Observatório Alviverde

03/03/2021

PALMEIRAS LARGOU NA FRENTE NO DERBY MAS ACABOU CONCEDENDO O EMPATE, 2 X 2!

 

No confronto entre os dois times alternativos do Corinthians e do Palmeiras, o derby terminou em igualdade: 2 x 2. 

Enquanto as coisas estiveram normais dentro de campo, o Palmeiras se impôs, estabeleceu 2 x 0 e deixou claro que tinha um time melhor, tanto e quanto melhores valores individuais.

Bastou, porém, começar a desabar a chuva forte que caiu ontem em toda a região da Grande São Paulo e o "fácies" do jogo mudou..

 Como sói sempre acontecer nessas circunstâncias, o jogo nivelou-se  por baixo e ajudou (muitíssimo) o time de menor qualidade técnica, o Corinthians.

Digo que ajudou na medida em que o nosso adversário diminuiu o placar imediatamente após a chegada  da chuva, fazendo 1 x 2 aos 35 do 1º tempo.

Aliás, isto, em parte, desequilibrou emocionalmente o time palmeirense, porque o adversário só marcou o primeiro gol em virtude do  escorregão de um dos zagueiros palmeirenses dentro da área e sob a chuva. 

Se mal pergunto me desculpem, teria sido Luan quem escorregou? 

Aliás, ninguém sabe porque locutor do Sportv não esclareceu corretamente o lance. 

A imagem do gol e a visão dos telespectadores foram obnubiladas pela chuva, e o Sportv, em função da falha de seu profissional, não informou o desfecho correto da jogada atrapalhada, limitando-se apenas,  a ressaltar o nome de quem fez o gol.

Aliás, esses lances - importantíssimos - a TV não os define nunca, porque os narradores  estão muito mais preocupados  em  exibir conhecimentos futebolísticos e a manter diálogos constantemente com os comentaristas, sem se lembrar do principal, isto é,  da razão de suas respectivas presenças nas transmissões: a identificação de quem está com a bola ou de quem a disputa dentro de campo.

Há como que uma febre pela exposição de assuntos aleatórios, ainda que intempestivos, tanto e quanto de mostrar amplitude de conhecimentos a respeito dos fatos, dos bastidores e do futebol, do que em relatar com correção e objetividade o jogo para o qual foram escalados para transmitir. Uma lástima!

Retornando ao jogo, pode-se dizer que após sofrer o primeiro gol o time palmeirense nunca mais foi o mesmo e logo na volta do 2º tempo levou o gol do empate terminando o "derby" em 2 x 2.

Para não ir tão longe quero dizer tudo isto em relação ao time:

Não gostei da atuação dee nosso goleiro reserva Vinicius (limitado) e fiquei desolado com a má atuação técnica de Gabriel Menino.

Luan, se não comprometeu, pareceu-me atuar sem autoconfiança. 

Renan fechou a defesa atuando com empenho e eficiência e o Curica fez pouco pelo seu setor.

Esteves só jogou bem enquanto não choveu. A partir da precipitação pluviométrica passou a jogar mal tendo falhado ao perder a disputa de bola que acabou decretando o empate para o Curica.

Danilo, outra vez, provou que é um dos melhores entre os jovens promovidos, inferior a Wesley e Veron e ao nível de Patrick.

Lucas Lima não foi mal. Além de ter feito o gol de abertura usando o pé direito procurou participar do jogo, mas, ainda assim, continua longe de ser o meio-campista de que o Palmeiras tanto precisa para pensar, armar e articular o jogo. 

Scarpa teve outra chanca mas não conseguiu render satisfatoriamente.

Breno Lopes foi apenas lutador mas rendeu muito pouco para o time.

Gabriel Silva tem muita velocidade e boa capacidade de drible. Desencantou e fez o segundo gol do Verdão, mas precisa, ainda, amadurecer mais.

Willian correu e se apresentou para o jogo o tempo todo mostrando que é um jogador que nunca se acomoda esteja ou não em ação no time principal.

Entre os outros que entraram no jogo, Papagaio, Fabinho, Giovani Henrique, Garcia e Vitor Luíz quem melhor se apresentou foi Vitor Luiz que, parece-me, este ano não está querendo disputar a segunda divisão com a camisa do Botafogo carioca.

Abel Ferreira fez o que pôde para que o "derby" de ontem fosse didático e lhe rendesse muitas conclusões, visando, não apenas, a decisão domingo contra o Grêmio mas o próprio campeonato paulista.

Que venha agora o forte time do Grêmio para a decisão da Copa do Brasil 2020! 

Mas que venha bem quente porque o Palmeiras está fervendo!

