Observatório Alviverde

02/09/2010

ACUAMOS O LÍDER EM SEU PRÓPRIO CAMPO. MANDAMOS NO JOGO E EXPLODIMOS A RETRANCA DE MURICY, A ÚNICA QUE CONTA COM A CHANCELA E APROVAÇÃO DA MÍDIA AMESTRADA!

1)Ontem eu fui dormir bem tranquilo, convicto de que o Palmeiras, finalmente tem um time de futebol, Pode não ser, ainda, o time de nossos sonhos, mas, com Felipão, a gente, cedo ou tarde,  chega lá.

2)Se ninguém ainda não disse eu vou dizer que, assim como os cães assimilam e asssumem a personalidade de seus donos, os jogadores de futebol também assimilam e assumem a personalidade de seus  chefes. No Palmeiras de Felipão, está sendo assim.

3)Ainda que a derrota surgisse como um mal maior do que o estóico empate de ontem, o meu comentário, hoje, seria o mesmo, sem tirar e nem por.

4)A conquista da igualdade, em cima da hora, apenas e tão somente serviu para evidenciar que eu estava certo em meus conceitos, segundo os quais o time do Palmeiras evoluiu sob todos os aspectos.

5)Se, do ponto de vista técnico, ainda andamos a passos de tartaruga, fisicamente evoluímos muito e, espiritualmente estamos bem próximos da estratosfera. O Palmeiras transpira amor-próprio e
auto-estima e isso é fundamental.

6)Psicologicamente a equipe não transita mais entre a dicotomia de que quando ganha é a maior do mundo e quando perde, não serve para nada, nem para adubo.

7)A chegada de Felipão está direcionando a equipe ao equilíbrio, também sob aspecto emocional. Esse, aliás, foi sempre, o calcanhar de aquiles palmeirense, decorrente das chuvas e trovoadas do desequilíbrio dos diretores, do bastidor clubístico mais agitado e controvertido entre todos do Brasil e, principalmente, de uma torcida exigente, vaidosa, apaixonada, dispersa e, às vezes, profundamente irracional.

8)A vantagem de Felipão sobre a maioria dos treinadores é a de que ele exerce múltiplas funções  dentro do elenco. Sua presença faz o clube romper com a acefalia existente no departamento futebol, tão mal administrado por Cipullo.

9)Felipão,  sem querer, mas, na certa, querendo amplificar a sua influência no clube toma conta, de fato, do futebol. Sua ameaça, esta semana, de afastar Ewerthon e Lincoln do elenco, exercendo uma cobrança muito forte sobre os dois jogadores, promoveram um impacto positivo sobre o ânimo do elenco. Ewerthon entrou com grande disposição para o jogo, atuou bem e até fez o gol de empate.

10)Feito o preâmbulo, absolutamente necessário para que se entenda o bom momento atual do Palmeiras, entremos, então, na análise do jogo:  
 
11) FLUMINENSE 1 X 1 PALMEIRAS,
Foi um empate com gosto de vitória, como gostam de dizer, sem ofensa, os papagaios e os escribas da mídia. Com a licença poético-midiática a que me permito, eu diria que se o Palmeiras perdesse, teria sido uma derrota com sabor de empate.

12)Qundo vi e ouvi o Muricy afirmando que o Fluminense jogou melhor e que o resultado foi injusto, não acreditei e pensei: "Esses caras falam qualquer besteira para justificar os resultados que incomodam". Muricy confirmou a minha constatação logo em seguida ao criticar, nas entrelinhas, a arbitragem e proferir este irreal factóide: "-Perdemos um jogador e na saída dele que saiu o gol deles". HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

13) Ressalvadas algumas jogadas de contrataque, efetivamente perigosas, quem mandou no jogo foi o time de volantes do Palmeiras, que ocupou novamente os espaços e não permitiu ao Fluminense que jogasse o seu futebol de líder.

14) Ademais, o jeito Muricy de jogar, ferocíssima retranca que a mídia leniente e amiga costuma chamar de futebol de competição, fez com que os cariocas recuassem e compusessem duas linhas de quatro, abdicando de atacar com constância, visando a manter vantagem estabelecida no primeiro tempo. Mas não ficou por aí!

15) O domínio palmeirense e o seu volume de jogo foi tal que o Fluminense chegou a formar, em alguns momentos do jogo, duas linhas de cinco defensores. Ao final, antes da expulsão de Eusébio, em  retranca total, Muricy estabeleceu duas linhas, de seis e quatro, jogadores, pois até Washington e Émerson recuaram para ajudar a garantir o resultado.

16) Interessante que eu asistia ao jogo pela Band e Luciano e Neto, em vez de falarem que o Flu jogava covardemente e erradamente pois atraia o Palmeiras ao seu campo defensivo, elogiavam  o Muricy salientando que o "sistema de marcação em triângulos" de Muricy era perfeito, pois cada vez que um jogador do Palmeiras pegava na bola, havia três tricolores a marcá-lo.

17)Eu não disse que há uma cumplicidade da mídia com alguns treinadores? Muricy é um deles! Ele pode tudo, até jogar errado e entregar um jogo ao adversário como aconteceu ontem, que será sempre elogiado.

15)Malgrado o discurso politicamente correto, Muricy estava determinado, obcecado, ontem,  por vencer o Palmeiras. Seu comportamento e atitudes no banco, como se fosse um torcedor, e suas seguidas reclamações contra uma arbitragem que muito o favorecia, eram sinais reveladores do sentimento do ex-comandante palmeirense que enfrentava o antigo clube. 

16)Luiz Felipe, sim, soube manter a tranquilidade e a serenidade em todo o transcurso do jogo. Esbulhado por uma arbitragem caseira, que economizava nos cartões diante da insistência do Fluminense na chamada "tática de matar o jogo", preferiu passar o comando do time a Murtosa e a refugiar-se, por instantes,  no banco para conter o vulcão de seu temperamento, prestes a explodir, com consequëncias funestas, ele sabia,  para a própria equipe.

17)Luciano e Neto achavam correto e bonito o Fluminense "matar o lance no nascedouro" com o recurso das faltas desnecessárias que jamais foram punidas com o rigor que exigiam pelo soprador de apitos, o caseiro Márcio Chagas da Silva, do Rio Grande do Sul. Não se manifestaram  uma única vez em reprimenda ao árbitro.

18)Quem fez quase todas as faltas no jogo foi o Fluminense, mas só Beletti e Émerson receberam cartões amarelos. O Gum bateu o jogo inteiro e nunca foi punido. Leandro Eusébio, após um rosário infinito de faltas, foi expulso ao final do jogo em um lance de agressão em que não havia como o árbitro
evitar em virtude de sua explicidade e violência.

19) Em suma, foi uma ótima atuação do Palmeiras em termos táticos com o time já assimilando o modo Felipão de jogar. Fisicamente o time está inteiraço, à altura de nossas necessidades e vem jogando com muita raça, empenho e coração.

20) Nossa defesa continua bem. Nosso meio campo está arrumado e no ataque precisamos melhorar e tirar Kléber do isolamento tático a que está sujeito pela falta de aproximação de Vldívia, ainda longe de suas reais condições e do que pode render em campo na proporção exata de sua genilaidade.