Observatório Alviverde

30/12/2020

AMÉRICA MINEIRO 0X2 PALMEIRAS. PALMEIRAS DECIDIRÁ COM O GRÊMIO A COPA DO BRASIL"!


Sem querer desagradar ou agredir ninguém (muito menos o nosso Ney) quero começar a postagem afirmando que, em relação ao jogo de ontem, se alguém criticar Marcos Rocha, de três alternativas, uma: 

1) não entende patavina de bola. 

2) não tem simpatia por ele e persegue o jogador.

3) está bêbado. 

Marcos Rocha foi, d-i-s-p-a-r-a-d-a-m-e-n-t-e, o melhor em campo!

E o foi tanto no 1º tempo quando jogou ainda melhor, como no 2º tempo, atuando com eficiência, personalidade e desenvoltura. 

Por tudo isso ele tem de ser considerado o craque do jogo e revogam-se as disposições contrarias.

A tática palmeirense, para defender, para atacar, para tocar e reter a bola, sempre passa por ele. Tem sido assim mas a maioria não percebe

Ontem, a um só  tempo, Marcos Rocha foi um cérebro completo em campo, com cerebelo, bulbo e tudo mais que queiram, confirmando a minha tese segundo a qual o único lateral melhor do que ele no atual futebol brasileiro é Fágner do Curica! Nota 8 para Rocha

Já a personagem do jogo não poderia ser outra senão Luis Adriano sobretudo por ter sido o autor do gol que abriu o caminho para a vitória e para a classificação. Nota 7,5 para ele!

Há de se ressaltar que até fazer valer sua marca de artilheiro Adriano, simplesmente, dividiu com William e com Raphael Veiga a condição nada honrosa de jogador perdido no campo de jogo. 

De qualquer forma "El Bigode" e Veiga, ressalvado o espírito de luta e a doação de cada qual, conseguiram render ainda menos que Adriano que, ao menos, procurou contribuir na marcação. 

Aliás, William e Veiga estão precisando melhorar muito para jogar mal, quanto mais para jogar bem!

Em relação ao jogo o Palmeiras -reconheço- não foi bem na primeira fase, talvez pelo fato de ter entrado como que colocando o termômetro para sentir a temperatura do jogo e, concomitantemente,  sondar a maneira de jogar do adversário, cujo time demonstrou ser técnica e taticamente muito inferior ao Verdão.

O Palmeiras, na realidade, dominou amplamente o 1º tempo, embora sem chegar tantas vezes ao gol dos mineiros. Pode-se dizer então, sem medo de errar, que o América não foi perigoso em momento algum da etapa inicial.

Na etapa complementar, resguardadas as suas limitações, se o Mequinha não conseguiu assustar, conseguiu preocupar o Palmeiras por alguns minutos mediante um jogo mais propositivo e competitivo, procurando sempre se organizar e atacar pelos lados do campo.

É claro que o ataque americano ganhou alguns lances e conseguiu alguns cruzamentos, e arriscou um ou outro chute a gol, mas o fato é que foi sempre anulado pelas estupendas performances -repito- de Marcos Rocha, (coberto por Luan) e  de Viñas (coberto por Gomes).

À frente dessa hermética e impenetrável linha que começou, claro, pelo regularíssimo Ewerton flutuaram e se impuseram os incansáveis Danilo e Gabriel Menino, ajudados pelos atacantes William, Adriano e Veiga que, repito, não jogaram bem, mas têm de ser reconhecidos pela correria, pelo espírito de luta, pelo suor e pelo empenho na marcação.

Rôni também vivenciou essa situação durante todo o 1º tempo e, também, não jogou bem. Quando voltou para o segundo tempo foi outro jogador, indo do zero ao cem com muita facilidade e garantindo a classificação alviverde com um gol, marcado aos 39 do 2º tempo.

Há que se ressaltar o trabalho do técnico Abel Ferreira de quem discordei no momento em que escalou juntos Adriano, Willian e Veiga, todos eles fora do melhor de suas condições técnicas. Eu preferia o time com Rôni de centro-avante, Scarpa pelo lado esquerdo e Patrick vindo de trás.

