Observatório Alviverde

12/10/2020

VOCÊ SERÁ CAPAZ DE TORCER PELO CORITIBA PARA QUE O PALMEIRAS DISPENSE LUXEMBURGO?

 

Luxemburgo, como previ e como era a minha expectativa, sobreviveu à derrota no "Choque Rei", ainda que, na prática tenha sido o maior responsável pela derrota para os bambis.

Para tal influenciaram muitos fatores como a amizade entre ele e Gagliotte, a pandemia, o título paulista, a imperfeita invencibilidade de vinte jogos, o ano eleitoral e a pouca disponibilidade de caixa do clube, ultimamente. 

Para quem vê de fora, pesa contra Luxa, além da derrota de sábado, sua obstinada teimosia pela titularidade de Lucas Lima.

Ninguém sabe explicar a razão que o leva a escalar esse jogador, limitadíssimo do ponto de vista coletivo do time, daqueles que quando entram em campo já se diz que o time vai jogar com dez ou está jogando com dez.

Esse tem sido e está sendo o principal fator da "dèbacle" de Luxa, conquanto não seja o único. 

Há outros jogadores sendo frequentemente escalados, muito aquém das demandas de um Palmeiras grande e forte, sem render satisfatoriamente, como Bruno Henrique (felizmente negociado) e Ramirez.

Luxa, obcecado e enceguecido, ninguém sabe porquê, prestigia jogadores assim, em detrimento de jogadores novos com os quais, eu já sabia e ele provou mais uma vez, definitivamente, não sabe trabalhar.

Aliás, quando foi anunciada a perspectiva da contratação de Luxemburgo, houvesse, eu, tomado conhecimento antecipado de que o Palmeiras houvera adotado a filosofia de prestígio da base, jamais teria avalizado a contratação.

Para trabalhos assim, necessário se torna a presença de técnicos tipo o finado Cilinho que, além da personalidade e da liderança -fortes- sabem entender as demandas e os arroubos da garotada da base e exercendo, em diferentes situações, os papéis de pai, amigo, companheiro e conselheiro. 

Excessivamente personalista, vedete ao extremo e com aura de inacessível (só dentro de campo porque fora de campo é uma pessoa sumamente agradável), Luxemburgo tem dificuldades para trabalhar com garotos, com os quais ele não tem a necessária paciência.

Por ser dono de uma personalidade diferente, Luxemburgo tem facilidade mesmo para trabalhar com jogadores mais experientes e, mesmo sem ser astrônomo ou astrólogo, de lidar com os astros e com as estrelas do intrincado mundo da bola.

Do ponto de vista tático-técnico sua capacidade é inegável haja vista os grandes times que formou, alguns dos quais excepcionais, como o próprio Palmeiras de 93, tido e havido na história como "a terceira academia"!

Dito tudo isso a realidade grita em nossos ouvidos e pede para que atentamos para a realidade da situação, porquanto Luxemburgo, apesar dos protestos e de toda a indignação da torcida, continua sendo o técnico do Verdão.

Como a situação é inevitável, incontornável, presume-se até o jogo de depois de amanhã contra o Coritiba eu quero colocar uma situação,

Você vai torcer para que Luxa acerte o time e o reabilite para a sequência do Brasileiro?

Ou irá torcer para que ele perca e o Palmeiras, imediatamente, contrate outro treinador!

Vocês querem que este velho palestrino emita antecipadamente o seu ponto de vista?

Torço para o Palmeiras, independentemente do técnico que o dirija!

Se Luxa se reciclar, tomar jeito e se reabilitar torcerei por ele, também!

Mas tivesse eu algum poder e ele, hoje, já não estaria mais no clube.

Até quando ele irá titularizar os mortos?

COMENTE COMENTE COMENTE