Observatório Alviverde

12/05/2015

APESAR DA GOLEADA, O PALMEIRAS SE CLASSIFICA NA BACIA DAS ALMAS PARA A SEQUÊNCIA DA COPA DO BRASIL!


 Image result for bacia das almas
Mattos e Oswaldo quiseram assim!
Apesar da goleada o Palmeiras ganhou 
"Na bacia das almas"!

Quando afirmo que o Depto Técnico do Palmeiras é imaturo, muitos imaginam que estou fazendo oposição gratuita a Cícero e Mattos, responsáveis pelo setor. 

Longe de mim, implicar com eles ou com quem quer que seja, embora esteja convencido, cada dia mais, de que esteja coberto de razão. 

Ontem, ao criticar a lamentável ausência de Valdívia, justificada pela informação de que estaria sendo poupado, discorri sobre a inversão total de valores e de prioridades por parte do clube, em relação aos dois jogos desta semana.

Após afirmar e provar que o jogo contra o Sampaio, era mais importante do que o do próximo domingo em Joinvile, falei da necessidade premente do aproveitamento do chileno contra o Sampaio.

Mas, a imaturidade das guerrinhas de ego ou a falta de visão técnica de Mattos e Cícero, nos levaram, outra vez, ao equívoco e, tanto e quanto, o chefiado Oswaldo de Oliveira.

Infelizmente, o Palmeiras foi a campo, ontem, para decidir uma vaga em torneio eliminatório importantíssimo, com um time que não representava, exatamente, a sua força máxima. 

Em razão disso, as necessidades obrigaram OO a ajustar o avião verde em pleno voo, a partir do aproveitamento de Egídio (não anunciado antes do jogo) e da entrada de Robinho como titular, depois, com o jogo em andamento.
 

Assim, as dificuldades enfrentadas pelo Palmeiras, ontem, no Palestra, foram imensas e intensas e a ameaça de o time não se classificar, que chegou a estar perto de se concretizar, tiveram essa raiz!

Não dá para entender como, em um jogo decisivo, daqueles que decidem a vida e valem a permanência da equipe em um torneio que conduz à Libertadores, o Palmeiras se dispusesse a disputá-lo, usando um time que não representava a sua força máxima.

Houvesse, o Palestra, vencido o jogo de ida, em São Luís, com placar elástico e autoridade, ainda assim a escalação de um time que não representasse a força máxima, seria um caso a ser estudado, amadurecido, pensado e só adotado diante de uma diferença numérica muito segura.  

Não era, efetivamente, o caso de ontem, haja vista o 1 x 1 apertadíssimo do primeiro embate, que proporcionava ao Sampaio a condição de, marcando um gol, passar a ameaçar, seriamente, a classificação do Palmeiras. Acabou acontecendo!

Ontem, eu publicava:

"Sem a alta qualificação e a condição de um craque desequilibrante como Valdívia, o "time óbvio" ou o "óbvio time"de Oswaldo para esta noite, deverá ser este:

Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Wellington e Zé Roberto; 
Gabriel, Robinho, Alan Patrick e Rafael Marques; 
Dudu e Cristaldo".  


O Palmeiras, até a entrada de Robinho e a passagem de Zé Roberto à condição de armador, foi e esteve exatamente como previ que estaria sem Valdívia, isto é, "um time óbvio" ou "um óbvio time".

Na verdade, Oswaldo começou o jogo com um time quase titular, ligeiramente diferente daquele que anunciara e com a defesa reforçada. 

Na hora H ele deve ter refletido e concluído que corria grandes riscos viesse a escalar um mistão.

Assim, Prass, Lucas, Wellington, Vitor Hugo, tiveram o reforço de Egídio, lateral de ofício, na ala esquerda, o que serviu para fechar uma ampla e larga avenida, de há muito existente denominada Av. Zé Roberto. Foi muito bom, para o Palmeiras!

Gabriel, desta vez, não ficou isolado na marcação, pois teve a companhia de Amaral, que voltou ao time sem ritmo de jogo, razoável no desarme e na cobertura, mas péssimo na entrega de bola.

Com o Palmeiras sofrendo o gol de abertura e rendendo muito pouco, ofensivamente, Oswaldo, antes mesmo de terminar o primeiro tempo, mandou Robinho para o aquecimento e, no intervalo, o colocou no lugar de Amaral. Felicíssima decisão!

Robinho, então, entrou em campo e mudou, completamente, o ritmo do Palmeiras e do próprio jogo, constituindo-se no jogador mais importante da partida. 

Zé Roberto que atuara enfiado, no primeiro tempo, sem render satisfatoriamente, no segundo tempo passou a jogar vindo um pouco mais de trás e, do ponto de vista individual, foi o melhor em campo, assinando dois gols.

