Observatório Alviverde

27/08/2009

UM CHOQUE-REI CALMO, "PERO" MUITO IMPORTANTE

Parece que desta vez conseguimos varar a semana que antecede o clássico com os bambis de maneira branda, calma, e pacífica. Diferentemente de tantas outras confrontações, em que predominaram as intermináveis ondas, as indesejáveis brigas de bastidor e os bate-bocas absolutamente inúteis que, manipulados ardilosamente por boa parte da imprensa facciosa e sensacionalista, tantos prejuízos trouxe à S.E. Palmeiras.
Estou gostando do clima deste clássico, calmo, sadio, como se não houvesse um "choque-rei" de tamanha importância quanto o de domingo. A serenidade vem sendo a sua marca registrada, embora alguns elementos da imprensa já tenham tentado arrancar da boca de jogadores do Palmeiras (do outro lado eles dificilmente fazem isso) declarações fortes, daquelas que suscitam polêmica e a batalha oral decorrente disso. Hoje, tentaram com o Obina como haviam feito com Edmilson e Diego Souza, mas frustraram-se diante do comportamento absolutamente profissional de Obina a quem eles ficam chamando de folclórico palavra que, se do ponto de vista etmológico não significa um indivíduo de poucas letras, na prática, o é, de forma eufemistica. A sabedoria e a atitude de Obina, tanto quanto o razoável português desse jogador, mostram o quanto é inteligente esse representante da terra de Rui Barbosa. Muito mais do que supõem os pretensiosos e arrogantes repórteres, interessados, apenas, em sensacionalismo.
Nem venham me dizer que a polêmica é que lota os campos de futebol. Muito longe disso. Nos tempos de violência em que vivemos, há quem não vá ao estádio quando as torcidas deflagram
guerras e desafios. Sem guerras ou polêmicas este "choque-rei" tem tudo para ser um espetáculo de primeira grandeza, disputado por aqueles que são, sem qualquer dúvida, os dois melhores times do país na atualidade. Parece que pela primeira vez vamos ter um clássico Palmeiras x São Paulo decidido apenas dentro de campo, fora das baixas e abomináveis guerras de bastidor. Só uma coisa me preocupa: conhecendo como conheço os maiorais da bambizada, fixo o meu olhar e a minha atenção na arbitragem. A calmaria é o anúncio da procela. Se tudo correr bem, espero, sinceramente, que vença o melhor. O melhor é o Verdão!

A ARBITRAGEM PODE DECIDIR PARA OS BAMBIS? HÁ CLIMA PARA ISSO ?
DEIXE A SUA OPINIÃO!