Observatório Alviverde

03/01/2009

AS NOTAS PARA A TURMA DA IMPRENSA

Odinei Ribeiro transmitiu pelo Sportv Palmeiras X Cuiabá. Eu o avalio como mais um locutor com voz de repórter, tipo Cléber Machado, a quem Odinei, visivelmente, imita. Na hora do gol, sobretudo, ele encarna o guru com aquele chavão "Zezinho DO Mogi-Mirim", quando poderia criar uma expressão personalizada. Falou dezenas de vezes que o "Palmeiras, entre os clubes de São Paulo, foi o único que nunca ganhou a Copinha, fato que o Brasil inteiro está careca de saber. Em outras palavras, ele continua chovendo no molhado. Mas, a bem da verdade, que não se diga que Odinei, um mediano locutor, seja antipático ou que extrapole os limites da paciência do telespectador. Pelo contrário. É simpático, agradável e procura ser imparcial, na medida do possível, ao contrário de tantos figurões midiáticos sempre dispostos a uma média com Bambis, Gambás e Urubus. De minha parte dou 7 ao Odinei.
O comentarista Luiz Ademar deve ser de Araraquara, contratado como tampão para a cobertura da Copa. Nota 8 para ele, muito equilibrado, seguro e bem informado. O repórter Edgar Alencar também trabalhou bem apesar do vacilo inicial quando disse que o Rio Branco perdeu para o Rio Branco. Noves fora o nervosismo falou demais interrompendo muito o relato do jogo.Nota 7.
Luis Antonio Garmendia merece uma nota melhor, 8, por duas razões. Mais afeito e vivido do que o companheiro de reportagem, foi pertinente, não interrompeu demais a narração e foi categórico ao responder aos companheiros, após reiteiradas alusões à falta de títulos do Palmeiras na Copinha reestabelecendo a verdade sempre convenientemente omitida e escondida pela imprensinha gambambi: O Palmeiras ganhou não a Copa São Paulo, mas, muito mais do que isso, a Supercopa dos Campeões da Copa São Paulo em 1995.
E EU completo a informação: Convidado, o Palmeiras não respeitou os anfitriões e levantou o título mais importante da competição em todos os tempos!
PS - Alguma emissora de rádio cobriu o jogo do Palmeiras ? Eu não ouvi mas aposto que devem
ter transmitido apenas o jogo dos gambás ! Eu perderia dinheiro nessa aposta ?

COPA SÃO PAULO DE JUNIORES, TEMOS CHANCES DE GANHAR ESSA COMPETIÇÃO ?

Palmeiras 5 X 2 Cuiabá.

Foi um resultado justo que parece prenunciar as nossas boas chances na competição.

Sei que, como sempre, os maledicentes da imprensinha hão de dizer: " Não jogaram nada, fizeram tres gols achados, enfrentaram uma equipe sem força física, desgastada por longa e cansativa viagem de ônibus. O empate sem gols do primeiro tempo, quando o time matogrossense tinha boas condições físicas é que deve ser considerado".

Conversa mole pra boi dormir pois os garotos do Palmeiras não têm nada com isso. Têm somente de entrar em campo e lutar pela vitória. Se o adversário não tem estrutura, o problema é dele.

O Palmeiras deste ano mostra um time bem superior àqueles que vimos nas últimas temporadas da Copa São Paulo.

Não, não estamos analisando sob o prisma do resultado elástico, mas calcados, sobretudo, nas individualidades abundantes desse time de Betinho.

Mesmo no primeiro tempo quando o resultado era OXO, os garotos do "green-team" (*)
esbanjavam categoria, embora nervosos e prendendo excessivamente a bola. Mas o segundo tempo encarregou-se de mostrar a verdade do jogo e a definir qual equipe era a melhor.

A goleada foi, apenas, uma consequencia da superioridade do verdão que mostrou uma defesa sólida começando por Carlos, um grande goleiro, dois laterais ótimos, David e Gabriel Silva, o zagueirão Murilo, que me fez lembrar Luis Pereira não só pela impetuosidade ofensiva mas pelos dois gols assinalados, pelo excelente meio de campo onde todos se destacaram, mormente o capitão Felipe e Fernando. Até o centro-avante Thauan, bastante móvel e habilidoso, impressionou-me bastante.

Em resumo: começamos muito bem a competição e temos de manter o ritmo.

Pela quantidade de talentos individuais e de jogadores CANHOTOS, ao contrário de nosso time principal em 2008, eu passo a acreditar na possibilidade de nossos garotos irem para as cabeças e de calarmos de uma vez a cobrança interminável da imprensinha que, de ontem para hoje, já deve ter dito pela enésima vez que a Copa São Paulo é um titulo nunca conquistado pelo Palmeiras.

Embora muito cedo, a minha mensagem é de otimismo responsável. Eu começo a antever bons fluidos e boas perspectivas para o nosso Palmeiras nesta Copa São Paulo 2009.

SR LUXA:

NINGUÉM entre tantos jogadores de habilidade e talento pode ser promovido ao time titular?
Ou terá de fazer primeiro um estágio no Irati ou em algum clube do Paraná ?

* Royalties para o Panathinaikos da Grecia cujo uniforme é (rigorosamente) igual ao nosso tradicional.

E SE RICHARLYSON FOSSE PARA O PALMEIRAS ? O QUE VOCÊ FARIA ?

Alguém informou que a ESPN teria dado como certa a ida de Richarlyson, para o Palmeiras. Considerei a notícia fantasiosa, algo impossível de acontecer. Talvez fosse esse o desejo maior dos Bambis que se afundam e charfurdam cada vez mais no marketing negativo do próprio apelido, maledicente, destrutivo, deletério, destruidor e que vai limitar, consideravelmente, a renovação de sua torcida, malgrado as tantas conquistas desse antipático clube nos últimos anos. Trata-se do mesmo efeito que o Porco produziu, no decorrer dos anos, no Palmeiras. Nossa torcida não cresceu porque nenhum menino queria ser um porco. Hoje, nenhum menino quer ser um Bambi, ainda que com tantas vitórias, a maioria delas conseguidas pelo fator extra campo. Procurei no site da ESPN e não existia a tal notícia. Mas se há fumaça, pode ser que haja fogo. Com tantos dirigentes demodês, superados, muitos dos quais verdadeiros idiotas (tem sido assim através dos tempos) e com tanta trairagem em nossas alamedas, eu não ficaria tão surpreso conquanto indignado se isso viesse a ocorrer. Sabem o que eu faria ? Daria um tiro no côco. E você ?