Ficou provado, outra vez, mais uma vez, como dissemos tantas vezes, que Zé Roberto, pela sua condição de craque, tem de ser aproveitado como meio-campista, já que ele não tem o menor cacoete de lateral, posição na qual ele não passa de um quebra-galho, de um a mais ou de mais um.

Prass, como sempre, esteve firme e eficiente. Como os bons, são, sempre, acompanhados pela sorte, chocaram-se duas bolas contra as suas traves em lances nos quais estava, irremediavelmente, batido.

O melhor dos defensores do Palmeiras foi Lucas, a melhor média de produção do time. Notaram que ninguém mais ousa pedir o garoto João Pedro?

Wellington, esteve bem sem ser brilhante e sem aparecer para a torcida, melhor no segundo que no primeiro tempo.

Vitor Hugo, entortado por Pimentinha no lance do primeiro gol, redimiu-se durante o jogo e foi uma das boas peças do time do Palmeiras. 

Aos puristas e aos críticos implacáveis de VH, eu pergunto: "acaso existiu, na história do futebol, algum zagueiro que não houvesse, um dia, tomado um drible, levado uma passada, uma entortada ou que não houvesse marcado um gol-contra? 

Ontem foi a vez de Vitor Hugo levar uma finta desconsertante que redundou em gol, o que não significa, que, por isso, ele tenha de deixar a equipe. 

Vitor Hugo é um jovem zagueiro, de muito futuro, que, com certeza, ainda vai dar muitas alegrias à torcida do Verdão! Quem viver, verá!

Egídio, como o conhecemos, é muito melhor atacando do que defendendo. 

Ontem cumpriu bem as duas funções e contribuiu bastante para que o Palmeiras deixasse o campo com a vitória, sendo o autor da assistência para um dos gols de Zé Roberto.

Gabriel, a exemplo de Lucas e de Rafael Mendes, ostenta elevadíssima nota média, desde que passou a ocupar a cabeça de área palmeirense. 

São três jogadores operários, de trabalho de equipe, que sempre rendem muito, menos para o público, e, muitíssimo, em termos de conjunto! 

Cristaldo e Dudu compuseram o ataque palmeirense, que, ontem, alcançou a cifra dos cinco gols e esteve bem. 

Cristaldo foi substituído por Kevin, mais articulador e mais driblador, embora o argentino, nas jogadas de área, seja mais experiente e decisivo.

Leandro, após larga ausência por contusão, retornou ao time e, espera-se, possa voltar à forma que ostentava assim que chegou do Grêmio para o Palmeiras.

Particularmente, gostei muito da atuação de Dudu, jogador ainda estigmatizado pela perspectiva de ser apenado com uma suspensão exemplar que não se deixou abater pelo problema e jogou com personalidade.

O Palmeiras, como se sabe, conseguiu adiar o julgamento de Dudu para a semana que vem e o atleta está apto a enfrentar o JEC domingo em Joinvile.

COMENTE COMENTE COMENTE

SEGUE NO PALMEIRAS A CAMPANHA INTERNA DE FRITURA A VALDÍVIA!


 Image result for palmeiras x sampaio correa
 Palmeiras x Sampaio Corrêa


Válido pela Copa do Brasil, o jogo é hoje, 12/05, 3ª feira, às 21,50H, na Allianz Arena.
  
O Palmeiras recepcionará o "Tubarão" de São Luiz diante de grande público, porquanto, até ontem, quase 20 mil ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada.

É o jogo de volta, que decide a passagem de um dos dois times à terceira fase da Copa do Brasil.

Por ter empatado em São Luís (1 x 1), o Verdão joga, hoje, em Sampa, por uma vitória simples, nem que seja de meio a zero, como, simbolicamente, gosta de, dizer o torcedor.

Um empate sem gols, isto é, um (leia-se tudo como letras)"0X0"(royalties para o meu inesquecível amigo Walter Abrão), habilita o Verdão à próxima fase da Copa do Brasil, sendo esse o único empate que pode interessar aos donos da casa! 

Se o empate registrar 1 x 1, o jogo vai para lotéricos e ilógicos pênaltis! Ninguém os merece!

Qualquer outro empate por placares diferentes, a partir de 2 x 2, incluso, classifica o time timbira.

É óbvio que o Palmeiras, que, além da tradição tem mais time e vai jogar em casa, no Allianz, repito, à frente de um público superior a 20 mil pagantes, é o favorito natural. 

Em condições normais o Verdão deve classificar-se para esperar e enfrentar o vencedor de Vitória da Bahia X Asa de Arapiraca, que começam a decidir a classificação logo amanhã, na "terra do fumo", no interior de Alagoas. 

Apesar de tudo indicar que o Palmeiras vai chegar (O Verdão é o favorito e tem muito mais credenciais que o Sampaio), que não se desconsidere o potencial do time nordestino, um adversário perigosíssimo e livre atirador!

