Observatório Alviverde

26/09/2017

O CAMPEONATO DESPREZADO POR CUCA!

 


Já são quatro jogos sem perder e a melhor campanha do Brasileiro, computados e avaliados os dez últimos jogos. 

Neste exato momento o Palmeiras é o time que mais pontua no Brasileirão.

A campanha atual, desde que mantida até o fim, ainda autoriza o palmeirense, por incrível que pareça, a alimentar o sonho de outro bicampeonato brasileiro.

Infelizmente a miopia profissional de Cuca, respaldada pela prepotência e vaidade de uma diretoria despreparada, levou-nos a esse ponto...

Certa e devidamente "aconselhado" pela mídia, optou amadoristicamente por poupar jogadores profissionais em partidas decisivas do Brasileiro a fim de  privilegiar a Libertadores e, em parte, a Copa do Brasil... 

O descaso para com um dos campeonatos mais importantes do planeta foi um autêntico tiro no pé...

Além de colocar o titulo longe de nosso alcance, tornou decuplicadas as lutas, os esforços e as dificuldades do Palmeiras chegar lá, visando a conquistar o importantíssimo titulo nacional! 

Fique claro que não, não foi por falta de aviso!

Não fosse isso e o Palmeiras, de há muito, estaria brigando ponto a ponto com o Curica pelo título do Brasileiro.

Apesar de tudo, ainda está!

------------------------------------------------------
UM NOVO PANORAMA APÓS FLUMINENSE 0 X 1 PALMEIRAS

Apesar da demora, parece que Cuca, finalmente, está conseguindo, acertar o time. Já não era sem tempo. 

A vitória sobre o Flu, apertada embora, serviu para mostrar melhoras e uma indesmentível ascensão do time de Cuca, embora lenta e gradual.

Em decorrência disso, uma nova onda de esperança e otimismo domina novamente os palmeirenses.

Entretanto, colocando a bola no chão e as coisas nos devidos lugares é preciso deixar claro o seguinte:

Para chegar ao título, o Palmeiras não pode mais perder e essa invencibilidade compulsória é uma tarefa árdua e difícil de, na prática, ser implementada.  

O agravante é que, além de ganhar, sempre e na medida do possível, o Verdão terá evitar também os empates.

Objetivamente e sem querer enganar ninguém ou alimentar doentiamente as renovadas esperanças que dominam os corações palmeirenses, obrigo-me dizer que se o Verdão, do ponto de vista matemático, pode, perfeitamente, chegar ao título, do ponto de vista prático tudo pode se diluir ou evaporar na eventualidade de um tropeço contra o Santos, sábado, em São Paulo!

Há que se salientar também, da mesma forma, e isso é importantíssimo, que o Palmeiras, se depende apenas de si para conquistar o vice-campeonato, já não depende apenas de si para ser bi nacional.

Mesmo que vença todos os jogos, ainda assim depende, concomitantemente, de várias derrocadas do Curica...

Os marginais, apesar do mau momento que vivem, podem, perfeitamente e a tendência é essa, recuperar-se e conseguir administrar a extensa pontuação que impõem sobre o Verdão da ordem de 11 pontos!

Não, não me chamem de pessimista por dizer essa verdade. Chamem-me, sim, de realista, muito mais adequado.

Tenham convicção plena de que vou torcer -muitíssimo- por tropeços deles, tanto e quanto torcerei pela chegada do Palmeiras à liderança do Brasileiro, esperando, sinceramente que meu realismo machadiano, venha a ser contrariado. Afinal, torço pelo Palmeiras, não por minhas opiniões.

De qualquer forma, provo e comprovo que neste momento, estou certo em meu realismo, citando outro argumento indesmentível e irretocável, justamente este: 

"Antes de pensar no Curica, o Palmeiras necessita ultrapassar dois incômodos adversários que o impedem de chegar à vice-liderança, Santos e Grêmio.

Da mesma forma, tem de cuidar também para não ser ultrapassado por Cruzeiro e Botafogo, já nos calcanhares do Verdão e ambos com 40 pontos.