Só que ele fez entrar em campo (é o que imagino) um time que conquanto na 1ª fase não fosse contundentemente agressivo, pudesse se movimentar, correr e viesse cansar o adversário.

Por isso que, num primeiro momento pensei que Scarpa não poderia ficar no banco, nem ele nem Patrick, mas antes mesmo de a bola começar a rolar ocorreu-me um pensamento: 

Abel teria de ter jogadores preparados para a perspectiva emergencial de u'a mudança de tática, de atitude e de jogo, caso o América estabelecesse a vantagem no marcador.

De qualquer forma a situação emergencial se configurou quando, aos 15 do segundo tempo, ele colocou em campo Lucas Lima, Scarpa e Patrick de Paula nos lugares respectivos de Veiga, Willian e menino, proporcionando ao Palmeiras ganhar uma nova cara.

A partir daí a equipe apresentou outra aura, com muito mais competitividade e impôs a sua condição de time de primeira grandeza, abrindo a contagem pouco tempo depois das mexidas de Abel, aos 23 do 2º tempo, através de Adriano que ele só não substituiu e retirou do jogo porque sabia que esse atleta tinha capacidade para decidir a classificação. Decidiu e ponto final!

Assim, é honesto reconhecer que Abelinho certou em cheio! Adriano, apesar da má atuação, foi quem abriu  o caminho para a vitória, e Rôni, também prestigiado após um mau 1º tempo, consolidou o triunfo consagrador da camisa verde mais forte e mais famosa do planeta.

Uma nota 8 ao português e a minha esperança de que ele continue firme e forte no comando do Palmeiras pelo maior tempo possível, proporcionando-nos muitos títulos!

COMENTE COMENTE COMENTE


 

COMENTE COMENTE COMENTE

O PALMEIRAS QUE SE CUIDE!

 

Creiam numa vitória esta noite contra o América MG (é possível e define a tendência do jogo), mas não pensem que virá tão fácil.

O time do América MG é de boa qualidade, está entre os líderes da segundona e demonstrou, já no jogo número 1 dessa decisão das semifinais da Copa do Brasil contra o Palmeiras, que está preparado para o que der e vier esta noite no Independência.

De sua parte o Palmeiras, para vencer, precisará de 10% de inspiração e 90% de transpiração, como disse há tantos anos o gênio da lâmpada, Tomás Edson, em face do excelente preparo físico e da correria que apronta o Verde Mineiro principalmente em decisões.

O América deste ano, muito bem preparado e organizado, tem tido campanhas exemplares em todos os campeonatos pelos quais tem passado como o Mineiro-20, o Brasileirão de acesso e, agora, a Copa do Brasil.

Na Copa do Brasil começou eliminando já na primeira fase, o Santos do Amapá e na segunda derrotou Operário de Ponta Grossa da segunda divisão brasileira. 

Na terceira fase desclassificou a Ferroviária de Araraquara, e na quarta, a Ponte Preta.

Nas oitavas de final eliminou o Corinthians e nas quartas de final o Inter de Porto Alegre, o carrasco do Palmeiras.  

Nas semifinais cumpriu o primeiro jogo em Sampa contra o Palmeiras, obtendo um empate  surpreendente por 1 x 1, que o credencia a entrar para a decisão desta noite em seu estádio, o Independência, com o privilégio de poder empatar e decidir nos pênaltis. 

No caso específico da repetição do resultado (1x1) o jogo vai para os pênaltis sendo que qualquer empate de dois gol pra cima, classifica o Palmeiras. Desculpem-me: misturei Libertadores com Copa do Brasil.

O vencedor, entre Verdão e América Mineiro, irá para as finais da Copa do Brasil e jogará contra o vencedor de São Paulo e Grêmio que se enfrentam esta noite no segundo jogo em São Paulo, em que o Grêmio joga por qualquer vitória ou empate e, no caso de perder por 1 x 0 o jogo vai para os pênaltis.

A campanha do América nesta Copa do Brasil per si explica a magnífica performance do time mineiro em todas as competições das quais vem participando. 

O Palmeiras, em razão de tudo isso, que se cuide!  

COMENTE COMENTE COMENTE