele agiria assim se não fosse algo previsto na  regra? 

Da mesma forma, o VAR paralisaria o jogo e pediria ao árbitro para conferir, se esse tipo de jogada não fosse previsto em regra?

Na realidade, o aumento da dimensão corporal, seja na frente, nos lados, em cima ou embaixo, tem de ser punido sempre com o "tiro de rigor". Discutir mais o quê?

Eu, você e todos nós podemos entender de maneira diferente, mas quando os três árbitros, os do VAR e mais o árbitro do jogo, isto é, quatro árbitros, entendem que em um lance claro e muito bem definido pelas imagens como o de ontem,  houve pênalti é porque a regra do jogo assim o exigiu.

COMENTE

--------------------------------------------------------------------------------------

 INDIVIDUALIDADES

Ontem Abel escalou um time misto, no que agiu muito bem. Embora o título nacional seja importante e um rico objetivo, eu o trocaria pelo TRI da Libertadores. Claro está, se o Palmeiras ganhar ambos, muito melhor.

Quarta-feira que vem, o Verdão decidirá com o Galo Mineiro qual dos dois  passa para as semifinais da Libertadores.  

Essa foi a "força maior" que levou Abel a colocar em campo diante do Goiás um time misto e permanecer com a maioria dos titulares no banco para que entrassem apenas e tão somente em caso de necessidade.

O time começou o jogo com esta escalação:

Weverton; Mayke, Gómez, Luan e Vanderlan; Gabriel Menino , Zé Rafael  e Raphael Veiga ; Wesley, Dudu e Rafael Navarro
Técnico: Abel Ferreira

Só depois entraram (Atuesta), (Danilo), (Scarpa), (Rony) e (López). Ainda assim, titulares mesmo eram só Danilo e Scarpa.

Na prática, dos que começaram o jogo, só Weverton, Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu eram titulares em relação aos últimos jogos.

Veiga só jogou porque está sem ritmo e voltando de contusão. Ontem, pode-se dizer que ele melhorou muito a sua produtividade, embora ainda esteja longe do que sabe e pode fazer dentro de campo, ao ponto de ser lembrado para a Seleção Brasileira.

Colocado esse quadro, quero, para finalizar concordar (faz tempo que não concordo) com a Globo) que escolheu Mayke como o craque do jogo.  

E não foi só pelo golaço que marcou, mas pela magnífica atuação dele não apenas ontem mas em jogos anteriores. 

Aliás, tenho a impressão de que Mayke será titular quarta-feira contra o Galo e terá a dura incumbência de marcar Keno, que, depois de Hulk é, hoje, o melhor atacante do time mineiro.

A personagem do Palmeiras x Goiás de ontem no Allianz, sem a menor dúvida, foi Scarpa que entrou com o jogo em andamento e mudou tudo, dando maior flexibilidade, efetividade e muito mais poderio e criatividade ao time palmeirense.

COMENTE

PS - Os assuntos abordados são meras sugestões. Quem quiser abordar outro tema, pode fazê-lo livremente. Aqui é Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE