Observatório Alviverde

14/03/2020

DEBITEM O INCÔMODO ZERO A ZERO CONTRA A INTER DE LIMEIRA NA CONTA DE LUXEMBURGO!



Tentarei ser curto e simples a propósito do inesperado empate palmeirense em Limeira, mas lhes peço que debitem o resultado na conta de Luxemburgo. 

Esta tarde, como diz a gíria jovem, Luxa não passou de"um vacilão"! 

Suas 'inexplicáveis' alterações no intervalo do jogo liquidaram o Palmeiras.

Bem que eu disse na postagem anterior, escrita no intervalo do jogo...

(Sic)

"... em futebol tudo pode acontecer, mas em meu entendimento e a julgar pelo que vi e depreendi desta primeira fase, o Palmeiras tem tudo para vencer. 

Principalmente se Luxa entender que Ramirez só defende, não arma e não ataca e que se ele deixasse o time o Palmeiras aumentaria o seu domínio em campo, atacaria com muito mais perigo e estaria muito mais próximo da vitória.

Então, o que fez Luxa

Enfrentando uma retranca e vendo que seu time, embora tecnicamente melhor não tinha a consistência de domínio do jogo, isto é, não se impunha na meia cancha e tinha pouca força ofensiva, acabou falhando ao promover no intervalo não uma, mas duas alterações.

Em vez de substituir (apenas) o fraquíssimo Ramirez, ainda fora de forma e o maior responsável pela instabilidade do meio de campo palmeirense, Luxa optou, também, pela saída de Bruno Henrique, em razão, talvez, desse jogador estar pendurado.

Se fez essa opção errou, porque a garantia da classificação para as quartas-de-final era muito mais importante do que o clássico contra o Curica quando o Palmeiras poderia, então,  jogar até com um time reserva. 

Seu erro maior ocorreu na terceira alteração quando, inexplicavelmente, retirou Luiz Adriano, o único atacante palmeirense em campo com físico suficiente para a briga com a gigantesca zaga da Inter, queimando a sua exclusiva alternativa de disputa de bola na área adversária e liquidando com a perspectiva de tentar o gol através do jogo aéreo.

Aliás, foi só o time começar a alçar bolas na área da Inter, e o Palmeiras não tinha mais ninguém por lá para conferir. Dá pra explicar ou justificar? É claro que não!

Entendo, até, a boa intenção de Luxa ao colocar em campo o jovem Patrick, mas foi uma alteração precipitada, na medida que a má atuação de Ramirez sobrecarregava o trabalho de Bruno Henrique, que não apenas merecia continuar no jogo como queria continuar.

A entrada de Lucas Lima que insiste em dançar valsa em baile de rock and roll foi outro tiro desferido por Luxa contra o seu próprio pé, como tantos outros que ele, teimosamente, já desferiu. 

Do jeito que as coisas vão, se continuar insistindo com Ramirez e Lucas Lima, vai acabar atirando contra o próprio coração e irá perder o cargo.

Até entendo que ele tente recuperar Ramirez jogador de brio que vem se esforçando para entrar em forma, mas não compreendo, definitivamente, a razão de tanta insistência com Lucas Lima. 

É o caso de perguntar-se, ainda que se saiba que Raphael Veiga não seja um jogador excepcional e, ao que tudo indica, existe (no mínimo) u'a má vontade de Luxemburgo em relação Scarpa, por que esses jogadores são preteridos em benefício do limitadíssimo Lucas Lima?

COMENTE COMENTE COMENTE


OBS- Estão abertos os espaços para os comentários!

INTER DE LIMEIRA X PALMEIRAS, VERDÃO ESTEVE MELHOR NO PRIMEIRO TEMPO!


O jogo é em Limeira, difícil, mas sou mais Verdão. A diferença técnica entre os times é imensa e o Palmeiras tem tudo para arrancar em direção à liderança de seu grupo.

É claro que liderar o grupo seria ótimo, mas o importante mesmo é garantir a vaga para a sequência do Paulistinha.

O único desfalque do Verdão será o paraguaio Gustavo Gómes que será substituído por um jogador de sua estatura técnica mas melhor no jogo aéreo: Vitor Hugo.

Outros desfalques mão de time mas de grupo serão Mayke, ainda em recuperação física e Luan que contundiu-se recentemente.

Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrício Porfirio de Moura (ambos de SP).

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Vitor Hugo e Viña; Bruno Henrique e Ramires; Dudu, Rony, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

PRIMEIRO TEMPO 0 X 0

Não me surpreendeu a volúpia com que a Inter  jogou o no 1º tempo. Todos os times sempre querem vencer o Palmeiras e fazem  o "jogo da vida. A Inter não foi diferente!

O jogo começou com duas jogadas,  uma violenta de Ramirez,  no meio de campo e a outra que suscitou dúvidas quanto a um pênalti de Rôny.

Segundo Meira Ricci comentarista(?) de arbitragem global, velho inimigo palmeirense, o árbitro teria de ter marcado o tiro de rigor contra o Verdão.  Mas esperar o que desse senhor que, quando investido na função de árbitro prejudicou tanto e tanto a SEP.

Pois ele foi buscar, em seguida, uma falta feia de Felipe Melo e agitou a plateia afirmando que ele merecia ser expulso.  Por que ele não faz o mesmo quando lances parecidos ocorrem com o time paulista de sua preferência, o Curica? 

Sobre o jogo, gostei da escolha do time principal que precisa jogar sempre (sou contra escalações diferentes a cada jogo), mas fica muito claro que ao Palmeiras falta um meia de ligação competente e que promova a integração do time dentro de campo.

Apesar disso, o Palmeiras dominou o jogo, esteve a pique de marcar por três vezes e dá sinais evidentes de que é o dono do jogo.

Claro que em futebol tudo pode acontecer, mas em meu entendimento e a julgar pelo que vi e depreendi desta primeira fase, o Palmeiras tem tudo para vencer. 

Principalmente se Luxa entender que Ramirez só defende, não arma e não ataca e que se ele deixasse o time o Palmeiras aumentaria o seu domínio em campo, atacaria com muito mais perigo e estaria muito mais próximo da vitória.

Ainda continuo acreditando no Verdão!
 
COMENTE COMENTE COMENTE 

(antes, durante e após o jogo até que fique pronta a postagem final).