Observatório Alviverde

22/06/2016

PALMEIRAS GASTA NA PERFORMANCE E ECONOMIZA NOS GOLS CONTRA O AMÉRICA MINEIRO!


PALMEIRAS 2 X 0 AMÉRICA-MG

Ou vocês acham que eu não queria e preferia 3, 4, 5 ou mais, a zero? 

É claro que sim! O Palmeiras precisa fazer saldo de gols.  Os jogadores foram advertidos para isso?

Ou não ocupávamos na liderança justamente em razão de um saldo maior de gols do que o Inter?

Só que ontem contra o América, noves fora um pé no freio aqui ou ali, o time esbarrou em João Ricardo, excelente goleiro, que empreendeu três ou quatro defesas espetaculares e evitou que o Palmeiras marcasse outros gols. 

Mas bem que o Palmeiras tentou ampliar o marcador, desta vez sem conseguir.

Ontem, pode-se dizer que embora jogasse melhor e sem conceder a mais mínima chance ao América, o Palmeiras não reeditou o brilho coletivo de suas atuações anteriores. Faltaram-lhe velocidade, inspiração tanto e quanto uma certa dose de ousadia

O fato é que mesmo dando as cartas e jogando de mão, diante de um adversário que tão poucas vezes o incomodou, o jogo valeu para o Verdão pois o time venceu e agradou à torcida por estes aspectos: 
1) pelo desempenho técnico e físico de alguns jogadores como Moisés e Tchê-Tchê, 

2) pela excepcional performance individual do "pipoqueiro", digo, artilheiro Gabriel Jesus.

3) pela excepcional performance individual de Róger Guedes que, como diz meu irmão é  uma espécie de Júlio Botelho dos novos tempos, ressurreto e redivivo (existiu na Seleção de Dunga ou existirá na Seleção de Tite algum atacante para o lado de campo melhor que ele?).

4) pelas presenças dos estreantes Fabiano e Vitinho que, respectivamente, vieram do Cruzeiro e da base do Verdão! Finalmente e já não era sem tempo, o Palmeiras tem um técnico -Cuca- que não guarda talentos no freezer. Vitinho estreou no futebol profissional!

5) pela presença massacrante da torcida palmeirense no Allianz, tanto e quanto pela festa que proporcionada pelos quase 28 mil pagantes em noite invernal frigidíssima de junho e não obstante toda a confusão que cercou a definição da data e do local do jogo. 

Resumindo:

Tendo em Prass um verdadeiro espectador do jogo, Jean jogou o que sabe e pode, até ser substituído pelo ex-cruzeirense Fabiano que estreou mostrando qualidades, sobretudo de apoio e cruzamento.

Malgrado uma ou outra falha de marcação e, sobretudo, de cobertura, Dracena e Vitor Hugo entenderam-se muito bem no miolo de zaga tanto e quanto cumpriram com eficiência as suas tarefas, sobretudo no que concerne ao jogo aéreo. 

Essa dupla de área defensiva está com toda a pinta de que irá compor de maneira efetiva a zaga titular palmeirense e não vai ter pra ninguém que não sejam os dois.

O meio de campo alviverde mostrou, ontem, além  do talentoso Tchê-Tchê, o pulmão de aço, Moisés, o semi armador talentoso e de muita chegada que atende por Dudu e um jogador que Cuca anunciava como desgastado antes mesmo do início do jogo, Cleiton Xavier que, a bem da verdade, não cumpriu uma grande performance. 

O Palmeiras, não se iludam, continua carente de um grande armador que dê ritmo, criatividade e um toque de classe ao time, embora o jogador tido e havido como a próxima contratação não seja da posição.

Refiro-me ao jovem Leandro Pereira que o Palmeiras negociou precocemente com o futebol belga há tempos, em vias de retornar ao clube.


Defasados técnica e fisicamente, muito aquém dos companheiros estiveram Egídio e Cleiton Xavier, substituídos respectivamente por Zé Roberto e pelo estreante Vitinho, cujas performances foram respectivamente boa (ZR) e tímida, (o garoto). 

