Observatório Alviverde

04/07/2017

O CUSTO EXORBITANTE DOS INGRESSOS NO FUTEBOL MANIPULADO PELA GLOBO!


Observem, no reclame do jogo, os preços que o Barcelona do Equador pratica para o mega confronto contra o Palmeiras, pela Libertadores, o mais importante torneio inter clubes da América.

Agora comparem com aqueles praticados no Brasil (pelo Palmeiras, inclusive) e constatem como o povo brasileiro é roubado, espoliado e sacrificado até em seu maior lazer, o futebol.

Mudando o teor do assunto, mas falando do mesmo assunto, semana passada eu lia -estarrecido- acerca de outro aumento do já impagável preço das taxas de pedágio nas rodovias paulistas!

Tempo vai chegar em que o preço dos pedágios cobrados de uma viagem ultrapassará o custo decorrente do combustível gasto. Quem viver, verá!


Por quê o aumento, se os políticos, parentes de políticos, donos de construtoras e outros oportunistas, aproveitadores agraciados com essa fonte inexaurível de dinheiro fácil, continuam acumulando formidáveis fortunas sem qualquer trabalho ou esforço, à custa dos investimentos estatais e do sofrimento do povo?

Sob os auspícios do meu, do seu, de nosso dinheiro, e, na contrapartida, fingindo ou fazendo de conta oferecer um ou outro serviço cosmético de tapa-buraco ou pequenas obras de fachada, há anos já nos cobram valores estratosféricos!

Como é que os governos (estadual e federal) admitem semelhante abuso da parte dessas personagens sanguessugas que nunca investiram um centavo no ramo que, indevidamente, exploram e na reciprocidade gastam tão pouco do que faturam, em flagrante caso de abuso de uso da coisa pública?

Essa gente já faturou em tantos anos de abuso e exploração ao povo exorbitâncias monetárias capazes de garantir-lhes a riqueza, a fortuna, o equilíbrio econômico-financeiro e o futuro de várias gerações mas, no entanto, continua firme em seu propósito de espoliar cada vez mais a população.

Uma aberração, um despropósito, uma vergonha!

Meus amigos, fiz questão de transportar a este OAV a ilustração de parte da publicação da página esportiva de um jornal equatoriano, para que vocês vejam quanto que nós, o povo brasileiro, somos explorados.

Num país de economia dolarizada (o Equador) que, segundo a Unesco, já está completamente livre do câncer do analfabetismo, tem gente aqui no Brasil que, equivocadamente, ainda supõe que a população de equatoriana é formada apenas por retrasados mestiços chucros e donos de um IDH baixíssmo, quando, na realidade, também nesse quesito, faz tempo que o Equador deixou o Brasil para trás apresentando números considerados elevados segundo as instituições internacionais. 

Ah -dirão tantos- mas foi, também com o dinheiro brasileiro, enviado generosamente pelas nossas esquerdas festivas que os equatorianos chegaram lá. Ipso facto! 

Querem a tradução da expressão? Por isso mesmo!

Isso pode ser lindo, maravilhoso,  mas, na verdade, é ilegal, imoral, incorreto, injusto ou, se falando em português bem direto,  c-r-i-m-i-n-o-s-o,  haja vista as tantas carências sociais, educacionais, de saúde e segurança que se agravam no Brasil, para que se fale apenas naquelas mais básicas, que perduram até hoje.

De fato, essas esquerdas festivas brasileiras, formadas pelos homens mais abjetos, vagabundos e desclassificados entre os tantos políticos vagabundos que conheci (pessoalmente) em muitas décadas de vida midiática, ajudaram os equatorianos a chegar ao lugar e ao patamar em que chegaram.

O Equador, hoje, é um país organizado, o quarto em matéria de segurança da América do Sul, superado apenas por Uruguai, Chile e Argentina. Lá eles não exploram o povo na hora dos lazeres nem, tampouco, restringem o futebol às classes mais abastadas.

De acordo com o anúncio do jogo, o ingresso de geral  para o Barcelona x Palmeiras custa 10 dólares ou 33 reais.

O ingresso para uma dependência denominada tribuna que pelo preço também é popular, está sendo vendido a 15 dólares (repito a moeda equatoriana é o dólar americano) ou 49,50 reais.

As arquibancadas valem 20 dólares ou 60 reais e o setor mais privilegiado e sofisticado do estádio, provavelmente os camarotes custam 30 dólares ou 99 reais. 

Considerando-se os salários mínimos vigentes nos dois países aproximadamente R$ 1.050,00 no Equador e R$ 937,00 no Brasil, será que dá para ver, notar e sentir a verdadeira dimensão da exploração que os clubes, Federações, CBF e Rede Globo continuam, impunemente, inflingindo ao povo brasileiro.

O Barcelona x Palmeiras de amanhã ilustra bem o que estamos afirmando, pois será exibido exclusivamente pela Fox em TV fechada.

Os canais Fox não estão disponíveis nos pacotes comuns da Net que quer sempre mais dinheiro para liberar a visualização desses canais e em razão disso a maior parte da população não os tem.

Eu, por exemplo, tenho o pacote "Premiere" mas sou sempre salvo pela telegato, isto é, pela recepção por satélite, sinal público pelo qual não somos obrigados a pagar já que o pagamos há anos sob a forma de impostos em um país que tem uma das mais altas cargas tributárias do planeta.

Com tudo e apesar de tudo os políticos e os governos estão sempre procurando "reformá-las", claro que sempre com o verdadeiro intuito de espoliar cada vez mais o povo brasileiro.

Uma lei anti monopólio que proíba a exibição de jogos de futebol na TV por apenas uma emissora ou rede (existe mas não é cumprida), deveria ser reinventada, reescrita e cobrada das TVs...

Exemplifico: os jogos exibidos em "pay-per-view" (pelos quais somos obrigados a pagar além do que já pagamos à Net ou às operadoras similares), só poderiam ser cobrados como extra se o canal que transmitisse não exibisse  propaganda comercial.

Além de pagarmos a Net, de pagarmos o "pay-per-view" ainda somos obrigados a ouvir as propagandas das empresas que patrocinam as transmissões. Isso não é justo, leal ou legal!

Moral da História: O cidadão comum, isto é, o povo, está sendo compulsoriamente afastado, cada dia mais, do esporte que ele ajudou a implantar e que ele próprio consagrou no Brasil, o futebol.

E a mídia o que diz? 

Absolutamente nada!

COMENTE COMENTE COMENTE