Por tradição, experiência e pelo time entrosado que tem, o time maranhense, se estiver em dia inspirado, reúne credenciais suficientes para atrapalhar, hoje, a vida do Verdão. 

Essa, possibilidade, porém, convenhamos, é remota... Remota mas tem de ser considerada, porquanto ela existe! Então, todo cuidado do Palmeiras, será pouco. 

O Verdão, então, necessita entrar em campo, esta noite, com força, determinação, confiança e ousadia e jogar com a seriedade e o respeito que o adversário exige, a fim de que uma tarefa, à primeira vista, simples, não se transforme em complexa, difícil ou, mesmo, em uma verdadeira e desgastante batalha de atrito. 

Portanto, responsabilidade e cuidado são procedimentos necessários ao elenco palmeirense, em relação ao jogo de hoje.

Como se sabe, o Palmeiras não tem Valdívia entre os relacionados para hoje, em atitude, repito, equivocada, essencialmente política e conveniente da comissão técnica e da diretoria palmeirense.

Sob a alegação de que está sendo poupado (mas, de novo?) o Mago não estará presente ao jogo pela Copa do Brasil!

Sem, sequer, ter entrado na relação dos concentrados, ele fica esperando o jogo de domingo, às 18,30H na Arena Joinville, pelo Brasileirão contra o JEC.

Trata-se de outro erro crasso de Oswaldo, que, imagino, pode ou deve estar sendo pressionado por Mattos, que, parece, estar, mesmo, decidido e determinado a doar Valdívia aos seus amigos de fé, irmãos e camaradas, do Cruzeiro. 

Muitos podem alegar que estamos exagerando nas previsões e enxergando crises onde elas não existem e, enfim, "procurando chifres em cabeça de cavalo"... 

Mas, a julgar-se pelas atitudes que o Palmeiras tem tomado em relação ao Mago, não! Acho difícil, quase impossível, que eu esteja equivocado! Tá mais na cara do que barba e bigode!

Colocadas as premissas, o silogismo é óbvio: o Palmeiras aguarda, apenas, a passagem do tempo e a acomodação dos fatos para promover (sem nenhum lucro)a liquidação de Valdívia, já, pelo que se sente e constata, neste momento, totalmente fora dos planos de Nobre, Mattos, Oswaldo, Cícero e cia. Como eles são parvos!

Como, em um jogo decisivo como o desta noite contra o Sampaio, muito mais importante do que JEC X Palmeiras de domingo, o Palmeiras pode dar-se ao luxo de"poupar" seu craque e o melhor jogador do time?

Quem não sabe que uma coincidente e ocasional falta de inspiração tanto e quanto um simples descuido do time pode precipitar a desclassificação?  

Por que, então, o time dá-se ao luxo de jogar sem seu melhor jogador? É ignorância demais, mesmo para o meu curto e reduzido saber!

Valdívia, se necessário, poderia ser poupado em um jogo do Brasileiro, como o de domingo em Joinvile contra o JEC, jamais, hoje!

Quem desconhece ou não sabe que, neste momento, ele está precisando, mesmo, é de jogo e de jogar, com o objetivo precípuo de readquirir seu melhor ritmo de jogo!

Em um certame no qual o Palmeiras ainda vai cumprir trinta e sete jogos e o sistema de disputa é por pontos corridos, com perspectivas totais de recuperação de pontos, eventualmente, perdidos até que caberia uma ausência de Valdívia. Não em um torneio eliminatório, tipo empatou ou perdeu, está fora!

Poupar o Mago em jogo decisivo e importante de um torneio mata-mata, que vale vaga para a Libertadores, não se trata, só, de política de desvalorização profissional e de maldade, mas de burrice, também!

Sem a alta qualificação e a condição de um craque desequilibrante como Valdívia, o "óbvio time" ou o "time óbvio"de Oswaldo para esta noite, deverá ser este:

Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Wellington e Zé Roberto; 
Gabriel, Robinho, Alan Patrick e Rafael Marques; 
Dudu e Cristaldo.
  

No banco:
Goleiros: Aranha e Jailson
Laterais: Egídio, Ayrton e João Paulo
Zagueiros: Wellington e Nathan
Volantes: Amaral e Andrei Girotto
Meias: Ryder
Atacantes: Kelvin, Maikon Leite e Leandro
----------------------------

O QUE VOCÊ ESPERA DO PALMEIRAS CONTRA O SAMPAIO CORRÊA ESTA NOITE NA ALLIANZ ARENA? 

DÁ PRA CLASSIFICAR COM TRANQUILIDADE, OU O VERDÃO VAI TER DIFICULDADES?

VOCÊ ACHA QUE O PROCESSO FINAL DAS FRITURA E  DISPENSA DE VALDÍVIA CONTINUA EM PLENO CURSO?

COMENTE COMENTE COMENTE