Observatório Alviverde

11/09/2010

PALMEIRAS X VASCO: OUTRO JOGO IMPORTANTE, DE SEIS PONTOS, EM QUE JOGAMOS COM A OBRIGAÇÃO DE VENCER!

 O VASCO DA GAMA
1) Hoje é sábado e estamos na véspera do jogo contra o Vasco da Gama. Embora tenhamos mais time do que os cruzmaltinos, fico preocupado e não sem justa razão.

2) Embora o Vasco não seja uma "brastemp", é um time que está com moral e auto-estima em elevação porque sob PC Gusmão está invicto há vários jogos. O time é, predominantemente. jovem mas transpira personalidade e auto-confiança.

3) O empate em casa com o Galo Mineiro não teve suficiência para baixar o ânimo da equipe.Além dos desfalques de seus principais jogadores, Carlos Alberto,  Felipe, Alan  e Zé Roberto, o Vasco alega que o penalti que originou o gol de empate dos mineiros, não existiu. Ainda que não fosse assim, Gusmão & companhia desviaram o foco das consequencias atribuindo à arbitragem o incômodo resultado.

4) As reclamações veementes contra a arbitragem após o jogo contra  Galo, tinham, visivelmente, o objetivo de minimizar o empate e blindar e motivar o jovem time vascaíno para o jogo seguinte, contra,
o Palmeiras, fora de casa, Do empate em sí pouco se falou. O discurso do após-jogo era o de recuperar, a qualquer custo, os pontos perdidos para Atlético, subtraindo-os  do próximo adversário, coincidentemente,  o Verdão.

5)  O Vasco da Gama vai chegar com tudo
amanhã no Pacaemnbu e o Palmeiras tem de
estar preparado para o tranco. Embora levemos significativa vantagem no retrospecto histórico,
53 vitórias em 114 jogos, com 27 derrotas e 34 empates, isso só tem valor real e efetivo para os produtores e narradores do Sportv e outros sonhadores. Os times que entram em campo amanhã, pouco ou nada têm de influência em realação aos números e jogos que construíram
essa história.

6) O que se deve ressaltar com referência a esse jovem time do Almirante, é que, dos quatro titulares que não enfrentaram o Galo, apenas Zé Roberto deve voltar, pois só havia cumprido a automática. Fora Alan, servindo à Seleção Brasileira de Juniores, Felipe e Carlos Alberto não vão jogar porque estão sob cuidados médico, tratando  de contusões. É um handicap pesado que o Vasco vai vestir, desprovendo a equipe de dois de seus jogadores mais experientes e de uma grande revelação, com flagrante debilitação de suas forças..


7) A torcida do Palmeiras amanhã se reencontra  com Jumar, que saiu do Verdão sem deixar saudades. Jumar garante não ter qualquer rancor da torcida palmeirense que chegou a ridicularizá-lo.Ele afirmou que não guarda quaisquer mágoas e que
vai encarar o jogo de amanahã como qualquer outro. Gusmão ainda não definiu o Vasco  e só anuncia o time no vestiário hora do jogo. Éder Luiz está levemente contundido, mas deve jogar.

8) Ao meu sentir, apesar da ampla stituação de vantagem de um Palmeiras, individualmente mais consistente e experiente e que atua dentro de casa,
é bom que se fique de olho no jovem time do
Vasco que pode superar-se em campo e surpreender.
=================================


O PALMEIRAS
O PALMEIRAS
1) A palavra de órdem no Palmeiras é reabilitação. Reabilitação, não do resultado, haja vista que o time empatou em Salvador.Em outras circunstâncias o 1 x 1 seria considerado, até, um bom resultado.

2) A reablititação a que  nos referimos é a da moral,  da regularidade, da auto-estima e do bom futebol, de há muito perdidos pela equipe de Felipão, cuja campanha segue tímida  e irregular no contexto deste Brasileirão.

3) O empate, mesmo fora de casa, teve peso e impacto negativos sobre o elenco. Scolari sabia que era um jogo de demarcação de posição,  de  encaminhamento e de retomada no campeonato. Por isso, revoltou-se. Fez críticas fortes ao elenco e anunciou o percentual de 1% para definir as possibilidades de título do Verdão. Pegou carona no mau humor e despejou uma saraivada de críticas ed imprecações sobre a mídia.

4) O Palmeiras não terá Marcos contra o Vasco. Deola continua no time, mas não é a mesma coisa. Por mais boa-vontade que se tenha com o eficiente goleiro suplente, Marcos é Marcos, isto é, é São Marcos, Pierre e Marcos Assunção também estão fora do jogo e vão cumprir suspensão. Felipão terá de fazer uma reengenharia tática para armar o time no meio-campo embora não seja tão difícil pela abundância de boas peças no setor.  

5) Substituir Pierre não é difícil. Circunstancialmente pode trazer até vantagens. Difícil é contornar os problemas decorrentes da ausência de Assunção, importantíssimo no atual esquema pelos pesos do comando que exerce em campo, da articuação inteligente que desempenha, da aproximação constante para o apoio ao ataque e o chute, da importantíssima transição defesa/ataque que desempenha, mas, principalmente, por ser ele o cobrados dos córneres e de faltas que podem decidir um jogo.

6) Muitos falam na ausência de Lincoln, mas eu prefiro falar da  presença de Valdívia. Felipão confirmou o chileno amanhã contra o Vasco mas ressalvou que ele só está apto a atuar  por 45 minutos. Segundo o Depto Médico, Valdívia tem um edema na coxa que está demorando para regredir. Isso tem causado muitos problemas ao jogador, que vive uma situação dual, difícil de ser resolvida, ao menos em curto prazo: se ele joga o edema se agrava e,  se não joga,  não recupera o seu melhor ritmo de jogo em curto prazo..


7) Falta agora a definição da equipe para amanhã. Felipão esconde o jogo e só divulga a relação dos 19 que estarão ao seu dispor:
Goleiros: Bruno e Deola  Laterais: Vítor e Gabriel Silva  Zagueiros: Danilo, Fabrício, Leandro Amaro e Maurício Ramos Volantes: Edinho, Márcio Araújo, Rivaldo e Tinga Meias: Valdivia e Patrik  Atacantes: Ewerthon, Tadeu, Kleber, Luan e Vinícius

8) De posse dessa relação, que time você escolheria como suficientemente capaz de tirar a longa invencibilidade de PC Gusmão e do próprio Vasco da Gama? Temos, efetivamente, time e condições para isso? O time vai responder eem campo?
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
=================================