ZR tem de ser aproveitado sempre como hoje o foi, isto é, modicamente e à altura de suas possibilidades físicas e capacidade aeróbica, de acordo com as necessidades de Cuca. 


Por falar em Cuca, finalmente no Palmeiras -repito- um técnico que não coloca ou guarda os jogadores recém-chegados em uma redoma, mas os lança no time. É assim que deve ser, é assim que tem de ser!

Sintetizando, pode-se dizer, então, que o Palmeiras não encontrou nenhuma dificuldade, ontem, para derrotar o América mineiro, sendo que os maiores créditos do resultado têm de ser concedidos a Róger Guedes e a Gabriel Jesus, respectivamente a personagem e o craque do jogo.

Róger, no 1º tempo, chegou várias vezes na área americana e foi o responsável, entre outras, pelas duas jogadas que originaram os gols alviverdes, tanto e quanto protagonizou dois ou três lances individuais esplêndidos que demoliram a retranca mineira e levantaram a torcida presente ao Allianz. 

Como se tudo não bastasse Guedes voltou, sempre que pôde, para compor na defesa e ajudar a marcar e a cobrir Jean. 

Com folga e sobejo, Róger Guedes foi a personagem do jogo!

O craque do jogo, destacadamente, foi o garoto Gabriel de Jesus, mas se o escolhido fosse Guedes ninguém protestaria, nem o representante do Barça que veio ver Jesus e se encantou com Guedes

Mas ontem Gabriel, o finalizador, o artilheiro, o definidor, ficou com o laurel!

Além da magnífica atuação individual, demolindo a retranca americana, GJ atuou com muita raça, disposição e empenho, assinalando os dois gols que definiram o jogo.

Com isso, Gabriel Jesus subiu para o terceiro lugar na relação dos artilheiros do Brasileirão, agora com 6 gols, só suplantado -por enquanto- por Grafite do Santa Cruz e Bruno Rangel da Chapecoense que anotaram 7 gols até agora, na décima rodada do Brasileirão-16!

A nota destoante do jogo foi o árbitro pernambucano Péricles Bassols. Embora não tenha tido qualquer influência no resultado final do jogo, errou demais, sempre em detrimento do Palmeiras.

Vaiado pela torcida e até achincalhado, ele optou por continuar a inverter faltas, escanteios e laterais o tempo todo, prejudicando apenas o Palmeiras, passando a impressão de que se vingava da torcida.

Da mesma forma não deixou o jogo fluir, atrapalhando-lhe o desenvolvimento com paralizações absurdas, a toda o momento.

Independentemente de qualquer outra medida o Palmeiras tem de reclamar desse soprador de lata junto à CBF e exigir que ele não seja mais escalado em jogos do Verdão! Um árbitro desses é uma bomba de alto risco e potencial que pode explodir os interesses do clube na competição.

E você, como viu o jogo? Quais são os seus destaques?  

Você acha que o Palmeiras começa a dar pinta de sua condição de favorito do Brasileirão-16?

Ou ainda é cedo para que se fale sobre essas coisas?


COMENTE COMENTE COMENTE

FICHA TÉCNICA DE PALMEIRAS 2 X 0 AMÉRICA-MG
Local: Allianz Arena, em São Paulo (SP)
Data: 21 de junho de 2016, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (FIFA-PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Público: 27.429 pagantes  Renda: R$ 1.543.520,80
Cartões amarelos: Artur (América-MG)
GOLS:
PALMEIRAS: Gabriel Jesus, aos 18 minutos do primeiro tempo; Gabriel Jesus, aos 26 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Prass; Jean (Fabiano), Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Cleiton Xavier (Vitinho) e Dudu; Gabriel Jesus
Técnico: Cuca
AMÉRICA-MG: João Ricardo; Hélder, Artur, Adalberto e Danilo (Sávio); Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Eduardo (Victor Rangel) e Osman; Borges (Alan Mineiro)
 Técnico: Sérgio Vieira

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

TRANSMISSÃO NO SPORTV: 
Relato: Odinei Ribeiro (muito bom, sem perturbar o telespectador) Que continue assim!
Comentário: Willian (fraco) 

COMENTE COMENTE COMENTE