COMENTE COMENTE COMENTE

O CURICA X PALMEIRAS DE HOJE TALVEZ SEJA O CLÁSSICO MAIS DESMOTIVADO DA HISTÓRA!

 

Hoje é dia de Curica x Palmeiras haja vista que o mando é deles e o jogo será na arena deles .

Acredito que, pela forma com que a FPF (dirigida por um corintiano fanático tendencioso e pouco razoável) impediu que o Palmeiras, premido pelo calendário,  transferisse o clássico e pudesse "jogar o derby a posteriori e em data mais oportuna" representado pelo melhor e mais completo time que pude colocar em campo via o atual elenco.

Entretanto, de maneira inesperada, as notícias do "derby" mudaram de curso e agora quem necessita transferir o jogo é o próprio Curica, 

A partir daí a  entidade vive uma situação dicotômica  em que deseja a transferência mas por tudo o que fez em relação ao Palmeiras,  sente-se impossibilitada de adiar o jogo, num momento em que os corintianos reclamam que estão passando por uma grave epidemia de Covid.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer transferência do jogo, daqui às 19 H desta 4ª Feira, para mim não constituir-se-á em nenhuma novidade, tantos são os descalabros proporcionados por um presidente torcedor que não se peja nunca em favorecer o clube pelo qual dizem torcer.

Em relação ao adversário, nada a declarar. Como diz a bíblia em Lucas 9:60, "Deixem os mortos enterrar seus mortos". 

Em relação ao Palmeiras, eu, que sou partidário do time completo em todos os jogos e em todas as circunstâncias, mudo, radicalmente, a minha opinião na circunstância atual, pelo enorme perigo de contágio que pode vir a sofrer o elenco palmeirense às vésperas da importantíssima decisão da Copa do Brasil.

Vou mais além e lhes digo que se a casa bandida do futebol paulista resolver adiar o jogo de hoje (é difícil mas não é impossível lembram-se de Goiás x Bambis adiado pela CBF na hora do jogo?) eu não vou ficar nem um pouco chateado ou desgostoso.

Pelo contrário vou achar ótimo até porque o time de Abel Ferreira não correrá riscos de perder aqueles atletas que decidirão a Copa do Brasil contra o Grêmio em pleno Allianz Parque.

Em relação ao jogo desta noite está me passando a sensação de que é um clássico da base e sem grandes atrativos, posto que o Curica está anunciando 13 (treze) desfalques e o Palmeiras vai entrar em campo com um time da base e com suas motivação e atenção completamente voltadas para o jogo de domingo contra o Grêmio. 

No Campeonato Paulista o time de Parque São Jorge estreou e não passou de um empate sem gols diante do Bragantino jogando no Estádio Nabi Abi Chedi em Bragança. 

Já o Palmeiras não cumpriu tabela do regional em face do primeiro jogo que cumpriu em Porto Alegre quando venceu o Grêmio por 1 x 0 e saiu à frente para a decisão da CdB daqui a cinco dias a partir desta quarta-feira, 03 de março.

Há de se ressaltar que pela primeira vez na história do derby o árbitro principal será do sexo feminino. 

Edina Alves Batista apitará o confronto e essa talvez seja a maior atração do clássico, exceção feita, claro, à rivalidade do jogo em si, sempre insuperável e incomensurável.

POSSÍVEIS DADOS TÉCNICOS DO DERBY:  

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Data e hora: 3 de março de 2021, às 19h
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
​Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Neuza Ines Back (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Onde acompanhar: Première,

CORINTHIANS

Matheus Donelli (Caíque França); Bruno Méndez, Jemerson, Gil e Lucas Piton; Xavier e Cantillo; Mateus Vital (Rodrigo Varanda), Cazares e Otero (Mateus Vital); Léo Natel (Jô). Técnico: Vagner Mancini.
 

Ficam fora: Cássio, Guilherme, Fagner, Fábio Santos, Raul Gustavo, Gabriel, Ramiro, Vitinho e Cauê (Covid-19); Danilo Avelar, Mantuan, Ruan Oliveira e Mosquito (Departamento Médico). 

PALMEIRAS

Vinicius Silvestre; Breno Lopes, Luan, Renan e Vanderlan; Danilo, Lucas Lima e Gustavo Scarpa; Lucas Esteves, Willian e Gabriel Silva. Técnico: Abel Ferreira.
 

Ficam fora: Kusevic e Luan Silva, ambos no D.M.; Emerson Santos e Patrick de Paula, (Covid-19). 

O QUE VOCÊ ESPERA DO DERBY DESTA NOITE?

OU VOCÊ SÓ ESTÁ LIGADO NA DECISÃO DA CdB DE DOMINGO CONTRA O GRÊMIO?

COMENTE COMENTE COMENTE