Observatório Alviverde

28/03/2016

UM SHOW DE HORRORES!



Resultado de imagem para show de horrores

Falei com inúmeros palmeirenses durante e após o vexame de ontem contra o Água Branca, até com meu irmão. 

A consternação e a decepção estiveram presentes em todos os diálogos e não podia ser diferente.

Ouvi de amigos palmeirenses os mais diversos desabafos, mas nenhuma frase tocou-me tanto quanto a proferida por meu irmão, que disse assim;

"Acabamos de tomar a tradicional goleada de time pequeno que tomamos todo ano.  A partir de agora a coisa tende só a melhorar". 

Acredito -sim- que melhore, desde que medidas fortes sejam tomadas em relação a um elenco mal formado, vicioso e viciado, repleto de "donos de ambiente" pela absoluta omissão de Marcelo Oliveira na parte disciplinar, que, esperamos, não se torne também um paradigma da era Cuca.

O que Cuca precisa fazer é definir logo o time principal e os jogadores com os quais vai contar. 

Da mesma forma, usar o menos possível a velharia - basta de Dracenas, ZR e outros- a fim de que possa ter em mãos um time que -no mínimo- corra bastante e esteja, sempre, à procura da vitória. 

Que Nobre tenha aprendido e extirpe, sumariamente, a ideia errônea do diretor de futebol de elencos numerosíssimos e salários estratosféricos, mas de qualidade duvidosa, como tem se revelado o nosso, um dos mais caros do país, e que deixa tanto a desejar, tecnicamente.

Que Cuca possa fazer no Palmeiras o mesmo que fez no Flu em 2009, quando livrou o time carioca do descenso a partir do enxugamento do elenco, renovando-o e, dessa forma, mantendo-o na elite do futebol brasileiro. 

Embora sabedor da índole vencedora de Cuca tanto e quanto de sua vontade férrea de vencer, creio que com a inesperada derrota de ontem, verdadeiro show de horrores, será extremamente difícil -não nos iludamos- a classificação do Palmeiras para a fase final do Paulistão. 

Explico: Último colocado com 15 pontos,  o Palmeiras tem, neste momento, à sua frente na tábua de classificação, todos os times do grupo. 

Por isto -é lamentável mas é verdade- o Verdão, agora, já não depende apenas de sí para se classificar. 

Terá de contar, ao mesmo tempo, com tropeços, não de um ou dois, mas de todos os quatro adversários do grupo, unanimemente mais bem classificados, finda a rodada de ontem do Paulistão-16.  

O fato desses adversários não jogarem entre si complica e dificulta, ainda mais a tarefa que, a depender dos resultados deste meio de semana, pode se transformar em missão impossível, caso o Palmeiras perca e o Ituano e o Novorizontino vençam seus jogos

Para ter alguma chance, o Palmeiras precisa derrotar os três últimos adversários que a tabela lhe impõe:  Rio Claro, Mogi Mirim e Curica, mas  a tarefa não se resume a isso. 

Ao mesmo tempo terá de torcer, esperar e torcer por derrotas ou em alguns casos empates de todos os seus adversários do Grupo B! Em suma, só com a ajuda do acaso, o Palmeiras vai chegar!

A única vantagem (seria melhor chamar logo de consolo) é que a diferença entre os times do Grupo B isto é, o curso das coisas, de repente, pode se reverter já na próxima rodada, desde que o Palmeiras vença e seus adversários percam ou mais remotamente, empatem. 

Mas é, convenhamos, bem pequena a chance na qual o palmeirense tem de se agarrar neste momento. Se não estão acreditando no que leem, vejam:

O RESUMO DO GRUPO B É ESTE:
Em 1º Ituano, 18 pontos, 5 vitórias, 17 gols marcados e saldo -1. 
Em 2º Novo Horizontino, 18 pontos, 4 vitórias, 22 gols, saldo, 6.
Em 3º Ponte Preta, 16 pontos, 4 vitórias, 13 gols marcados, saldo 1.
Em 4º São Bernardo, 16 pontos, 4 vitórias, 17 gols marcados, saldo -1.
Em 5º Palmeiras, 15 pontos, 4 vitórias, 19 gols marcados, saldo 3 gols.

Então, se o Palmeiras fizer resultados iguais a qualquer adversário nos três jogos que lhe faltam, ficará onde está e estará, sumariamente, eliminado. 

Esperamos, porém que derrote o Rio Claro em casa (obrigação) e que os seus concorrentes à vaga no Grupo B sejam derrotados nos jogos que vão cumprir.

Próximos jogos dos adversários:

Ituano: fora de casa contra o Água Santa. 
Novorizontino: fora de casa contra o Red Bull em Campinas.
Ponte Preta: em Itaquera contra o Curica. 
São Bernardo: em casa, onde enfrenta o Mogi.

O Palmeiras só volta a concorrer à vaga se, repito, derrotar o Rio Claro e, na mesma medida, os times de seu grupo de classificação, todos, no mínimo, empatarem ou perderem os seus jogos.

Você acredita que o Palmeiras vai chegar? 

O que Cuca deveria fazer para melhorar a qualidade do time?

COMENTE COMENTE COMENTE
 PS - O risco de rebaixamento em caso de duas derrotas é sério, iminente e tem de ser levado a sério, mas prefiro, de um ponto de vista otimista, falar, primeiro, em classificação! É obrigação!