Observatório Alviverde

16/06/2016

"MAD PALMEIRAS" OU PALMEIRAS LOUCO - O ÚNICO TIME DO MUNDO QUE TEM TORCIDA QUE TORCE CONTRA O PRÓPRIO TIME


VAMOS FAZER UM TRATO! 

Vocês falam sobre o jogo e eu falo sobre outras nuances do Coxa 2 x 2 Palmeiras de ontem em Curitiba!

Assisti ao jogo, na volta da Fispal, na sala de TV do Novotel  em São Paulo, ao lado de um jovem palmeirense de Maringá, de nome Emanuel, entre garçons, vigilantes e funcionários do hotel, cuja maioria  e.s.m.a.g.a.d.o.r.a  -é impressionante- torce pelo Verdão.

Quando comecei a assistir ao jogo, o Palmeiras já vencia por 1 x 0 e alimentei esperanças de que o Palmeiras pudesse desancar e pulverizar um time tinhoso formado basicamente por muitos de seus ex-jogadores, aos quais a soberbíssima torcida palmeirense chama impropriamente de "refugos", porém tal não ocorreu.

Infelizmente a cultura da manutenção de resultado já tomou conta também do time de Cuca. Não livremos a cara do treinador -nós que tanto o apreciamos- quando ele estiver errado.

Da mesma forma, não, não afirmemos de maneira simplista que foi o adversário que cresceu pois o Coxa só cresceu na medida em que o Palmeiras concedeu-lhe generosos espaços no meio de campo e afrouxou a marcação à frente, na saída de bola, deixando que o meio de campo do Coxa, comando pelo  eficientíssimo Rui, impusesse a predominância.

Antes que eu esqueça, Rui, em meu entendimento, é o camisa dez que o Palmeiras tanto procura, 
posto que não dispõe no atual elenco de um único jogador de meia cancha que se compare a ele.

Não foi à toa que Alex, aquele que foi ídolo no Palmeiras, homenageado pelo Coxa com a supressão do uso da camisa 10 no Coritiba, sugeriu que Rui voltasse a usá-la. É preciso que se diga mais o que?

A qualidade desse atleta é impressionante pois trata-se de um jogador canhoto, tocador de bola, lançador, marcador, emérito driblador, estupendo chutador, especialista em bola parada, jovem, com uma capacidade pulmonar acima dos limites e -sobretudo- com perspectiva de venda com lucro para o mercado exterior.

Mas isso de nada adianta e nem vai adiantar porque o Palmeiras tem Cleyton Xavier, contratação errada que a diretoria faz de tudo para reverter-lhe o viés, ainda que sabendo que isso é impossível.

Não, não estou afirmando que CX-10 é um grosso, um inútil ou coisa assim, mas ele dista a léguas de distância da condição de protagonista e definidor de jogos que Mattos e nesse caso, até Nobre, imaginavam.

O mais interessante é que nem a mídia gambambi e nem a Mancha (será a Mancha uma torcida curintiana?) não falaram nunca mais em custo-benefício em relação a CX-10 que permaneceu por muito mais tempo no DM do que Valdívia.

A tal Mancha que há anos vem arrebentando o time do Palmeiras dentro e fora de campo) que tanto se empenhou no sentido de desgastar a imagem de Valdívia e expulsá-lo do Verdão não fala -uma única vez que seja- em custo benefício de Cleyton Xavier, que, convenhamos, é infinitas vezes inferior tecnicamente ao chileno.

Ontem a tal Mancha de tantos indivíduos irresponsáveis, muitos deles sem caráter,  foi a responsável direta pelo empate do Coritiba. De onde será que os paspalhões,  metidos a sabe tudo que comandam a facção criminosa, tiraram essa ideia de queimar sinalizadores, ação proibida pela CBF?

Isto sugere (para mim comprova) a existência de sabotagem à administração de Paulo Nobre, que deveria soltar uma nota oficial contundente em relação ao problema!

Já chega de diplomacia com essa caterva (que não entende essa linguagem) e condenar com veemência a ação de tantos "bad boys" ou em bom português, dos marginais que infestam a nossa torcida.

Nobre deveria processar, inicialmente, a organização criminosa e, se fosse possível identificar alguns de seus militantes, processá-los criminalmente tanto e quanto cobrar-lhes judicialmente por perdas e danos. Isso faria muito bem ao clube e aos verdadeiros torcedores palmeirenses.

Vejam o quanto que a perspectiva de título incomoda alguns setores e personalidades diretivas palmeirenses que hoje se opõem à Nobre. As organizadas desabastecidas por Nobre, fazem de tudo para que ele não obtenha sucesso em sua caminhada em direção ao título.

O episódio do copo d'água do jogo anterior somado ao de ontem, dos sinalizadores, deixa claro que o Palmeiras, para ser campeão, terá de superar não apenas a CBF, as federações, a mídia antagônica, o sistema, os tribunais, as arbitragens, as contusões e os problemas naturais decorrentes da competição, mas muitos dirigentes invejosos e frustrados que almejam o poder.

Eles usam o segmento ignorante e mau caráter da torcida para boicotar Nobre e colocá-lo na vala comum de tantos dirigentes que -infelizm ente- arrebentaram e apequenaram esse gigante do futebol brasileiro que atende pelo nome de Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE