Observatório Alviverde

20/11/2016

PALMEIRAS 1X0 BOTAFOGO. O VERDÃO PASSA INCÓLUME POR OUTRO TESTE EXTREMAMENTE DIFÍCIL E JÁ COLOCA AS DUAS MÃOS NA TAÇA!



O Palmeiras vai usar força máxima visando a ganhar do Bota e esperar o título no sofá onde sentará Fernando Prass, cortado à última hora.

Muitos não entendem, mas foi uma convocação estritamente psicológica pelo bem do grupo e para aumentar-lhe o moral.

O time, definido por Cuca, será este:

Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus. 

Tem bola de sobra para a tarefa e, certamente, vai cumprir a missão! 

AVANTI, PALESTRA RUMO AO ÊNEA... (AD)

******************************

ENQUANTO ISSO, NOS BASTIDORES...

A PM fechou as ruas no "em torno" do Palestra.

As autoritárias "otoridades" fazem de tudo para minimizar a pujança palmeirense. 

O PT (a prefeitura paulistana ainda é petista) não perdoa mesmo a reação da torcida palmeirense, literalmente "fiel"  ao seu desonroso compromisso com o Curica!

A mídia, c-r-i-m-i-n-o-s-a-m-e-n-t-e, os apoia!

Mas enquanto os cães latem (estão loucos e roucos de latir) a caravana palmeirense está chegando incólume a altaneira ao seu destino de ênea campeã brasileira.

COMENTE ANTES, DURANTE E   APÓS O JOGO, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM CAMPEÃ!

******************************
O PRIMEIRO TEMPO 
 
Não gostei de CX ter entrado de cara, embora a muitos parecesse uma escalação oportuna.  

Sou mais um volante de contenção que deixaria Moisés à vontade para chegar ao ataque, junto com Tchê-Tche.

A escalação de CX no time não tem o menor sentido em face da fase de declínio que esse atleta atravessa. 

Sequer foi proveitosa na medida em que o Palmeiras pela falta de um atleta habilidoso, combativo e dedicado, deixou de criar e  chegou a ser dominado pelo Botinha.

A opção inicial por CX teria funcionado fosse ele, o mesmo Cleiton, de dez anos atrás. Na prática, não funcionou!
 
Essa foi uma das razões determinantes de o Palmeiras ter tomado sufoco e de não ter apresentado em campo tudo o que sabe e pode.

A outra, foi a teimosa fixação tática de Guedes e de Jesus na orla direita do campo, para que trabalhassem apenas e tão somente no setor.

Essa medida reduziu bastante o potencial ofensivo do ataque palmeirense. 

Gabriel e Róger jamais foram vistos pela esquerda tanto e quanto Dudu não o foi pelo lado direito. 

Só Moisés e Tchê Tchê, a rigor, se deslocaram à vontade.
 
Outra opção de escalação seria com um centro-avante fixo, mas aquela do terceiro volante me parece mais lógica pelo estilo de jogo do Bota. 
 
CX pode até fazer o gol da vitória mas a sua presença em campo -está comprovado- compromete o rendimento do time.
 
Com dois laterais que não apoiam o Palmeiras está chamando o Bota para o seu campo e isso é muito perigoso.
 
O 0x0 ao final deste primeiro tempo é justo, embora, outra vez, mais uma vez, além do jogo violento da defesa do Bota e não coibido pelo árbitro, o Palmeiras teve dois penais claros de empurrões dentro da área que não foram assinalados pelo goiano.
 
A entrada de Thiago Martins e não de Dracena em lugar do contundido Mina só ocorreu pelo jeito de jogar do Bota, em contra-ataques e velocidade. Considerem, por favor, a veteranice de Dracena.
 
O 0x0 só não foi justo porque o Elmo Sanchez deixou de marcar os dois penais sobre o Verdão e, repito, não conteve -jamais- o jogo violento. 
 
A caminho dos vestiários Cuca traja uma baita saia justa porque agora vai ficar sem jeito de tirar Cleiton Xavier.
 
Porém, apesar da presença de CX em campo por mais algum tempo, eu ainda acredito na vitória do Verdão! (AD)
(Tudo acima foi escrito e postado antes e no intervalo do jogo)
******************************
O SEGUNDO TEMPO
 
Eu não disse que Cuca teria dificuldades em retirar Cleiton Xavier (que "atrapalhava o rendimento do time"), no intervalo, como requeria o figurino do jogo?  Quanto tempo perdido!!!  

No entanto parecia até que Cuca havia lido o OAV (claro que não leu!) porque viu o 1º tempo da mesma forma que vi, e tomou todas as providências que reclamávamos.
 
Não apenas eu, claro, mas, da mesma forma, o Edson com quem falei ao telefone, o Cláudio, de BH e o Ney de Londrina Pr que registraram tudo aqui e mostraram um amplo conhecimento da matéria. 
 
Em síntese, creio que antecipei qual seria a forma mais viável de o Palmeiras vencer o Bota e o ponto de partida seria retirar de campo o infenso Cleiton Xavier. E Cuca o fez colocando Alecsandro!
 
A segunda atitude implicaria em migrar Gabriel Jesus para o lado esquerdo onde, ficou provado, ele rende muito mais. O gol surgiu daí...
 
