Observatório Alviverde

02/11/2019

WEVERTON 1 X 0 CEARÁ SPORTING




PRIMEIRO TEMPO

(Escrito no intervalo do jogo)

O time começou bem embora um pouco lento para o meu gosto.

Dominou, completamente, o jogo até abrir o marcador.

Depois disso acomodou-se talvez imaginando que ganhasse o jogo de forma natural, mas não foi isso o que aconteceu. 

A lentidão do Palmeiras se acentuou, o Ceará adiantou a marcação, passou as ordens no terreiro e deu no que deu.

A partir daí o Palmeiras chegou pouco ao ataque e, ainda assim, apenas pelo setor direito.

Para que não se diga que o time "saiu do ar", melhorou por volta dos 40 do 1º tempo.

Em relação ao segundo tempo o Palmeiras tem de tomar cuidado.

1 x 0 não garante ninguém sobretudo quando o time joga em câmera lenta como o Palmeiras.

É preciso um pouco mais de elã, ânimo, empenho e força de vontade.

Se o time não voltar pilhado e não se impuser em campo vai correr riscos.

Ainda assim eu não faria nenhuma alteração no intervalo do jogo, a não ser por contusão. 

SEGUNDO TEMPO

Vou resumir o segundo tempo em uma frase: Parecia que o Palmeiras era o Ceará e que o Ceará era o Palmeiras. Foi assim no segundo tempo sem ao menos aquele breve intervalo da primeira fase em que o Verdão chegou a dominar o jogo.

Tudo aquilo que cobrávamos para a etapa complementar em termos de elã, ânimo, empenho e força de vontade animou o time nordestino que deu as cartas e jogou de mão, criando TODAS as situações de perigo da etapa complementar.

Foi aí que apareceu Weverton, o único palmeirense que apresentou-se de maneira convincente cumprindo aquilo que se chama de "atuação de gala".

Além de defender um pênalti, fez três defesas espetaculares em bolas às quais chamamos de indefensáveis e garantiu o "magérrimo" resultado que garante ao Palmeiras a possibilidade de  continuar perseguindo o Flamengo na luta pelo título.

Disparadamente Weverton  constituiu-se e não sem justa razão como o maior e melhor em campo, o craque do jogo.

Quando um goleiro se destaca como destacou-se o goleiro palmeirense, na chamada recíproca verdadeira, é sinal que o adversário jogou mais e esteve muito melhor em campo. Cá entre nós admitamos, todos, que o Ceará jogou muitíssimo melhor que o Palmeiras e recebeu um castigo chamado Weverton, absolutamente invulnerável esta noite.

O pior dos palmeirenses foi Mano que não soube motivar o time a se empenhar como se empenhou no jogo contra os Bambis.

Da mesma forma ainda não conseguiu notar o buraco, isto é, o espaço que existe na lateral direita à frente de Mayke, Jean ou Marcos Rocha. As jogadas de maior perigo dos adversários começam sempre por aí.

Hoje Mano decepcionou-me por completo. 

Vendo que o time não frutificava ofensivamente e a um só tempo perdia o duelo de meio de campo para o time cearense, colocou em campo justamente os atletas de que o Palmeiras não precisava: "os mortos"Lucas Lima e Henrique Dourado. O time só fez piorar e por pouco não perdeu o jogo

Será que ele escalou os mortos porque hoje é dia de finados?

Imperdoável, Mano mas seu goleiro lhe salvou!

Weverton impediu que o Palmeiras morresse no "Dia de Finados"!

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE 




PALMEIRAS X CEARÁ OUTRA DECISÃO DO PALMEIRAS EM BUSCA DO BI-BRASILEIRO



Hoje é dia de torcer pelo Palmeiras sem pensar mais em nada.  Em nadica de nada!

Amanhã é dia de ligar o nosso secador de times e apontá-lo diretamente sobre o Fla que tem um jogo emblemático contra o Curica.

Claro que não torcerei para o Curica mas por um resultado que corroa a liderança carioca.

Então, se o Fla empatar, a diferença que o separa do Palmeiras cairá para seis pontos e, em caso de derrota (perfeitamente possível e natural) reduzir-se-a  a míseros cinco pontos. 

Caso qualquer dos resultados aconteça terá o poder de alterar bastante o fácies do campeonato em relação ao panorama desta pré rodada e até em termos de futuro. 

São pontos perfeitamente recuperáveis pelo Verdão, até porque haverá mais sete rodadas em que o Flamengo, desgastado fisicamente, será obrigado a ser perfeito em dois campeonatos, além do confronto direto que travará em São Paulo contra o Palmeiras e, se Deus quiser, na Allianz Arena.

Sexta-feira eu falava com meu irmão e ele me dizia.

É muito difícil fazer gol no Curica! Sábias palavras! 

E desta vez não haverá goleiro saltando no canto oposto na hora do pênalti para deixar a bola passar e salvar o Fla, porque se o Curica (que passa por imensa crise) não se recuperar e ao menos empatar amanhã no Maracanã, vai correr o risco de ficar fora da Libertadores e terá de lutar por uma vaga na Sul-Americana.

O Flamengo sabe disso, como sabe, também, do desgaste físico de sua equipe que, a rigor, jogou o que sabe e rendeu o que pode apenas até os 15 minutos do primeiro tempo do recente confronto contra o Goiás no Serra Dourada. 

E tudo aquilo que eu ressaltei em termos de jogadores que vão se resguardar para não ficar fora da decisão contra o Ríver e da briga de Egos de um elenco excessivamente mimado e festejado, já começa a acontecer com força, haja vista o "destampatório verbal " público entre Willian Arão e Gabigol após o jogo.

Depois do que se viu em Goiânia, a rápida mostragem colocou time carioca na vala comum dos demais clubes, até em posição de inferioridade. 

Numa comparação do rendimento do Fla contra o Goiás e do Palmeiras contra os Bambis, o futebol palmeirense deu neles de, no mínimo, 5 x 0.

Para encerrar eu quero dizer que para continuar alimentando expectativas palpáveis de conquista do título, o Palmeiras tem de agir exatamente como exige Mano Menezes: 

"pensar apenas em si e nos resultados que tem de obter dentro de campo, porquanto se o Palmeiras não fizer a lição de casa, de nada adiantarão possíveis tropeços do time da Gávea".

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)
COMENTE COMENTE COMENTE