Sei, perfeitamente, que se derrotar o Santos, atualmente com 43 pontos, o Verdão ultrapassa o Peixe e chega aos 46 pontos, pois se trata de um confronto direto. 

Até aí, tudo bem! 

Ultrapassar o Grêmio, porém, é outro problema, haja vista que os gaúchos, também com 43 pontos, jogarão a primeira das cinco partidas em questão em casa contra o fraco time do Flu, com uma sequência similar à do Palmeiras. 

Se derrotarem os cariocas, eles, os gremistas é que serão os vice-líderes do Brasileiro por terem um saldo de gols maior que o do Palmeiras, 40 x 36. 

Deu pra perceber porque tantas vezes eu disse que abomino o afrouxamento e a acomodação do time nas vezes em que estabelece uma vantagem numérica,  para de atacar e não se interessa em fazer saldo de gols?

E abomino tanto e quanto aquela estupidez copiada dos mexicanos a que chamam de "Olé"? 

Caso Grêmio e Palmeiras consigam o mesmo número de pontos nos quatro jogos em questão, a decisão pelo segundo lugar, porém, ocorreria no quinto confronto em Porto Alegre dia 22/10, no chamado jogo de seis pontos.

Mas a grande vantagem mesmo nesse confronto será mesmo palmeirense porque o Grêmio jogará dia 25/10 pela Libertadores contra o Barcelona de Guayaquil, o que o fará, por medida de precaução, a entrar em campo com seu time reserva.
------------------------------------------------------------
A DIFÍCIL MISSÃO PALMEIRENSE

Cinco partidas respectivas de Curica, Santos, Grêmio, Botafogo, Cruzeiro e Palmeiras, vão ditar os rumos finais deste Brasileirão.

Para que todos tenham um parâmetro acerca de tanta coisa que tem de acontecer para que o Palmeiras possa caminhar em direção ao título, forneço os próximos jogos de todos aqueles que numericamente ainda reúnem condições de chegar, dependendo dos resultados:

Jogos do Curica:
1-Cruzeiro (fora)... 2-Coritiba (casa)... 3-Bahia (fora)... 4-Grêmio (casa)...5- Botafogo (fora).

Jogos do Santos:
1-Palmeiras (fora)... 2-Ponte (fora)... 3-Vitória (casa)... 4-Sport (fora)... 5-Atlético Go (casa).

Jogos do Grêmio
1-Flu (casa)... 2-Cruzeiro (casa)... 3- Coritiba (fora)... 4-Curica(fora) ... 5-Palmeiras (casa)

Jogos do Botafogo:
1-Vitória (casa)... 2- Chape (casa)... 3-Vasco (fora)... 4- Avaí (fora)... 5- Curica (casa).

Jogos do Cruzeiro:
1-Curica (casa)... 2-Grêmio (fora)... 3-Ponte (casa)... 4-Coritiba (fora)... 5-Galo (casa)

JOGOS DO PALMEIRAS:
1-Santos (casa) 2- Bahia (casa) 3- Atlético GO (fora) 4- Ponte (casa) 5- Grêmio (fora) 
-----------------------------------------------------------
TOQUE FINAL: 

Apesar de tudo e das dificuldades, vamos, todos nós palmeirenses, na medida do possível, torcer e  acreditar, na expectativa de que o time continue rendendo e dando tudo de si!

A missão do Verdão, conquanto complicada, problemática e difícil, não é impossível e, porque não dizer neste momento, perfeitamente palpável e realizável.

Consideremos a queda acentuada do Curica não só pelos desgastes físicos, pela ausência de peças de reposição, pelos salários atrasados (verdadeira bomba de retardo), mas principalmente pelo fato de os técnicos já terem descoberto como anulá-los taticamente.

Modéstia à parte foi este velho escriba o primeiro em toda a Web a afirmar categoricamente que "o segredo para derrotar o imbatível Curica era deixar que eles tomassem as iniciativas do jogo e só atacá-los de uma forma segura e com a defesa composta".  

Ou estaria eu mentindo e contando bravatas? 

COMENTE COMENTE COMENTE