Com essas atitudes Cuca consertou o único erro por ele cometido na escalação inicial que, espero, não se repita no jogo decisivo contra a Chapecoense no domingo que vem.
 
Não registrei antecipadamente a minha desaprovação pela escalação de Xavier porque, na pressa de abrir o blog para as postagens nem constatei que o raçudo Thiago Santos estava fora do jogo. 
 
Quando sentei-me à poltrona à frente da TV foi que me dei conta da invenção de Cuca, que, na prática, poderia ter sido até uma grande tirada, tivesse ele no elenco um meio campista de  qualidades técnicas e físicas maiores do que Cleyton Xavier. Aí me lembro(oh saco!) que rifaram o Valdívia... 
 
Em campo parecia que o Palmeiras enfrentava novamente o Atlético Mineiro porque o ríspido time do Botafogo bateu, bateu, bateu e bateu...  
 
Sabem o que aconteceu?  
 
Nada, simplesmente nada, em face da inépcia e da falência de um árbitro que não soube, definitivamente, lidar com os aspectos disciplinares decorrentes de outro jogo além dos limites da força que outro adversário impôs  impunemente contra o Palmeiras.  
 
Para não me alongar ainda mais (confesso a minha prolixidade), eu que estou com todos os sintomas de uma labirintite e à procura de socorro, vou dar apenas dar nota aos jogadores após o 1 x 0 sobre o botinha:
 
Jailson, 10, Jean 8, Mina, sem nota, Thiago Martins 8, Vitor Hugo 8, Zé Roberto 8, Gabriel, sem nota, Tchê 8, Guedes, 8, Alecsandro 8, Gabriel Jesus 8 e Cleiton Xavier 6. 
 
Nota 10 com louvor a Dudu e a Moisés que estiveram "al di la" (muito além) de uma atuação superlativa, simplesmente, iluminados. 
 
Você pode escolher entre os dois o craque e a personagem do jogo. 
 
Para mim, o gol decisivo coloca Dudu como o craque do jogo, mas se alguém contestar e disser que é Moisés, vou concordar imediatamente. (AD)
*****************************
CÁ ENTRE NÓS  

Que delícia ver o o Fla, o segundo time mais querido da mídia,  empatar em casa com o Coritiba e dar adeus ao título.


Se o Fla que agora só pode alcançar o vice-campeonato conseguir derrotar o Santos domingo que vem no Maracanã, o Palmeiras poderá dar-se ao luxo até de perder os seus jogos finais para a Chapecoense e Vitória. 

***************************** 
NA TV
 

Algum estúpido e insensível "chefe-escalador" do Sportv e do Premiere insiste em colocar o fraquíssimo Milton Leite (o que que é aquilo?) para transmitir os jogos do Palmeiras.

reclamamos N vezes que não existe a menor interação ou identidade entre ML e o Palmeiras ao mesmo tempo em que, reconhecemos, que transmitindo os jogos de outros clubes ele não é um mau locutor

A insistência (já virou reincidência) com que ML é escalado nos principais jogos do Palmeiras é outra deselegância e desconsideração desse segmento global cuja linha editorial e atitudes vão sempre "DE encontro", isto é, colidem com os  interesses do Verdão e da torcida palmeirense


E depois eles ficam pedindo à torcida para que assine o pay-per-view. É muita cara-de-pau!

((((( En Passant porque é muito engraçado)))))

"o Sormani da Fox Sports deve ter aprendido apenas recentemente apenas o emprego correto da expressão "DE encontro" no sentido de choque, e, sou convicto de que com algum nordestino.

Em razão disso, à toda a hora, com ares professorais de quem sabe algo que os outros não sabem,  dá uma de "magister dixit"  no Fox Sports Rádio e corrige os companheiros, como se a expressão gramatical não existisse nesses moldes desde "mil seiscentos e Lusíadas de Camões" ou "mil e setecentos versos Bocage".

Por falar em Sormani já pensaram no que ele dirá, hoje, no Fox Sports em face da virtual eliminação do time que ele imagina ser o único "grande" do universo do futebol, o SFC? 

Será que ele vai "choramingar" o gol de Manuel marcado -concordo- em total impedimento 

Mas dirá algo acerca dos coincidentes presentes do zagueiro argentino Lucas Romero ao SFC? 

E sobre a injusta expulsão do cruzeirense Arrascaeta, dirá o quê

A Fox vai mostrar a entrevista do dirigente cruzeirense Bruno Vincintim falando sobre Heber Roberto Lopes? ))))

Voltando a Milton Leite 

Além de desagradar 9 em cada 10 palmeirenses ele, curicano fanático e assumido, também deve ficar aborrecido por ter de gritar os gols do Palmeiras ou de descrever a festa da torcida palmeirense.

Em razão disso fazemos um apelo à direção da Globo no sentido de que Milton Leite não seja escalado no jogo que pode sacramentar a conquista do Brasileirão 2016.

Aliás, nem ele, nem Maurício Noríega, este sem condições emocionais para analisar lances de arbitragem nos jogos do Palmeiras. Ontem, nesse aspecto, ele foi, novamente, um desastre! 
 

Jota Júnior, sempre sério, objetivo e que não troca o tempo útil de narração por informações pretéritas irrelevantes, agradaria muito mais à gigantesca e vibrante torcida palmeirense"! (AD) 

COMENTE COMENTE COMENTE