Observatório Alviverde

13/10/2020

POR QUE VOCE LIXA O LUXA SE ELE AINDA É O TÉCNICO DO PALMEIRAS?

 

O Palmeiras parece alguém, perdido no mato, caçando com gato.

A falta de visão da diretoria, cada vez mais, irrita, incomoda e revolta. 

A maneira como o time vem se comportando em campo, igualmente, perturba e desanima.

O fato é que se o Palmeiras anunciasse antecipadamente a mudança de sua filosofia no futebol profissional em 2020, contratando -menos- os jogadores formados, promovendo os jovens e garimpando  as categorias de base, eu apoiaria a transformação ocorrida "ipsis litteris".

Nessa hipótese, fique bem claro, o último técnico que eu indicaria seria Luxemburgo, que nunca  teve paciência com os jogadores mais jovens e nunca se dispôs a aproveita-los ou a lidar com eles.

Situação diametralmente oposta ocorreria, fosse a filosofia  palmeirense aquela que vigora há anos e desde sempre (errada, mas uma exigência da torcida) de contratar as estrelas e revelações de outras equipes. 

Cabe ressaltar que, neste caso, em antítese a tudo o que acabamos de dizer sobre Luxa, não havia e nem há AINDA no mercado, nome algum, nem Felipão, que, sequer, chegue perto dele.

Afinal, que técnico brasileiro para lidar com as estrelas tão bem quanto Luxa? O último que conhecia esses truques, carioca como Luxa, foi Parreira! Alguém conhece  mais algum?

Isto tudo sem contar o espaço de marketing que sua simples presença de Luxa impõe, dando muito mais visibilidade ao clube.

Outro dia vi alguém na Fox (não me recordo quem) repetindo o que eu dissera, ao afirmar que o grande mal de Luxa tem sido o fato de, ao contrário de Sampaoli que amanhece, toma café, almoça, trabalha, vê TV, passeia com a família e vai dormir pensando e vivenciando o futebol, é não se revelar mais preocupado com o futebol tanto e quanto se preocupava outrora!

Concordo, inteiramente com esse raciocínio, porquanto a sua saída de Luxa, do Atlético tem tudo a ver com isso. 

Embora eu saiba de muita coisa, não serei eu (já fora da profissão) que vou expor a vida pessoal dele ou de ninguém. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, embora uma coisa sempre decorra ou sofra a influência de outra!

Sou convicto, porém que, hoje, Luxa tem consciência real de que faltou-lhe um pouco mais de profissionalismo para levar o projeto atleticano ao ponto que a torcida e a diretoria almejavam. 

Nesta sua passagem pelo Palmeiras, eu, longe do palco dos acontecimentos, não sei o que está acontecendo, mas, pelo que tenho visto de Luxa, mais velho e mais maduro, creio que ele anda mais calmo, mas tranquilo e consciente e tem a perfeita noção de tudo que o cerca.

Sua indesmentível incompetência ( a palavra mais indicada talvez seja intolerância), em lidar com jovens, está levando o Palmeiras a um ponto tal de esvaziamento e perda de confiança que pode custar ao clube não apenas uma classificação muito ruim no Brasileirão, tanto e quanto a desclassificação precoce na Copa do Brasil e a eliminação imediata na Libertadores. 

Como Luxa não foi demitido após o fiasco de domingo passado, porquanto os números abstratos, as contas do clube indo para o vermelho e a amizade pessoal com o presidente o seguraram, eu quero propor aos meus amigos deste blog algo muito importante: uma derradeira oportunidade a Luxa. 

Diferentemente da maioria dos "homemerdas" da torcida  (sem ofensa a ninguém do blog), aqueles que torcem muito mais por si do que para o time, vamos torcer para que Luxa tenha aprendido a lição.

Que ele se divorcie de Lucas Lima, escale a garotada, entre em campo com um time forte, pujante e ofensivo e use o jogo de amanhã contra o Coxa como treino para o grande teste de domingo que vem em Fortaleza contra o tricolor cearense, este, sim, um jogo digno de representar um autêntico exame final ao nosso treinador.

Pelo menos esta semana, por favor, não lixe o luxa. Atire no lixo o seu ressentimento!

COMENTE COMENTE COMENTE